A bilionária mobilidade pernambucana só deve ficar pronta a 30 dias da Copa

Obra da Via Mangue em março em 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, a Secopa, divulgou imagens aéreas atualizadas das obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife com foco na Copa do Mundo.

A menos de 100 dias do evento no país, algumas obras, como a Via Mangue, precisam acelerar. Outras, como a Radial da Copa, seguem arrastadas há tempos…

Inicialmente, a previsão do governo do estado era de um investimento de R$ 2,2 bilhões em mobilidade e infraestrutura. Com alguns projetos abortados ou não iniciados (como a triplicação da BR-232 e o corredor da BR-101), o valor caiu para R$ 1.463,9 bilhão- por mais que algumas obras vigentes tenham ficado mais caras -, num orçamento distribuído em 19 pontos, desde novas vias na capital à aquisição de mais trens para o sistema metroviário.

De acordo com a Secopa, 13 tópicos já foram concluídos. Confira a lista aqui.

Os seis projetos restantes, entretanto, formam um peso muito muito maior no plano local. Essas obras representam um investimento agregado de R$ 817,1 milhões, ou 55,81% do montante.

Todos os prazos de entrega já foram estourados desde julho de 2013. Agora, o estado prevê o início da operação em maio de 2014. Ou seja, só ficará pronto a um mês da Copa – isso se a previsão, enfim, for cumprida. Pressão? Bastante.

Sobre o valor estipulado, é bom lembrar que esses dados são tabelados, sem a soma de aditivos para uma possível aceleração. Para se ter ideia do que isso representa, a Arena Pernambuco como exemplo maior. O “custo” foi R$ 532 milhões, mas ordem de grandeza, motivada pela antecipação de oito meses para a Copa das Confederações, chegou a R$ 650 milhões…

Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: maio/2013
Operação estimada: maio/2014 (12 meses de atraso)
Investimento: R$ 145,3 milhões

Do centro do Recife à São Lourenço da Mata, passando também por Camaragibe, uma via de 12,5 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).

Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: outubro/2012
Operação estimada: maio/2014 (19 meses de atraso)
Investimento: R$ 151 milhões

Do Recife a Igarassu, passando por outros seis municípios, uma via de 33 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).

Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 23,7 milhões

Um corredor de 460 metros viabilizando uma ligação direta do aeroporto à estação de metro da linha sul.

Obra da Passarela do Aeroporto dos Guararapes em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: abril/2013 (trechos interno e externo)
Operação estimada: maio/2014 (13 meses de atraso)
Investimento: R$ 46 milhões (R$ 131 milhões ao todo)
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.

Via de acesso entre o Corredor Leste-Oeste e o estádio em São Lourenço, com 6,3 quilômetros ao todo. São vias duplicadas e pistas exclusivas para ônibus.

Obra do Ramal da Copa, no trecho externo, em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: fevereiro/2013
Operação estimada: maio/2014 (15 meses de atraso)
Investimento: R$ 18,1 milhões

Terminal de ônibus anexo à estação de metrô mais próxima da arena. Projeto visado para reforçar a frota de ônibus à arena e à comunidade.

Obra do Terminal Integrado Cosme e Damião em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 433 milhões

A única obra viária bancada pela prefeitura da capital pernambucana, num projeto idealizado há décadas, visa o desafogo da Zona Sul, numa pista de 4,7 quilômetros erguida em uma área de manguezal.

Obra da Via Mangue em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

13 Replies to “A bilionária mobilidade pernambucana só deve ficar pronta a 30 dias da Copa”

  1. Tem pessoas elogiando o projeto audacioso a `Cidade da Copa`. comentario postado em março de 2014, sendo assim, queria que os comentaristas me falassem sobre os andamentos das obras, pois ja estamos na metade de 2015. Eu não sei nada sobre as obras supramencionadas, so acho que isso e piada de pernambucanos, pois essa obra nunca sera iniciada, ou pelo menos nos proximos 20 anos.

  2. Parabenizo o Governador Eduardo Campo pela sua capacidade de gestão e visão administrativa. O futuro do nosso Estado depende das grandes obras em andamento e, portanto, utilizo-me dos dados postados na matéria para parabenizá-lo pela ousadia e empreendimento. Portanto, como afirmou e eu endosso um dos comentadores da matéria: “Nada como um bom Gestor, Governador Eduardo Campos, para levar Pernambuco para o Futuro!! Primeiro na escolha do local da Arena Pernambuco, as margens da PE 408, Próximo a PE 232, a 5 km da BR 101, 10 km Aeroporto, 20 km do “Centro” Recife, depois as obras de Mobilidade urbana e para Completar, a Construção do Novo e maior Centro de Convenções, Perto da Arena! Metrô a menos de 5 km da Arena,e para Coroar um Projeto audacioso, a Construção da Cidade da Copa, feita pela iniciativa Privada com as obras de infraestrutura do Estado. Valeu Pernambuco!!! O Futuro te espera!”. Assim, parabenizo o nosso governador por sua visão de futuro e, acima de tudo, pela capacidade de transformar o nosso Estado em tão pouco tempo. Há muito o que fazer é verdade; há muito o que melhorar e corrigir, porém há muito o que parabenizar. quem conhece pernambuco como conheço e as administrações passadas, sabe do que estou falando. Quando cheguei na capital a primeira vez, me lembro, ainda, pois entrei por uma única, esburacada e apertada via. Hoje, chegar na cidade por qualquer de suas entradas é um espetáculo. E suape…?? espanta o mundo! E o novo povo de desenvolvimento sentido norte do Estado… bem, poderia continuar mencionando obras e mais obras… mas, agora devo acrescentar: AVANTE PERNAMBUCO!!

  3. Cocadinha de Sal, faz parte da sina de um povo babaca como o nosso pagar fortunas e não ter nada decente. Faz parte da cultura brasileira votar e se prostrar exatamente a quem espolia o país. Exatamente por isso elementos como Lula e Dudu Campos têm o sucesso que têm!! Tome dívida de Copa e Olimpíadas para os bobos alegres pagarem!!!

  4. Passei a morar em Recife em 1953 e naquela época tudo era diferente. Me recordo quando começaram a planejar a duplicação da Avenida Conde da Boa Vista. Foi um escândalo. A grande maioria da população foi contra pois diziam que era uma obra desnecessária e faraônica. Imaginem que prefeito visionário. Digo isso porque os que acham que o estádio foi construído longe só pensam no presente. Amigos, daqui há trinta anos (e isso passa num piscar de olhos, acreditem) a Arena vai estar mais para centro da cidade do que para suburbio. Recife não tem mais para onde crescer, pois está espremido e tudo irá naquela direção. E o metrô, obrigatoriamente, terá que ser uma realidade para todos.

  5. Acredito que todas as obras tem sua importância, arena e obras de mobilidade urbana, só que a obra da arena funcionou 24 horas por dias e as outras, porque não? atrasadas e mau feitas.

  6. Caro EASN, “O pagamento futuro das dívidas é dos pernambucanos!!!” Já em relação as Dividas Internas do País, nestes 12 Anos de PT , não precisa aguardar o Futuro, já pagamos por Ano mais de R$ 200 Bilhões, SÓ DE JUROS!!! De uma divida de mais de R$ 2 Trilhões de reais! Sem eu ter direito a nada…sem investimento na infraestrutura, saúde, Educação, segurança, etc! E com um agravante…Empresas Estatais como a Petrobras teve uma queda no seu valor de mercado(Gov.PT) de quase 50%! E a Eletrobrás, levou um Tombo de mais de 60%!! Pelo menos em Pernambuco, ficaremos com um legado que nos levará para o Futuro!

  7. O bom da visão aérea é que vendo tudo com cobertura, parece que tá quase pronto… Estou todos os dias na Av. Guararapes e essas paradas de ônibus do BRT passam longe de estarem prontas. Da janela de casa também vejo a passarela do aeroporto e nada. Nada da Via Mangue sair também. Minha sincera opinião é que vão apressar ao máximo e quando estiver próximo à copa, vão dizer que não dá tempo, desacelerar e dizer que como não será mais útil para a copa, vão fazer mais devagar pra economizar.

  8. Essa é a realidade política do Brasil. Quando executivos junto aos seus comandados, limpam os cofres do estado ou município com contratos espúrios. Quando parlamentares, apresentam emendas e se aprovadas, servem de barganha para chantagear o chefe do executivo.
    Em ano eleitoral, são esses que surgem como idôneos para substituir o malversador atual. Em um país em que a maior parte da população tem memória curta, entendo que o voto “nulo” seria uma solução para outra eleição sem os atores atuais e fazê-los pensar nesse inusitado!

  9. Todas essas obras são um tiro no pé! O caos no trânsito de Recife mostra que um modelo de mobilidade baseado em carros nunca foi sustentável…

  10. Nada como um bom Gestor, Governador Eduardo Campos, para levar Pernambuco para o Futuro!! Primeiro na escolha do local da Arena Pernambuco, as margens da PE 408, Próximo a PE 232, a 5 km da BR 101, 10 km Aeroporto, 20 km do “Centro” Recife, depois as obras de Mobilidade urbana e para Completar, a Construção do Novo e maior Centro de Convenções, Perto da Arena! Metrô a menos de 5 km da Arena,e para Coroar um Projeto audacioso, a Construção da Cidade da Copa, feita pela iniciativa Privada com as obras de infraestrutura do Estado. Valeu Pernambuco!!! O Futuro te espera!

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