Superior Tribunal de Justiça reafirma: Sport, o único campeão brasileiro de 1987

Julgamento do título brasileiro de 1987 o STJ. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Foi um verdadeiro lance a lance no julgamento sobre a ação do Sport contra a CBF, no Superior Tribunal de Justiça, com o objetivo de anular a declaração de dois campeões brasileiros em 1987… Virada no placar, tensão, goleada.

A disputa era entre um campeão único, o Sport, e dois campeões com o mesmo peso, com Sport (Campeonato Brasileiro) e Flamengo (Copa União).

Os pernambucanos exigiam respeito à sentença de 1994, transitada em julgado desde 2001, apontando o clube como único campeão nacional de 1987.

Nesta terça, em Brasília, com os advogados falando mais uma vez – o Sport foi representado por seu vice jurídico, Arnaldo Barros -, prevaleceu a ação a favor do Leão, com o título exclusivo. Confira o texto do STJ.

A decisão elimina a resolução da presidência da CBF, um ato administrativo assinado por Ricardo Teixeira em 21 de fevereiro de 2011, no qual dividiu o título.

No dia seguinte àquele ato, a reportagem do Diario de Pernambuco ouviu os juízes do caso e trouxe a seguinte manchete: Justiça não aceitará divisão do título.

Três anos depois, a justiça não aceitou mesmo…

O Sport Club do Recife é o único campeão brasileiro de futebol de 1987.

Qualquer outra versão é pura falácia, inócua.

Eis a ordem dos votos da terceira turma do STJ, num julgamento em três atos.

03/12/2013 – Sport 0 x 1 Sport/Flamengo (Nancy Andrighi)
01/04/2014 – Sport 1 x 1 Sport/Flamengo (Sidnei Beneti)
01/04/2014 – Sport 2 x 1 Sport/Flamengo (João Otávio de Noronha)
08/04/2014 – Sport 3 x 1 Sport/Flamengo (Paulo de Tarso Sanseverino)
08/04/2014 – Sport 4 x 1 Sport/Flamengo (Ricardo Villas Bôas Cueva)

Curiosamente, apenas a relatora do caso votou diferente. Após a entrevista da ministra, o blog retrucou ponto por ponto (relembre aqui).

Num processo tão longo e polêmico, vale perguntar se “acabou” mesmo…

A partir de agora, o caso só terá sequência se o Flamengo descobrir alguma evidência crucial e estender o julgamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, o pleito seria rejeitado…

67 Replies to “Superior Tribunal de Justiça reafirma: Sport, o único campeão brasileiro de 1987”

  1. O SPORT TEM QUE PARA COM ESSA PALHAÇADA DE QUERER O TÍTULO SOMENTE PRA ELE!! A PRÓPRIA CBF UNIFICOU OS TÍTULOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO E EM 1967 O PALMEIRAS FICOU COM 2 TÍTULOS NO MESMO ANO E EM 1968 O PALMEIRAS E BOTAFOGO COM DOIS TÍTULOS NO MESMO ANO E NEM POR ISSO NENHUM TIME RECLAMOU DE NADA, ENTÃO, CHEGA DESSE ASSUNTO… FLAMENGO E SPORT CAMPEÕES E PRONTO!! FIM DE PAPO!! A PRÓPRIA CBF E FIFA JÁ RECONHECEM O TÍTULO DOS DOIS TIMES…

  2. esta td errado!a CBF toma atitude e depois muda ou esses times de baixa expressão entram na justiça comum(que por sinal a cbf proíbe) para ter o que acham certo!a grande vdd é que em 87 a cbf não tinha fundos ae clube dos 13 foi la bancou sendo a regra seria organizada pelos 2.pois bem quando chegou na fase de decisão começou a confusão pq a cbf queria fazer um quadrangular final entre as equipes porem inter e flamengo não aceitaram pois jogaram o modulo verde que na regra seria a seria A.se recusaram a jogar e apoiados pelo clube dos 13 que bancou e a televisão não jogarão.a cbf para puni-los deu w.o nas equipes e fez a final por ela mesma e neste caso sport e guarani foram respectivamente campeão e vice e ainda deu a vaga da libertadores 88 a eles para punir flamengo e inter!
    obs 1: se a regra consta que modulo verde e a seria A e modulo amarelo a serie B a cbf estava indo contra a sua determinação de regra.e se formos levar no pé da letra isto que aconteceu neste ano e regra dos outros anos até 2001 veremos que não tem nenhum campeão em nenhuma destas edições, pois não teve este suposto quadrangular inventado da cbf.
    obs 2: o guarani foi vice de 86 um fato.porem volto a dizer em 87 como a cbf não tinha fundos o clube dos 13 bancou e os clube dos 13 era composto por tds as equipes da elite da quela época.na regra dizia que deveria ter 24 equipes mescladas entre as seria a e b e em um eventual primeiro momento o sport não esta nesta lista de 24 equipes que jogariam a seria a.porem a cbf dividiu os grupos e colocou os times de grande tradição no modulo verde e mais 3 convidados e os outros no modulo amarelo mas não teria estes cruzamento para ver quem seria o campeão.na vdd é pq em 86 foi o campeonato mais louca do brasil pois tinha quase 80 equipes e ai no final o guarani chegou a final (com méritos) porem no ano seguinte a cbf querendo organiza a seria A teve que tirar as equipes da quela época de menor expressão. resumindo não é que o guarani foi rebaixado e que a cbf não poderia rebaixar os times de elite e para organizar a brasileiro ele coloco o america,guarani,etc para passa por uma seleção de times para ver se estão aptos a estão entre os grandes em 88.
    obs 3:guarani e sport só jogaram a libertadores da quele ano pq a cbf queria punir flamengo e inter.
    obs 4 :na regra fala que o times que entrasse na justiça comum deveriam ser punidos.até agora a cbf não fez isso com nenhum time.na vdd a cbf esta td errada pq desde que ela começou a considerar os campeonatos antes de 71 como brasileiros, querer colocar 2 times como campeão e ainda o caso deste ano com a lusa ja esta errado!ISSO MOSTRA COMO ESTE PAIS ATÉ NO FUTEBOL ESTA FERRADO.TEM FALCATRUA NA POLITICA DO FUTEBOL E NA POLITICA DO PAIS.

  3. Udysson Alves :q nome complicado para uma figura esquisita que sai do escuro,aparece do nada pra falar MERDA..

    Qual clube quer ganhar um titulo na base do W.O??

    vc é nojento!!! desonesto tanto quanto o futebol carioca !
    querem atropegar o justo,querem atropelar a justica e todos os poderes como é que pode???

    agora mesmo o Fliuminense fez essa palhacada, rebaixado e querendo continuar na ELITE!!!!
    Futebol carioca so tem BANDIDO!!!!!!
    fimde papo

    voces do nacruii..ou nautic e çanta cruii..tem q focar em ganhar alguma MERDA!!!

    todos sabem disso!!!!!!!!
    bando de fracassado!!!!!!
    Aqui na firma q tem 220 funcionarios, a gente mostra esse forum e todos caem na risada qdo ve como os torcedores (minoria..) do nacruii sao ridiculos e invejosos!!!!

    Afinal :

    q vc esta fazendo aqui nojentão???????

  4. O Futebol carioca sobrevive de conquistas extra campo. O Flamengo foi ao extremo, acreditou que até mesmo sem ir a campo, seria contemplado como Campeão brasileiro de 1987. Seria o cúmulo da ignorancia elege-ló sem sequer participar da partida final. São esses motivos e tantos outros que tornou os times e o futebol Carioca decadentes. Enquanto o futebol Carioca demonstra decadência, o futebol nordestino cresce, principalmente com a Copa Nordeste e os Campeonatos Regionais. Dá-lhe NE!!!

  5. Essas SUSYS é o popular ditado “Quem é mais tolo?O tolo ou quem o segue?”

    Acreditar nessa merda de título é uma humilhação pra qualquer instituição futebolística do Brasil.Qual time no Brasil acaba uma decisão de penalidades em 11×11 e define o título para os DOIS clubes?CAMPEÃO É UM!!! Eu acho q as meninas da Ilha aprenderam matemática ao pé da letra 1+1= 2. 1 time na final + 1 time na final= 2 times CAMPEÕES.

    Em nenhum canto esse tipo de “sistema” de penalidades ocorre.Isso tinha q acontecer com o consentimento da cachorra.Só por esse sistema já é FALCATRUA acreditar num título desses. VCS SÃO IDIOTAS DEMAIS pra acreditar nessa porcaria. Por isso q eu digo: dá pena ver as susys comemorando um “título” desses,se qualquer um sair de PE e falar isso com QUALQUER torcedor DE FORA,a resposta é unânime= O CAMPEONATO MAIS RIDÍCULO DA HISTÓRIA DO BRASIL. PE é motivo de chacota.

    Recolham-se a sua INSIGNIFICÂNCIA e esqueçam essa merda de título ,p q esse campeonato de 87 foi,é e continua sendo uma verdadeira lástima na história do futebol.

  6. Ederilton:

    como pode um time que levou W.O querer alguma coisa????
    Flamengo levou w.O !!!!!!

    sabe d euma coisa:

    Pra que eu perder tempo com PERDEDORES???

    tchauuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!

    Ha :olha ja ganhou mais uma taca!!!!!

    Sport,campeão da Copa do Nordeste!!!!!!

    OTARIO!!!!!!!!

  7. COMO PODE UM TIME DE SEGUNDA DIVISÃO SER CAMPEÃO NACIONAL???? AH, CAMPEÃO NACIONAL DA SEGUNDA DIVISÃO!!! TÁ EXPLICADO, O FLAMENGO NUNCA PASSOU POR LÁ!!!

  8. Acha por acaso que o futebol carioca com fluminense, Flamengo fazendo as maiores trambicagens da estoria do futebol brasileiro ,ajudados por um tribunal superior desportivo que insiste em ficar no Rio de janeiro teria chance na Justiça????

    Fluminense ja caiu 3 vezes e tiraram ele das 3 e 2 divisão .!!!

    Que justica esse babaca ver nisso???????

    O trambiqueiro Ricardo teixeira antes de sair as pressas da CBF para não ser preso decide(recebendo dinheiro do flamengo) dizer q flamengo W.O tb era campeão!!!

    Essa sim era a Maior sacanagem do Futebol Brasileiro!!!!

    Mandem para o supremo que vai concluir e METER o FERRO no URUBU!!( na verdade o Supremo so julga casos de extremo interesse publico…hehehhe)

    mandem idiotas!!!!

    O flamengo sera acionado na justica por perdas e danos vendendo um CD fajuto de hexa!!!!,camisas ..espelhinhos,pentes de plastico uma BAIXARIA total!!!!!!!!

    obs:FALEM MUITO mas MUITOOO mesmo sobre o Sport que o Marketing do Sport agradece de coração!!!!

    de coração RUBRO-NEGRO do SPORT!!!!!!!!!!!!

    e voces vão ter que engolir caladinhos inferiorizados e IRADOS dando nó nas tripas!!! eu acho é POUCO!!!!!!

  9. Carlos Siqueira:
    qual porcaria que vc sofre????

    hahahha
    ridiculo vao ter q engolir o Sport campeão brasileiro!!!

    Nao sabe ler, nao sabe interpretar nada q se fala vc é um debiloide!!!

    q ta fazendo aqui na pagina vitoriosa?????????

  10. AO INVÉS DA ESTRELA, O IPÓT DEVERIA COLOCAR O SÍMBOLO DA JUSTIÇA (CEGA)….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Calma, o flalido vai recorrer ao tribunal de Marte.
    Afilnal todos os tribunais da terra acham que quem corre, não é campeão.
    Bando de doente.
    Vão cheirar pó, que alucinação vai lhes fazer bem.
    Pelo SPORT tudo!

  12. e CAMPEÃO e CAMPEÃO e CAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOO PARABENIZO A TODOS OS QUE FAZEM, O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, E A JUSTIÇA FOI FEITA.

  13. TODOS JÁ SABIAM, GRANDE NOVIDADE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PODEM CHORAR A VONTADE

  14. É MUITA audiência que as tricobarbies dão ao papai de Pernambuco! Hoje a noite tem mais jogo, pessoal! Tragam seus secadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*