Marcada a decisão do STJ sobre o título de 1987, através de videoconferência

Videoconferência do julgamento no STJ sobre o título brasileiro de 1987. Crédito: Arte de Cassio Zirpoli/DP/D.A Press sobre imagens do STJ/Youtube

Em uma aparente orientação definitiva, o Superior Tribunal de Justiça decidirá através dos cincos ministros da terceira turma se 1987 terá um campeão exclusivo, o Sport, ou dois campeões brasileiros oficiais, mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União).

O julgamento na alta esfera foi iniciado em 3 de dezembro de 2013. Na ocasião, houve apenas o voto da relatora, Nancy Andrighi, decidindo pela extinção do processo movido pelo Sport contra CBF – a entidade declarou, em 2011, os dois rubro-negros como campeões, com o mesmo peso.

O ministro seguinte, Sidnei Beneti, fez um pedido de vistas no processo. Além de Nancy e Beneti, a mesa é composta por João Otávio de Noronha, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva. Saiba mais aqui.

Após sair da pauta do tribunal em duas oportunidades, a retomada do julgamento está marcada: 3 de abril de 2014, novamente no Distrito Federal.

No primeiro ato, o julgamento foi realizado através de uma videoconferência, com a presença dos ministros em Brasília, e dos advogados no Recife e no Rio de Janeiro, todos com acesso às imagens dos demais.

O fato deve se repetir em uma semana, no histórico imbróglio. Seja qual for a decisão jurídica, caberá recurso. Porém, o destino já poderá estar traçado…

67 Replies to “Marcada a decisão do STJ sobre o título de 1987, através de videoconferência”

  1. doa quem doer, o sport é o único campeão de 1987 e sempre será, tá provado que o futebol sudestino é uma fraude, os sudestinos fluminenses e sudestinos paulistas só ganharam os títulos que ganharam à base de domínio político do futebol, favorecimento da mídia entulho da ditadura globo e seus lacaios da folha de sp, estado de sp e ed. abril e principalmente pelo domínio fraudulento da comissão nacional de arbitragem e diversos subornos e bandidagem de cartolas, stjd e etc… o corinthians veio ganhar seu primeiro título brasileiro em 1990!? timaço esse! o flamengo ostenta títulos vergonhosos como 1982, libertadores comprada, mundial comprado, 1980 comprado, diversos estaduais roubados, se a polícia federal investigar criteriosamente os títulos do flamengo vai anular quase todos e prender muita gente graúda… ou seja o futebol sudestino é uma fraude, são times sem patrimônio, sucateados, instrumentos de lavagem de dinheiro do crime organizado e massa de manobra política… em pernambuco existe um grande clube brasileiro, e se chama sport clube do recife! tudo que ganhou ganhou na raça!! ninguém deu nada ao sport, bravo leão indomável do centro-norte!! pst!!!

  2. Olá, sou Potiguar eu torcia pelo Palmeiras, até que vi a campanha “Mistos, Vergonha Do Nordeste” e não tive a personalidade de continuar torcendo pelo Palmeiras, resultado? virei torcedor do Sport ano passado, e hoje depois de tudo que passei venho fazer um desabafo aqui no teu blog Cássio, EU CANSEI, CANSEI dessa merda, estou me retirando do Futebol Nordestino

    CANSEI de carregar esse fardo pesado

    e não venha com aquela histórinha de o futebol nordestino tá crescendo, não, não está crescendo porcaria nenhuma

    pra galera da campanha “Mistos, Vergonha Do Nordeste”(que me fez entrar nessa furada) o meu mais sincero;

    e pra quem vier falar que sou modinha, então tá seu idiota, continua ai sofrendo por essa porcaria de futebol, você não sabe o que eu sofri.

  3. Dizem que a verdade dói Cássio Zirpoli…

    Futebol Pernambucano = NADA

    Sejamos racionais, nosso barato é ‘pisar’ nos times da Paraíba

    Eu chamo isso de complexo de vira-latas

    Quais os títulos que nós temos? E Não adianta sonhar que um dia o Sport vai ganhar um Mundial, não adianta sonhar que a torcida do santa vai carrega-lo a um titulo, não adianta sonhar que o CT do Náutico vai entrar em campo e ganhar algum campeonato, NÃO ADIANTA MEUS AMIGOS…

    Sinceramente eu tenho é vergonha de dizer que meu time ‘tem’ esse Brasileirão de 87

    A realidade dói

    Nosso único título = Copa Do Brasil de 2008

    Agora me digam que estou mentindo

    Nunca fomos nada, e NUNCA seremos essa é a realidade…

  4. da essa porra pro. FLAMEDO,esse pais,não tem leis mesmo,quanto mais em futebol. que bosta hein.isso se chama a CRIMEIA do futebol.no resumo,já sabemos vão garfar o legitimo campeão SPORT\RECIFE.

  5. ministra, se apoiar na cbf pra defender o flamengo é hilário da vossa parte no mínimo, pq quem determinou nula a final da globo do flamengo e inter foi a própria cbf, quem deu a taça ao sport foi a própria cbf, por aí a sra. vai prejudicar ainda mais seu time flamengo… e outra coisa, se o flamengo é mesmo o campeão, pq ele nunca pleiteou à exclusividade e unicidade do título de 1987 ministra?! se ele é campeão como diz ser, ele deve ser o único pois o regulamento só determina um, pq será ministra? o próprio presidente(aidar) do extinto clube dos 13 à época já confessou que o formato do campeonato de 1987 à luz do regulamento oficial e não de conjeturas jurídicas ou passionais em entrevista ao injuriador juca kfouri da folha de sp, espn e cbn e ed. abril(revista placar), pau mandado genérico dos entulhos da ditadura que o clube dos 13 e o flamengo assinaram,autorizaram, concordaram e atestaram o campeonato entre módulos e cruzamento dos 4 melhores de ambos num quadrangular final, oq há de cabível nesse chororó do flamengo ministra?! ele descumpriu o regulamento que ele mesmo se comprometeu sra.!? é necessário sermos responsáveis pelos nossos atos e escolhas ministras, não se pode violar a lei e o bom senso pra mimar esse ou aquele clube, pense nisso ministra, e lembre-se bem, nem a sra. nem ninguém vai dividir o título único e indivisível do sport clube do recife verdadeiro e supra-único campeão de 1987! o flamengo só será campeão de 1987 em países diferentes, ou seja em dois brasis, a sra. vai ter que pedir a separação da república federativa do brasil em duas ou mais, pq nesse brasil que conhecemos 1987 é do leão, e só e unicamente do SPORT CLUBE DO RECIFE e ninguém tasca!! *mas nem que a vaca tussa ministra!

  6. campeões de mentiras, título de mentira tinha que acabar em disputa judicial. Talves comprando os juizes (rsrsrsrs), vocês sejam declarados campeões.

  7. JÁ VAI FAZER 30 ANOS E NINGUÉM AGUENTA MAIS ISSO, POIS TODO MUNDO SABE QUE O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 É O SPORT CLUB DO RECIFE!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Cocadinha de sal,

    Nenhum comentário desta postagem foi vetado. Qualquer um que comenta nesse blog sabe (acredito) que as críticas são publicadas também (e como!).

    Se você postou esse link, talvez tenha dado erro no envio. Veto não houve, até porque outro vídeo – também pró-Flamengo – está publicado aqui.

  9. Agora lascou de vez……..só por que falei a verdade ,que a melhor profissional para responder esta questão é JUCA KFOURI, pois é imparcial e inteligente, o Jornalista não Postou meu comentário! Mas para ajudar a meu comentário ser publicado, serei hipócrita como muitos “Jornalistas” Provincianos! ” O Sport disputou o CAMPEONATO BRASILEIRO de 1987, e o Framengo disputou a Copa União! Pronto, Pernambuco tem um Campeão Brasileiro da série A! kakakakkakakakak

  10. EU ACHO INTERESSANTE OS COMENTARIOS , PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A REDE GLOBO , TODOS METEM O PAU , CHAMAM DE MAFIOSA , DISSO E DAQUILO , MAS NA HORA DE PEDIR ARREGO , CHEIO DE DÉBITOS , É FRAMENGO , É SPORT , É NAUTICO , É SANTA CRUZ , TUDO DE PIRES NA MÃO , ISTO QUANDO NÃO ANTECIPAM RECEITA , NO MÍNIMO É PURA HIPOCRESIA , VCS DETONAM A DITA CUJA , ENTRETANTO NEHUM CLUBE SOBREVIVE SEM A RECEITA DA TELEVISÃO , SE BRINCAR MAIS DE 50% DO QUE OS CLUBES ARRECADAM .

  11. Ainda essa história !. O Sport é único campeão brasileiro da série “B” de 1987, muito embora, o Guarani tenha desistido no meio das cobranças dos pênaltis, se lembro bem estava 11 x 11, e o Guarani abriu mão da disputa. Em relação a série “A”, o Flamengo é o único campeão, ganhando do Inter nas finais. Qualquer coisa fora deste contexto, são delírios.

  12. VOU REPETIR A MINHA PROFECIA !
    QUEM TIVER ENTENDIMENTO PARA ISSO, QUE O ENTENDA !!!
    A ESTRELA CAIRÁ !!!

    Como acabará o tirano, e cessará sua agitação!
    A estrela que pensas que brilha sobre a tua casa não tem luz própria, pois rouba a luz alheia!
    O leito em que jazes não passa de vermes, e o cobertor com que te cobres é um emaranhado de lombrigas!
    Os poderosos que desceram aos seus jazigos repousam nos seus mausoléus.
    Tu, ao contrário, serás atirado como carniça asquerosa desprovida de sepultura, como cadáver pisoteado, e serás varrido até que desapareça da face da terra.
    Tua estrela cairá como um raio sobre a terra e jamais se verá aquilo que, mesmo sendo uma fábula, erguias como um troféu.
    Prepara-te! Os teus dias estão contados! A tua meia estrela acaba de perder seu brilho e cairá aos pedaços sem que possas ajuntar-lhe os cacos !!!

  13. que explicação maluca da ministra, que explicação estapafúrdia meus caros! diz ela : ” não é cabível pq já tinha reconhecido o sport e pq não é cabível pq ele foi pra libertadores e em 88 o sport já tinha sido reconhecido, ôxe!? q maluqice é essa sra!!? isso todo mundo sabe, kkkkkkkkkkkkk…. não é cabível pq ele já é campeão, pois o sport é campeão é isso? kkkk ela fala como advogada do flamengo, não fala como magistrada isenta, ela se entregou nessa fala maluca no sense total… e ainda solta que a cbf disse q o sport era o campeão mas nunca disse q era o único, kkkkkkkkk…. segundo moisés deus disse para não matar, mas ministra deus só para não matar, ele não especificou os tipos de morte e formas de matar, ministra aproveitando a deixa do flamengo, por favor corrija a bíblia e moisés, kkkkkkkkkkkkkk…. alguém precisa explicar à ministra como funciona o mecanismo de decisões dos campeonatos de futebol, e ministra, a cbf tbm não disse q o cruzeiro era o único campeão de 2013, grêmio, atlético-pr e outros corram pro stj, o título pode ser tbm de vcs, a cbf não disse não disse q o cruzeiro era o único, faça-me o favor ministra kkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. bom, me parece que só essa sra. ministra ainda tem dúvidas. o sport só tem que se apoiar no regulamento oficial,e o regulamento nunca disse que os módulos eram divisões diferentes nem tampouco excluía o cruzamento dos 2 módulos nem nunca disse que o campeão e vice do módulo verde decidiriam o campeonato, nunca nem disse que haveria um campeão fora do quadrangular final entre campeão e vice de ambos os módulos. e o mesmo regulamento oficial só determina um único clube como campeão, não 2,3,1/2, só um diz o regulamento. nem pra final o flamengo foi,o sport nunca disputou título algum com o flamengo, o único vice – campeão é o guarani-sp, admitindo-se tal absurdo, se houvesse alguém com direitos de pleitear o título de 1987 seria o guarani, vencido dentro das 4 linhas à luz do regulamento. o flamengo foi vencido legitimamente por wo, como o regulamento previa em caso de ausência. o caso portanto é cristalino,além de transitado em julgado, reconhecido por todo reino mineral, vegetal e animal e tbm pela cbf, conmebol e fifa. não conheço as motivações da ministra mas suponho, sem falar da influência nefasta da rede globo(a grande encoragedora do flamengo nessa aventura ilegal à força ) naquele ano, q foi a principal responsável junto com ed.abril, folha de sp por toda essa confusão que ainda devem danos morais bilionários ao sport clube do recife por décadas de injúria e perjúrio jornalístico, a ministra pode entrar pra esse time caso queira.

  15. Porque a CBF resolveu privilegiar os modulos verde e amarelo,deixando de lado os modulos azul e branco? Já que era tudo primeira divisão (verde e amarelo), azul e branco não faz parte (ou deixou de fazer) da bandeira do nosso país. Pois incluam tambem os campeões e vice dos módulos desprezados, daí realmente será uma atitude justa, caso o regulamento tenha sido aprovado por todos integrantes, e antes de ter começado a competição, ou ainda durante o transcorrer da mesma desde que tenha havido concordancia plena dos quatro modulos. Afinal, o campeonato era Brasileiro. Aproveito o ensejo, para sugerir e lembrar aos idealizadores da copa do nordeste, que os estados do Piauí e do Maranhão tambem fazem parte de nossa região,ou será que mudaram a geografia por conta do futebol. Abaixo a discriminação.

  16. O Guarani Foi vice campeao Brasileiro de 1986 …como é que o Guarani seria “rebaixado”..para a segunda divisao….??? em 1987??

    na base da canetada?????

    Zico sempre foi um Perdedor ,na seleção um FRACASSO!!

    Agora na escola de samba PERDEU,como sempre ,agora..em 2014!!!! e foi demitido como treinador tem uma cara de desempregado e deprê!!!

    Isso vai cair no supremo…vai rolar muita agua..o supremo vai analizar e VERIFICAR que o caso ja foi julgado e sentença justa foi aplicada ao infrator(framengu)!! a primeira foi o W.O!

    voces são tão desonestos que nao sabem o que um W.O????
    ou é ignorancia mesmo???????
    esse assunto so faz Marketing para o Sport !!
    é otimo!!!!

    e cala boca do nacrui q fala em ” titulo da segundona!!”
    oi?? o framengu estaria querendo um titulo da segundona????

    O SPORT nao aceita..nunca! dividir um titulo 1987 que ganhou por W.O para o Flameguguguguguugu,o urubu podre!

    hahahaahahhaha,so tem contradição nessa falcatrua!!!

    Um bando de Bandidos querendo roubar o SPORT!!!

    assim o Brasil jamais sera um Pais serio!!!!

  17. na época os times do módulo verde (série A) e o módulo amarelo(série B) disputaram o campeonato separados, certo!!!
    agora como pode decretar o clube vencedor do módulo amarelo(série B) como campeão brasileiro da serie A ???sem sentido.
    o campeão nacional de 1987 deve ser o time que ganhou na época o titulo do módulo verde(série A). “”FLAMENGO”

  18. “dois campeões brasileiros oficiais, mas em torneios paralelos, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União).” Sport Campeonato Brasileiro???? Acredito que o Jornalismo tenha que ser Imparcial, mesmo que quem escreva uma Matéria seja um “doente” que torça pelo Sport! A Verdade é uma só! O Campeonato de 87 começa em 1986, quando o campeonato virou uma ZONA e a CBF bateu o Martelo que não iria ORGANIZAR o Campeonato de 87! Aí começou a Revolução no Futebol Brasileiro, pois até aquela data a TV não Participava das transmissão dos Jogos. Vamos aos fatos: Depois que a CBF bateu o pé em não organizar o campeonato, os maiores Clubes do País se organizaram e criaram o Clube dos 13! Que somadas as torcidas é = a 95% da torcida, para completar o torneio ou Campeonato convidaram Goias, Santa Cruz e Coritiba, totalizando 16 clubes. Feito a Primeira Parte, faltava viabilizar o empreendimento, como faze-lo? O Especialista em Marketing Esportivo João Henrique Areias sugere à venda dos direitos de transmissão de jogos à televisão, algo improvável na época, os dirigentes “torcem” o nariz , e a principio rejeitam a ideia de “vanguarda”. Como convence-los(João Henrique Areias)?Simples, com a “Palestra” da Gostosa(ainda é) de Maria da Graça Meneghel, ELA mesmo, XUXA! Feito isto, “correm” para vender a ideia para as TVs, a Globo encampa e começa a Taça João Havelange ou Copa União! Com o sucesso arrasador, recorde de Público(20.000), recorde de audiência na TV, etc, a CBF se ver obrigada a resgatar sua Função, e cria a Taça Roberto Gomes Pedrosa ou também Copa Brasil (ou popularmente ‘’Módulo Amarelo’’),Composto por Times da SEGUNDA DIVISÃO! Isto depois de duas Rodadas já realizadas , CBF chama outros 16 clubes para a disputa deste torneio por ela criado, e no dia 13 de Setembro de 1987 ,a saber:
    América-Rj
    Atlético Goianiense
    Atlético Paranaense
    Bangu
    Centro Esportivo Alagoano
    Ceará
    Criciúma
    Guarani
    Internacional de Limeira
    Joinville
    Náutico
    Portuguesa
    Rio Branco
    Sport
    Treze de Campina Grande
    Vitória
    Feito isto, a CBF correu atrás da transmissão TV, já comprovada pelo Clube dos 13 ser uma formula Vencedora, e “fechou” com o SBT!! E não satisfeita, mesmo com estas mudanças serem feitas depois de DUAS rodadas da PRIMEIRA DIVISÃO, impôs o “cruzamento”(na minha época cruzamento era outra “coisa”), dos dois módulos, Primeira divisão x Segunda divisão, para saber o Campeão Brasileiro! Os Clubes dos 13, segundo ata de 1987, não aceitou e ficou acertado que, qualquer que fosse o Campeão e Vice da primeira divisão, não “Cruzaria” com o Modulo Amarelo! Então o FRAMENGO e Internacional, não fugiram do Poderoso Sport e do mais Poderoso ainda Guarany! espero que o nobre Jornalista tenha compreendido!

  19. 1-O Flamengo jogou a Taca Libertadores de 1988 ????
    me expliquem isso,.. mas nao com sacanagem!! e sim baseado na lei e na logica…(!!!)

    2-A materia ja foi Julgada antes e dada Total vitoria ao Sport!!!(numa acao feita pelos perdedores framengú.., mafioso junto com coca-cola e a “honesta” rede globo(so tem mafioso nessa estoria..contra o Sport)
    assim vão abrir precedente para todos os julgamentos feitos no brasil desde 1500 !!! e que houve vencedor e houve condenção,uma ZONA!! isso..

    3-O Guarani Foi vice campeao Brasileiro de 1986 …como é que o Guarani seria “rebaixado”..para a segunda divisao….???

    na base da canetada?????

    Zico sempre foi um Perdedor ,na seleção um FRACASSO!!

    Agora na escola de samba PERDEU,como sempre em 2014!!!!

    zico fazia parte de um TIME COVARDE !!

    Amarelaram, CBF deu W.O no framegu !!

    VOCES SABEM O QUE É WO SEUS NOJENTOS?????????

    Voces sabem q se a Mafia quiser mudar o resultado de um Julgamento ja feito antes…

    CABERÃO N (ene) RECURSOS?????

    pensam que acabou agora, é nojentos??????????

    Pernambuco tem tradição de LUTAS!!!!!!!

    O Gaucho tb tem!!! porem Permnbuco foi castigo por D Pedro
    Que confiscou a metade do Nosso territorio!!!!!!

    Vao na Pagina do Ilustre Deputado Gonzaga Patriota que toda essa historia suja do Brasil ta la!!!

    Essa pagina NEGRA DA Historia do BRASIL!
    então, o SPORT JAMAIS vai abrir mao de um titulo que o Flamengo quer ROUBAR!!!!!!!!!

    Flamengo é inimigo do SPORT detestamos essa BOSTA!!!

    Cabem Recursos !!!!!!!
    isso é uma grande VERGONHA!!!!!!

    Um bando de Escrotos!!!

    Querem que a gente veja videos Editados ,de Gente cagona????? quando vivenciamos todos os fatos!!!

    Eu nao vou ver essa MERDA!!!!!
    Cabem Recursos !!!!!!!

    Cabem Recursos !!!!!!!
    Cabem Recursos !!!!!!!
    Isso jamais acabara!!!!!!!!

  20. BOM COMO UMA PESSOA NEUTRA NO ASSUNTO VEJO QUE ARAZÃO ESTÁ COM O FLAMENGO APESAR DE MUITO O QUE É FEITO É PRA BENEFICIAR OS CLUBES DO SUL-SUDESTE, MAS ESTA É A MINHA OPINIÃO VCS MESMOS PODEM TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, ASSITINDO ESTE VÍDEO QUE ESTÁ LÁ NO YOUTUBE, OS QUE OPINAM SÃO PESSOAS QUE ENTENDEM MUITO BEM DO NEGÓCIO CHAMADA LEI E LÓGICA TAMBÉM, QUE ,ME DESCULPEM O RUBRO NEGROS PERNAMBUCANOS QUE QUEREM AINDA TER ESTE TÍTILO QUE DE FATO É DO FLAMENGO MAS ,, LEMBRE DA COPA DO BRASIL QUE É MELHOR.
    https://www.youtube.com/watch?v=JXH-MCRf3QY

  21. Módulo que o Flamengo jogou:
    Internacional (RS)
    Atlético (MG)
    Cruzeiro (MG)
    Grêmio (RS)
    São Paulo (SP)
    Fluminense (RJ)
    Palmeiras (SP)
    Botafogo (RJ)
    Vasco (RJ)
    Bahia (BA)
    Coritiba (PR)
    Goiás (GO)
    Santa Cruz (PE)
    Santos (SP)
    Corinthians (SP)

    Módulo que o Sport jogou:
    Guarani
    Criciúma
    Portuguesa
    Atlético Goianiense
    Internacional-SP
    Rio Branco-ES
    Joinville
    Vitória
    Bangu
    Náutico
    Treze
    Ceará
    CSA
    America

    Quem jogou com times mais fortes? Quem aceitaria cruzar com time da série B pra disputar um título de série A?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*