Leão do Nordeste

Nordeste rubro-negro. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

1968 – Torneio Norte-Nordeste
1987 – Campeonato Brasileiro (Série A)
1990 – Campeonato Brasileiro (Série B)
1994 – Copa do Nordeste
2000 – Copa do Nordeste
2008 – Copa do Brasil
2014 – Copa do Nordeste

Não há outro clube nordestino que possua tantos títulos regionais, interregionais e nacionais oficiais, no futebol, quanto o Sport Club do Recife.

A condição de maior campeão da região já existia, pois os gigantes baianos Bahia e Vitória somam quatro troféus neste contexto.

7 – Sport (Séries A e B, Copa do Brasil, Norte-Nordeste e 3 Copas do Nordeste)
4 – Bahia (Série A, Taça Brasil e 2 Copas do Nordeste)
4 – Vitória (4 Copas do Nordeste)
4 – Sampaio Corrêa (Séries B, C e D e Copa Norte)
1 – América-RN (Copa do Nordeste)
1 – Campinense (Copa do Nordeste)
1 – Ceará (Norte-Nordeste)
1 – Fortaleza (Norte-Nordeste)
1 – Santa Cruz (Série C)
1 – ABC (Série C)
1 – Guarany (Série D)
1 – Botafogo-PB (Série D)

Parabéns ao Rubro-negro de Pernambuco.

Observações:
1) Oficialmente, o Nordeste já teve 14 torneios regionais oficiais, entre Copa do Nordeste e Torneio Norte-Nordeste. Porém, já foram realizadas outras 18 competições regionais desde 1946, sem a chancela da CBF (entenda aqui).

2) Central e Treze se consideram campeões brasileiros da Série B de 1986, que ainda teria como campeões, também, Criciúma e Inter de Limeira (todos juntos). Contudo, a CBF ainda não oficializou a conquista.

41 Replies to “Leão do Nordeste”

  1. Assim como não cita o título do América(Mequinha) Campeão do Troféu Nordeste de 1923, que reuniu Campeões e Vices de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

  2. O prezado blogueiro está adicionando na conta do Sport um título regional sem a chancela de “Copa do Nordeste” e tirando de outros times, seus respectivos regionais. Assim como desconsidera o peso dos títulos, já que o Bahia é bicampeão brasileiro…

  3. Bela matéria! Fenomenal e e puramente verdadeira. Sport Club do Recife, disparadamente o maior e melhor clube do Norte -Nordeste. Depois, com toda a razão vêm Bahia, Vitória e Ceará. Com tantos títulos conquistados, não precisa dizer mais nada.

  4. O povo posta os comentarios sem saber das coisas, parecem que não sabem ler tbm. No post tem falando que Central e Treze se consideram campeões mas a CBF não reconhece pq realmente não houve decisão! Torneio classificatorio…

  5. NAGOELA, FADADO TRICOLOR. NÃO SERIA A PRIMEIRA VEZ QUE O SPORT PASSARIA POR CIMA DE ZICO e CIA. FALAR EM ZICO COLOCO ELE ENTRE OS DEZ MELHORES DO BRASIL. MAS VAMOS VOLTAR AO QUE ESTAVAMOS FALANDO. VOCÊ FALOU QUE O SPORT NUNCA PASSARIA POR ZICO E CIA EM COMPETIÇOES OFICIAIS REALIZADAS PELA CBF (ESSA SIM É INDECISA) ENTÃO VOU TE DAR UMA DICA PRA VOCÊ IR BUSCAR AS INFORMAÇÕES. NÃO TE CONHEÇO MAS VAMOS LEVAR ISSO NA ESPORTIVA. ABRAÇOS.

    Tudo começou assim: campeonato brasileiro, ILHA DO RETIRO, 31/03/82.
    SPORT 3×1 Flamengo.*
    Placar esse que, segundo o regulamento, eliminaria o Flamengo de ZICO & CIA e classificaria o SPORT.
    Mas eis que entra OSCAR SCOLFARO, e com A MAIOR GARFADA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, ANULA O 3º GOL DO SPORT e transforma o placar em 2×1.

  6. O NORDESTE E NOSSO,E DO POVO PERNAMBUCANO,E DE TODAS AS TORCIDAS E DO SPORT CLUBE RECIFE,E ESSA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA,LEVANDO O FUTEBOL DE PE.AO TOP DE LINHA. PARABÉNS TRI-CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE.

  7. NETO BAIANO,FOI A CEREJA POSTA,EM CIMA DO BOLO DE FESTA,DO CEARÁ. A XOLINHA DO CANAL DA BOSTA E A QUENGA ROSA PARIDEIRA,ESTÃO SEM ASSUNTO.

  8. Tudo do Sport é assim: Ou é na justiça ou é na imaginação. Quanta mentira em um único post…

  9. O mais gostoso é ver o desespero dos adversários falando bobagens para denegrir a imagem do Tricampeão do Nordeste!

  10. Falta contabilizar o FITA AZUL! Se fossem honestos, o Santa seria o maior campeão do mundo.
    E ainda tem que nos chamem de pobres desdentados do IMUNDO do canal!
    Fomos campeões da série C, e espero que não sejamos nunca mais!
    Tem título que não deveria contar mesmo, pois é motivo de desonra!
    Tá bom. deixa pra lá…

  11. O Sport foi campeão brasileiro em 87 de quê? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    Que piada!!!
    Primeiro ele nem do módulo amarelo era, foi convidado apenas para compor a quantidade de clubes. Aí empata em 11×11 com o Guarani,entra em acordo com para acabar o jogo e deixa o Guarani assinar primeiro, depois não assina… Por fim fica esperando o Flamengo se sujeitar a jogar, sendo lógico que o Flamengo (seleção brasileira da época) não iria se sujar com times sem nenhuma expressão já que ele o Flamengo foi campeão do módulo verdadeiro disputado com times grandes, não com Bangu, Nacional etc…

    Vcs, torcedores rubro-negros, sào tão megalomaníacos que deveriam sentir vergonha de se achar campeão de 87, vcs NUNCA ganhariam de Zico, Renato Gaucho, Bebeto, Junior, Zinho, Jorginho, Leonardo… TOMEM VERGONHA NA CARA!!! Campeão se faz no campo, não no fórum Joana Bezerra!!!

  12. Bacana, sou Sport, beleza… mas vejo uma falha ao não citar a série B Nacional do Central em 1986.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*