Análise da semifinal 2014 – Santa Cruz

Pernambucano 2014, 6ª rodada: Santa Cruz 7x0 Salgueiro. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

O único tetracampeonato pernambucano do Santa Cruz foi conquistado em 1972, na era de ouro do clube. Passados 42 anos, os corais miram mais uma vez a sequência, com o aditivo do aniversário centenário. Na disputa, nada de status de “coadjuvante”, como nos primeiros anos da série atual.

Garantido na Série B, após dois acessos, e com um elenco moldado, o Tricolor entra forte na briga. Terá pela frente um velho rival, o Sport, mas desta vez na semifinal. O técnico Vica já testou alguns formações, mas no fim das contas, aprovou a opção com Léo Gamalho mais adiantado, municiado por Carlos Alberto e Raul.

A questão física do elenco, sobretudo de Natan, pode ser um diferencial para vencer o Estadual pela 28ª vez. Na fase final, o Tricolor precisa contar com a força da torcida. Dono da maior média nas últimas cinco edições, o povão vem registrando um índice de 15 mil torcedores até aqui – apenas regular, ainda mais se for lembrado que a carga do Todos com a Nota é de exatamente 15 mil bilhetes.

Formação básica do Santa Cruz no Estadual 2014. Crédito: this11.com com arte de Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Destaque
Após passagens no ASA e no Ceará, Léo Gamalho chegou como principal reforço para o certame. Nas primeiras semanas, foi prejudicado pela preparação física. Bem condicionado, entrou na lista dos artilheiros. São 9 gols até aqui.

Aposta
Raul. Na verdade, a aposta está mais para esperança, para que o meia reedite as boas atuações de 2013, no Estadual e na Série C. Apagado até aqui, segue com crédito junto a Vica. As vaias após o Nordestão acordaram o jogador?

Ponto fraco
As laterais apresentam problemas no apoio e na cobertura. Na esquerda, saíram Tiago Costa (machucado), Patrick (não agradou) e Nininho (improvisado). Zeca chegou no última dia e é a nova tentativa. Na direita, Oziel segue irregular.

Campanha no 2º turno (10 jogos)
16 pontos (3º lugar)
4 vitórias (3º que mais venceu)
4 empates (quem mais empatou)
2 derrotas (quem menos perdeu)
23 gols marcados (o melhor ataque)
12 gols sofridos (2ª melhor defesa)

Melhor apresentação: Náutico 3 x 5 Santa Cruz, em 23 de março.

2 Replies to “Análise da semifinal 2014 – Santa Cruz”

  1. Me parece que o Oziel está ‘sentindo’ falta do Tiago Costa, explico: quando um lateral vai o outro fica, na rena final da Série C os dois seguiam bem esse roteiro, também tem o fato do Carlos Alberto ser um jogador meio ‘chinelinho’ que não marca tanto.

    O que falei pros outros falo pro Santa: Se não contratar, vai CAIR pra Série C, Para de provocar o Sport e vai trabalhar TININHO

  2. Essa cachorra de peruca tá pensando que é Barcelona… Já apanhou da barbie duas vezes esse ano e tá se achando. O Santa vai tirar o tetr-vice deles esse ano… O Náutico merece o vice campeonato esse ano!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*