Ceará vai pelo tri nordestino? O Sport vai pelo penta? A verdade atual sobre os títulos regionais

Troféus da Copa do Nordeste de 1994 e 2000, conquistados pelo Sport. Fotos: Marcela Lima/divulgação

O Ceará vai tentar o tricampeonato do Nordeste.

O Sport vai em busca do pentacampeonato nordestino.

A final envolvendo o alvinegro de Fortaleza e o rubro-negro do Recife levantou mais uma vez a dúvida acerca da quantidade de campeonatos regionais oficiais.

O futebol da região conta com torneios interestaduais desde 1946.

Foram vários torneios e formatos, com nomes como Torneio dos Campeões do Nordeste, Torneio José Américo de Almeida Filho, Taça Almir de Albuquerque, Fase Norte-Nordeste da Taça Brasil… Além da Copa do Nordeste, claro.

O blog já levantou todas as competições de caráter regional, contabilizando 31 até hoje. Confira a lista completa clicando aqui.

Então, vamos ao fato concreto, na visão do blog.

A Copa do Nordeste, criada em 1994, está em sua 11ª edição, apesar dos vinte anos de história, devido ao caráter intermitente.

Portanto, neste contexto, o Vovô tentará conquistar um título inédito, enquanto o Leão já ergueu a taça em duas oportunidades (1994 e 2000, no alto).

Entretanto, considerando a chancela da CBF ou de sua precursora CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, também foi realizado o Torneio Norte-Nordeste, interregional oficial de 1968 a 1970.

Sport e Ceará ganharam em 1968 e 1969, respectivamente (veja a taça leonina).

Conquistas citadas até nos sites oficiais: cearasc.com e sportrecife.com.br.

Para completar, alguns torcedores e clubes também levam em conta as fases interregionais da extinta Taça Brasil. No caso, mais uma “conquista” para cada equipe, sendo 1962 para os rubro-negros e 1964 para os alvinegros.

O saldo final dessa confusão? O blog segue considerando especificamente como “campeão nordestino” apenas os vencedores da Copa do Nordeste, a partir de 1994, sem qualquer unificação com os demais torneios.

Nota-se que o passado recente, com a unificação dos títulos brasileiros em 2010, após um dossiê, dá espaço para a reavaliação do quadro de campeões…

18 Replies to “Ceará vai pelo tri nordestino? O Sport vai pelo penta? A verdade atual sobre os títulos regionais”

  1. Campeonato / Copa do Nordeste
    Ano Campeão Vice
    2014 Sport Ceará
    2013 Campinense ASA
    2011/2012 não houve disputa –
    2010 Vitoria ABC
    2004/2009 não houve disputa –
    2003 Vitória Fluminense de Feira (BA)
    2002 Bahia Vitória
    2001 Bahia Sport
    2000 Sport Vitória
    1999 Vitória Bahia
    1998 América (RN) Vitória
    1997 Vitória Bahia
    1994 (*2) Sport CRB
    1977 a 1993 não houve disputa — —
    1976 (*1) Vitória América-RN
    1970 Sport Fortaleza **
    1969 Ceará Galícia (BA) *
    1968 Sport CSA *

  2. Quando é que vocês pernambucanos vão deixar de se achar melhores em tudo e tomar consciência de que o futebol baiano é o mais forte do Nordeste.
    A CBF considera o Vitória PENTA-CAMPEÃO do Nordeste!
    Não é nenhum blog que tem o poder de “achar” um critério que favoreça o Sport.
    Pelo Amor de Deus!
    Se quiserem brigar com o Jahia para serem a segunda força, eu dou apoio.
    O resto é puro devaneio!….

  3. Ceará tem 2 Norte-Nordeste serve pra mostrar a muitos torcedores do Sport que o Ceara tem 2 titulos oficiais sem ser de estadual ate pq taça brasil e uma competiçao oficial mesmo o de 64 sendo zonal e valida entao fica sendo o Seguinte o Ceara e Bi Campeao do Norte-Nordeste entao cabe a uns torcedores de sport vitoria e bahia ai ter mais humildade ao dos clubes cearenses ou do nautico que tbm tem seus titulos regionais agora o vitoria nao tem mutivo mais pra dizer que sao maiores que o ceara. alem dos vicetorias sendo fregueses o Ceará tem esses 2 Titulos que eles nao tem nenhum

  4. A Rádio Jornal resolveu abordar, em parte, a confissão do crime do Cláudio Mercante.
    Colocou no ar um ex-diretor da FPF que acusou a FPF hoje de dar guarida a dois diretores que foram expulsos por Carlos Alberto Oliveira por roubo. Isto é muito grave é verdade, e deve ser apurado nas esferas policiais.
    O que não pode é desviar o foco da confissão de crime feita pelo árbitro Cláudio Mercante.
    Trata-se de crime premeditado, que manipulou o resultado do PE 2011, e isto tem que ser investigado severamente nas esferas judiciais, esportivas e policiais.
    A justiça tem que ouvir o Sr. Cláudio Mercante em juízo, e solicitar quebra dos sigilos fiscais, bancários e telefônicos de todos que possam estar envolvidos.
    Se o Sr Cláudio Mercante cometeu o crime a mando da FPF, ou por interesse de terceiros, isso não interessa, o que interessa é que ele entrou premeditado a manipular o resulado de um jogo.
    Não se tratou de “erros de interpretações” casuais de um jogo de futebol, o que houve foi intencional para favorecer alguém.
    Haviam muitos interesses envolvidos neste PE de 2011.
    Isto é muito sério e tem que ser investigado com rigor e punir quem participou desta manipulação para o bem do futebol de PE.

  5. Ontem o Superesportes (Diário de PE) publicou uma entrevista com Cláudio Mercante, árbitro da final do PE de 2011.
    O que já era sabido por toda imprensa, e o público em geral, se confirmou através de uma confissão do árbitro, que disse que errou e prejudicou o Sport premeditadamente.
    Até agora alguns meios de comunicação fazem vista grossa a esta confissão de um crime.
    Vamos aguardar que cumpram com o compromisso com a verdade.
    Premissa básica para justificar o ofício e concessões que possuem.
    O povo exige a verdade dos fatos.

  6. O que é que não está claro ?
    A Copa do NE foi criada no ano de 1994, e como bem foi dito chega a sua 11a. edição.
    O Sport é Bi-campeão e vai tentar o terceiro título.
    Os demais torneios, como o nome já diz, não tem nada a ver com Copa do NE.

  7. ou seja, o sport é o único time de pernambuco campeão regional e nacional!!!!!! e tem mais, a minhoca morta e a catita rosa são menores que o campinense e o america!!!!!!! é chato, mas é verdade.

  8. ou seja, o sport é o único time de pernambuco campeão regional e nacional!!!!!! e tem mais, a minhoca morta e a catita rosa são menores que o campinense e o america!!!!!!!! é chato, mas é verdade.

  9. ou seja, o sport é o único time de pernambuco campeão regional e nacional!!!!!! e tem mais, a minhoca morta e a catita rosa são menores que o campinense e o america!!!!!!!!! é chato, mas é verdade.

  10. Plagiando um otário que sempre posta aqui, EU TENTO SER HUMILDE MAIS O MEU CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE NÃO DEIXA!!!!!!
    HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!HE!!!!!!!!
    NÁUTICO ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!!!! (aqui na terra)

  11. Tem a copa integração tbm que so não é importante
    eu conheci esse torneio pq o Salgueiro disputou e foi campeão em 2005

  12. Ou seja…O Náutico foi campeão do nordeste enfrentando um time? HAHAHHAHAHHA se contentem com o hexa local. Que penta oq, um dos títulos foi amistoso. Esse dos campeões dos zonais até q vale de alguma coisa e só.

  13. É uma boa discussão…
    Ainda mais depois da C”B”F ter unificado os títulos brasileiros…

  14. Sylvio,

    Nos anos nos quais estreou na semifinal, o Náutico enfrentou um nordestino. Ou seja, houve confronto regional (na Taça Brasil).

  15. MESMO A CBF NÃO RECONHECENDO O NÁUTICO É PENTA CAMPEÃO DO NORDESTE, QUEIRA OU QUER NÃO.

  16. Acredito que vale a partir de 1968. Com um ressalva para as edições de 2003 e 2010, na primeira citada, Pernambuco teve representantes, nem o Bahia jogou. Já a de 2010 não teve a participação do maior time da região, e vários outros atuaram com jogadores reservas.

    O zonal da Taça Brasil deve ter importância sim, mas não ao ponto de considerar-se vencedor de uma copa. Valeu a classificação pra Taça Brasil e pronto.

    Cassio, o Náutico tem mesmo esses títulos de qualificação pra Taça Brasil? Pq em algumas edições, Pernambuco teve vaga direta nas semifinais, nesse caso, o Timba não teria feito nenhuma partida, apenas conseguido a vaga via estadual.

  17. Curiosidade:

    Considerando os títulos regionais (Nordeste) e interregionais (Norte-Nordeste) oficiais: Vitória (4), Sport (3), Bahia (2), Ceará (1), Fortaleza (1), América-RN (1) e Campinense (1).

    Somando todos os campeões do Nordestão e do Norte-Nordeste, oficiais ou não (até o momento): Bahia (6), Náutico (5), Vitória (5), Fortaleza (4), Sport (4), Ceará (2), América-RN (2), Santa Cruz (1), CRB (1) e Campinense (1).

    Boa discussão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*