Marcada a decisão do STJ sobre o título de 1987, através de videoconferência

Videoconferência do julgamento no STJ sobre o título brasileiro de 1987. Crédito: Arte de Cassio Zirpoli/DP/D.A Press sobre imagens do STJ/Youtube

Em uma aparente orientação definitiva, o Superior Tribunal de Justiça decidirá através dos cincos ministros da terceira turma se 1987 terá um campeão exclusivo, o Sport, ou dois campeões brasileiros oficiais, mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União).

O julgamento na alta esfera foi iniciado em 3 de dezembro de 2013. Na ocasião, houve apenas o voto da relatora, Nancy Andrighi, decidindo pela extinção do processo movido pelo Sport contra CBF – a entidade declarou, em 2011, os dois rubro-negros como campeões, com o mesmo peso.

O ministro seguinte, Sidnei Beneti, fez um pedido de vistas no processo. Além de Nancy e Beneti, a mesa é composta por João Otávio de Noronha, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva. Saiba mais aqui.

Após sair da pauta do tribunal em duas oportunidades, a retomada do julgamento está marcada: 3 de abril de 2014, novamente no Distrito Federal.

No primeiro ato, o julgamento foi realizado através de uma videoconferência, com a presença dos ministros em Brasília, e dos advogados no Recife e no Rio de Janeiro, todos com acesso às imagens dos demais.

O fato deve se repetir em uma semana, no histórico imbróglio. Seja qual for a decisão jurídica, caberá recurso. Porém, o destino já poderá estar traçado…

67 Replies to “Marcada a decisão do STJ sobre o título de 1987, através de videoconferência”

  1. NO ÚNICO TITULO NACIONAL DE PESO QUE PODERIA TER SIDO CONQUISTADO,HÁ TODA ESSA BRIGA..!! NUNCA OUTRAS TORCIDAS RESPEITARÃO E SÓ SERVIRA DE PIADAS É MELHOR DEIXAR PRA LÁ, POIS VAI SER SEMPRE UMA (GRÉIA) DOS MEUS FAMILIARES SULISTAS.!!!

  2. ATÉ O QUE SE ESTA SENDO PROPOSTO É UM ABSURDO; “…………………mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União)”. PORÉM, DESSA “JUSTIÇA” BRASILEIRA SE PODE ESPERAR TUDO!!!!!! O SPORT FEZ A FINAL DE 87 COM O VICE CAMPEÃO DE 86 (GUARANI) E FOI PARA LIBERTADORES DE 88!!!!!!!! A TAÇA VAI SER DIVIDIDA OU VAI SE FAZER UMA NOVA LIBERTADORES????????…………….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………….. POR ISSO QUE SE DIZ QUE O BRASIL É O PAIS DA PIADA PRONTA!!!!!!!!! ……….. QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM OS JUÍZES O NOSSO SPORT É DE FATO CAMPEÃO!!!!!!! ………………………”Nos gramados venceu contra quem jogou,
    e nos tribunais deu em quem fugiu, saudemos com orgulho e destemor Sport, campeão do Brasil!”!!!!!! PELO SPORT TUDO, ATÉ DEPOIS DA MORTE E, COMO DIZ NO NOSSO HINO; ……….. Pra mim, o meu Sport
    É religião!

  3. se o time do flamengo era tão superior feito o babacas da barbie e da minhoca do canal dizem porquê não jogaram contra o SPORT,eita povinho racalcado.PELO SPORT TUDO!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Essa questão voltou a tona “graças” a famigerada Globinho que impôs, à CBF, a unificação de títulos meia-boca conquistados por clubes brasileiros antes da oficialização do CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL em 1971. Daí, veio a ideia dos urubus da Gávea de tomar a taça merecidamente ganha, de maneira definitiva, pelo São Paulo (Que deve ter interesse em que a justiça seja realmente feita em favor do Sport).
    Conclusão: Não confiem na decisão do “poder” mais podre do Brasil, o Judiciário.

  5. O Sport sempre foi o campeão de 1987,só a Globo que reforça essa farsa de Fla-morro hexa.Sou Cruzeiro e apoio o Leão!

  6. na verdade o guarani foi retirado o direito de participar do campeonato da 1ª divisao de 87 porque não tinha torcida de massa na época, ou seja, a sua participação não iria trazer um retorno financeiro com arrecadação. Com isso, ficou do lado dos timecos da época no modulo amarelo.

  7. O pior que o flamengo poderia ter massacrado esse sport e o guarani na época, pois o flamengo daquela época foi o maior time do brasil de todos os tempos.
    talvez eles nao quisessem se rebaixar jogando com os outros times fora da elite.

  8. o título do sport de 1987 foi parar nos tribunais por causa do flamengo, pq o flamengo descumpriu o regulamento que ele mesmo aceitou e ainda se declarou campeão sem disputar o quadrangular final, isso não mancha em nada o título brasileiro do leão, apenas teve que ser decidido em campo e na justiça ora, não foi o sport que virou à mesa, não foi o sport que adulterou o regulamento do campeonato, apenas o título teve que ser decidido assim por culpa do flamengo. o flamengo não é nem nunca foi time grande, todo mundo sabe disso, até a década de 70 era um zero à esquerda e depois que foi apadrinhado pela emissora da ditadura e pela própria ditadura fraudou diversos títulos a partir da década de 80, nunca havia ganhado nada de relevância nem no rj nem muito menos no brasil, a grandeza do flamengo ainda está por provar-se, já o sport é gigante por natureza, nem estádio o flamengo tem, na europa ele não poderia nem se credenciar em campeonatos pq lá os clubes devem ter casa própria pra participar dos campeonatos. é um clube atolado em dívidas, oq mais deve, oq mais é ajudado em tabelas e “sorteios” e mesmo assim só faz vergonha… pst!!

  9. ATÉ O QUE SE ESTA SENDO PROPOSTO É UM ABSURDO; “…………………mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União)”. PORÉM, DESSA “JUSTIÇA” BRASILEIRA SE PODE ESPERAR TUDO!!!!!! O SPORT FEZ A FINAL DE 87 COM O VICE CAMPEÃO DE 86 (GUARANI) E FOI PARA LIBERTADORES DE 88!!!!!!!! A TAÇA VAI SER DIVIDIDA OU VAI SE FAZER UMA NOVA LIBERTADORES????????…………….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………….. POR ISSO QUE SE DIZ QUE O BRASIL É O PAIS DA PIADA PRONTA!!!!!!!!! ……….. QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM OS JUÍZES O NOSSO SPORT É DE FATO CAMPEÃO!!!!!!! ………………………”Nos gramados venceu contra quem jogou,
    e nos tribunais deu em quem fugiu, saudemos com orgulho e destemor Sport, campeão do Brasil!”!!!!!! PELO SPORT TUDO, ATÉ DEPOIS DA MORTE E, COMO DIZ NO NOSSO HINO; ……….. Pra mim, o meu Sport
    É religião

  10. ATÉ O QUE SE ESTA SENDO PROPOSTO É UM ABSURDO; “…………………mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União)”. PORÉM, DESSA “JUSTIÇA” BRASILEIRA SE PODE ESPERAR TUDO!!!!!! O SPORT FEZ A FINAL DE 87 COM O VICE CAMPEÃO DE 86 (GUARANI), O SPORT FOI PARA LIBERTADORES DE 88. E A TAÇA VAI SER DIVIDIDA OU VAI SE FAZER UMA NOVA LIBERTADORES????????…………….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………….. POR ISSO QUE SE DIZ QUE O BRASIL É O PAIS DA PIADA PRONTA!!!!!!!!! ……….. QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM OS JUÍZES O NOSSO SPORT É DE FATO CAMPEÃO!!!!!!! ………………………”Nos gramados venceu contra quem jogou,
    e nos tribunais deu em quem fugiu, saudemos com orgulho e destemor Sport, campeão do Brasil!”!!!!!! PELO SPORT TUDO

  11. ATÉ O QUE SE ESTA SENDO PROPOSTO É UM ABSURDO; “…………………mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União)”. PORÉM, DESSA “JUSTIÇA” BRASILEIRA SE PODE ESPERAR TUDO!!!!!! O SPORT FEZ A FINAL DE 87 COM O VICE CAMPEÃO DE 86 (GUARANI), O SPORT FOI PARA LIBERTADORES DE 88 E A TAÇA VAI SER DIVIDIDA É????????…………….. POR ISSO QUE SE DIZ QUE O BRASIL É O PAIS DA PIADA PRONTA!!!!!!!!! ……….. QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM OS JUÍZES O NOSSO SPORT É DE FATO CAMPEÃO!!!!!!! “Nos gramados venceu contra quem jogou,
    e nos tribunais deu em quem fugiu, saudemos com orgulho e destemor Sport, campeão do Brasil!”!!!!!! PELO SPORT TUDO

  12. O timinho da cachorra de peruca foi campeão do campeonato da lanchonete: Misto, bauru e outros timinhos da categoria dele. Os grandes do futebol daquele ano, incluindo Inter, são Paulo e o Santa Cruz estavam disputando o verdadeiro campeonato da primeira divisão. Deixa as barbies se declararem campeões mundiais daquele ano, não muda nada mesmo.

  13. SE O SPORT,NÃO FOR O LEGITIMO CAMPEÃO,DESSA FEITA,MENOS AINDA O FLAMENGO,POIS ANTES DA COMPETIÇÃO SE TER INICIO,OS CLUBES JÁ HAVIAM LIDO O TAL REGULAMENTO,NESSE CASO OS CLUBES,PARTICIPOU E CONCORDOU EM JOGAR A COMPETIÇÃO,DESSA FORMA O STJ.DEVERA DAR TRANSITO EM JULGADO NESSA LINHA DE ENTENDIMENTO.

  14. a fifa e a cbf,já tinha consolidado e batido o martelo,em favor do legitimo campeão sport\recife. hoje volta a novela,dando pra trás mais um capitulo antes já decidido. desta feita a covardia,vai ser em video conferência,pois tamanho vexame,vai ser menos exposto,de ante mão aviso,e melhor dar essa taça pro FLAMEDO. ISSO E UMA VERGONHA.

  15. Só uma pergunta : Por que ninguém contesta o Brasileiro do Bahia, em 88, a Taça Brasil, também do Bahia, e nem Copa do Brasil, do Sport, de 2008 ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*