As fórmulas eliminatórias do Pernambucano, sem direito à reclamação

Quadro negro

Os regulamentos do campeonato estadual na era do mata-mata…

Pernambucano de 2010:
Fórmula inspirada na Copa do Brasil, com critério de desempate sendo decidido no gol fora de casa. Na decisão, Náutico 3 x 2 Sport e Sport 1 x 0 Náutico. Gol fora valeu o título aos rubro-negros.

Pernambucano 2011: Em caso de igualdade – pontos e saldo de gols -, decisão por pênaltis, independentemente do número de gols como visitante. O Tricolor fez 2 x 0 na Ilha, na decisão. Mesmo perdendo no Arruda por 1 x 0, o Santa garantiu o título.

Pernambucano 2012:
Em caso de igualdade no saldo, vantagem para a melhor campanha no turno. Após o empate sem gols em casa, o Santa precisava vencer o Sport na Ilha para ser campeão. Conseguiu, aplicando 3 x 2.

Pernambucano 2013:
Na semifinal, em caso de igualdade no saldo e no número de gols fora de casa, sorteio (bingo!). Na final, em caso de igualdade nos nos pontos após dois jogos, haveria uma negra em campo neutro. O Santa teve o empate a seu favor no segundo jogo, mas ganhou os dois jogos finais.

Pernambucano 2014:
Vale apenas a pontuação após 180 minutos. Tanto na semi quanto na decisão, quatro ou seis pontos garantem a vaga. Dois pontos (dois empates) ou três pontos (uma vitória e uma derrota) levam a disputa aos pênaltis. Não importa o saldo de gols.

O critério de desempate do centésimo Campeonato Pernambucano é mais uma nova fórmula entre os regulamentos implantados desde 2010, quando o Estadual passou a ser decidido no mata-mata.

Caso o regulamento tivesse sido aplicado nas quatro edições anteriores, 5 dos 12 confrontos teriam sido decidido nos pênaltis.

Em relação às reclamações do formato de 2014, vale um registro.

Dos 12 participantes, apenas Santa Cruz e Sport votaram contra o formato no conselho arbitral. O Náutico, primeiro lugar no hexagonal do título, aprovou…

9 Replies to “As fórmulas eliminatórias do Pernambucano, sem direito à reclamação”

  1. Vou te dizer, quem usou o critério do Paulistão desse ano, informo que esse regulamento do paulisteca foi o pior dos últimos anos.

    O mata-mata ou seria Copa do Brasil ou o campeonato inteiro poderia ser uma copa do mundo em dobro, até 78, ou seja, 16 clubes em 4 grupos de 4, passando os dois melhores, quartas, semi e finais em mata-mata, critério Copa do Brasil até o fim, mas, se pode complicar, para que simplificar?

    Se quiserem, pode fazer segunda fase da Copa de 1982 dobrado, ou seja, 4 grupos de 3, passando o primeiro de cada chave, depois, semi e finais estilo Copa do Brasil, mas é difícil para os jênios da FPF-PE. Alis, esses jênios que marcaram duas partidas decisivas para o mesmo estádio no mesmo dia e hora, eita, quem faz as tabelas, hein?

  2. A cada ano o regulamente se torna mais tosco e favorável a manipulação. Um time goleia na ida e pode dançar por conta de “erros” de arbitragem.

  3. A MINHA PERGUNTA É BEM SIMPLES, QUEM É MAIS BURRO O MEU PRESIDENTE QUE VOTOU NESSA LOUCURA OU QUEM BOLOU ESTE REGULAMENTO? SERÁ QUE ESSES PORRA LOUCAS NÃO VÊEM O CAMPEONATO PAULISTA? SEM COMENTÁRIOS. PARABÉNS AO MEU PRESIDENTE, VALEU GLAUBER POR TANTA BURRICE.

  4. Foram incompetentes ao cubo este ano, cadê o estatuto do torcedor?
    Haja fórmulas esdrúxulas, o certo é ter saldos de gols nos 2 jogos ou 2 resultados iguais.

  5. Milton Neto,

    Tem outro detalhe. Avaliamos todos os mata-matas pelos olhos de 2014. Mas a FPF conseguiu impor o 5º formato (QUINTO!) nos mata-matas desde 2010. E o Estatuto do Torcedor só deixa (ou deveria) mudar a cada dois anos.

    Ps. Na decisão de 2010 o critério que definiu o mata-mata foi o gol fora de casa. Houve empate no saldo.

  6. Por esta fórmula, teríamos:
    2013 – Semifinais entre Náutico x Santa decidida nos pênaltis – Náutico foi eliminado pelo critério de gols e na final, nova decisão nos pênaltis, tendo o Santa sido campeão pelo saldo nos dois jogos;
    2012 – Semifinais entre Santa x Salgueiro decidida nos pênaltis – Santa classificou-se pelo saldo;
    2011 – Semifinais entre Náutico x Sport decidida nos pênaltis – Náutico foi eliminado no saldo de gols marcados fora de casa. Final também seria nos penais, quando o Santa foi campeão pelo saldo;
    2010 – Final seria nos pênaltis, entre Náutico x Sport, pois o timbu perdeu no saldo de gols (marcados fora).

    Ou seja, o Náutico perdeu TODAS as 2 semifinais e 1 final, pelos critérios de saldo de gol. Tai o motivo que deve ter levado a votar pelo novo critério, quando não se sabia contra quem seria o jogo das semifinais.

  7. Então se o Salgueiro ganhar pelo menos uma do Nautico e Sport ou Santa perder as duas, ou haver um 2 empates, o Salgueiro ja garante vaga na copa do Brasil e copa Nordeste?

  8. Não entendo o porquê da FPF não escolher um critério e dar fim a essa bagunça…

    O critério de saldo de gols na final (estando iguais, pênalti)
    A 2 x 1 B – B 3 x 2 A = Pênalti

    Ou o critério da copa do Brasil, me parecem justos.

    O critério deste ano é terrível! Você não premia os times de forma alguma, uma vez que há uma grande possibilidade de termos as semifinais e/ou a final sendo decididas nos pênaltis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*