A censura da FPF ao jornal que cobre o campeonato estadual desde 1915

Censura. Crédito: Erik Drooker (www.drooker.com)

O jornalismo esportivo lida diariamente com algo bem mais específico comparado às outras editorias… A paixão.

A partir dela, defender a uma bandeira torna-se um ideal pra vida toda, imutável.

Com ou sem razão, sobretudo.

A paixão do torcedor e a paixão dos dirigentes. Neste segundo caso, a paixão costuma ser um perigoso escudo.

Há quem diga que a imprensa de um estado deve defender os seus clubes.

Sem demagogia, o jornalismo é pautado pela informação. Não é publicidade.

Atualmente, num viés mais moderno, a informação vem agregada de opinião, análise, tudo para construir um conteúdo diferenciado.

Acima disso, o óbvio. É preciso informar com fatos, evidências e tudo mais o que possa dar substância ao texto.

Agradar ou não é outro departamento, e não o do jornalismo sério, diga-se.

Portanto, no momento em que um árbitro revela uma suposta orientação superior à parte das regras do futebol, como não repercutir isso?

Quando se percebe, há três anos, que os estádios estão vazios e com os borderôs dizendo exatamente o contrário, como não investigar?

As respostas foram duas, mas foram legítimas.

Baseadas em depoimentos, imagens e documentos, num trabalho de reportagem.

Por isso, surpreendeu a postura do presidente da FPF, Evandro Carvalho, de se negar a conceder entrevistas aos repórteres do Diario de Pernambuco, do qual faço parte há dez anos. Não só ele como todos os funcionários da federação, vetados.

O dirigente se queixa que o jornal está “querendo acabar com os times  do interior” ao publicar reportagens sobre os públicos fantasmas no campeonato local. O jornal e o blog (relembre aqui e aqui).

O futebol pernambucano, como se sabe, é subsidiado pelo estado desde 1998. Os programas Todos com a Nota e Futebol Solidário ajudaram a trazer de volta os torcedores, aumentando bastante os públicos.

Nos últimos anos, porém, o sistema vem falhando bastante no interior, com jogos desertos e rendas consideráveis. É dever do jornal ficar alerta a isso, até porque, vale lembrar sempre, é uma verba pública em questão.

em 2013 o governo do estado injetou R$ 13 milhões, via TCN. É justo e necessário que exista uma contrapartida dos clubes, com seus torcedores presentes. Hoje, na prática, só ocorre na capital, que conta com um sistema digital de controle.

Assim, as denúncias foram feitas. As atitudes foram escassas.

Já a irritação na federação passou do ponto, com a censura.

O ato de silêncio veio uma semana após uma pressão desnecessária da entidade através de e-mail da assessoria à direção do jornal.

Entretanto, tudo foi bem apurado e checado. E devidamente autorizado pelos editores.

Os públicos fantasmas existem, queira o presidente da FPF ou não.

O futebol do estado continua sendo a pauta esportiva principal do Diario, com notícias sobre esquemas táticos, contratações, regulamentos, públicos, arbitragem e, claro, denúncias.

Francamente, o Diario de Pernambuco cobre o Campeonato Pernambucano desde 1915, e não será Evandro Carvalho quem irá mudar isso…

12 Replies to “A censura da FPF ao jornal que cobre o campeonato estadual desde 1915”

  1. Atualmente, num viés mais moderno, a informação vem agregada de opinião, análise, tudo para construir um conteúdo diferenciado.

    Concordo plenamente com a postagem no tocante à FPF, agora dizer que as reportagens, hoje, é: “pautado pela informação. Não é publicidade” ninguém merece! Ultimamente, todos percebem que “num novo viés moderno” a opinião, no futebol pernambucano tem sido tendenciosa. O reporte não se isenta da paixão e isso reflete na reportagem, quer eles (os jornalistam) percebam ou não.

  2. Chega a ser ridículo esta matéria do Cássio Zirpoli.
    Um profissional que na imprensa pernambucana atua exclusivamente para defender os interesses do Sport do Recife. Tentar jogar a opinião pública contra a FPF, tentar denigrir ainda mais o Campeonato Pernambucano do que já faz ao longo desses anos.
    Seja profissional e vá torcer nas arquibancadas. Na redação de um veículo de comunicação tão importante como é o DP tente aprender um pouco.
    Tenha vergonha na cara Cássio Zirpoli. O seu fanatismo pelo Sport destruiu a sua carreira.

  3. Alisson, e por causa disso o diário deixou de publicar? Até porque a FPF tem um comando absurdo sobre o governo do Estado e a Presidência da república pra censurar quem ele quiser.

    Concordo totalmente com o que Felipe Magalhães falou. O caminho é esse. Creio que não temos que ensinar nada a empresas consagradas do mercado pernambucano.

    obs.: Sabemos que existe tanta censura de verdade realizada por órgãos e NINGUÉM FALA NADA. Ninguém posta nada. PPelo contrario… Esse ninguém citado APLAUDE e vangloria.

    Ou seja, é muita cara de pau.

  4. esse é o retrato do futebol Pernambucano, amo meu estado mais o futebol jogado nele é dirigido por amadores

  5. A Utilização do termo “Censura” já é um pouco de sensacionalismo e busca por publicidade o que soa incoerente as palavras ditas(escritas) no começo do texto. Deve se dar sim, notoriedade a denúncia e discuti-la doa em quem doer mas ninguém é obrigado a ceder entrevista.

  6. Austin, o DP recebeu um e-mail da FPF “pedindo” que a postagem do blog referente aos públicos fantasmas fosse deletado. Se isso não for censura…

  7. **Muito bem, Cassio. Até quando vamos ter público fantasma? Até quando vamos ter regulamentos mal feitos com critérios ridículos de desempate ou classificação?

    E o pior é que a FPF faz isso de forma escancarada sem nenhum pudor e ainda vem querer argumentar dizendo que os ingressos foram trocados. Como? Pois têm imagens para provar a farsa. Mas isso é Brasil, lugar onde a maioria das leis não são respeitadas nem cumpridas. **

  8. Muito bem, Cassio. Até quando vamos ter público fantasma? Até quando vamos ter regularmentos mal feitos com critérios ridículos de desempate ou classificação?

    E o pior é que a FPF faz isso de forma escancarada sem nenhum pudor e ainda vem querer argumentar dizendo que os ingressos foram trocados. Como? Pois têm imagens para provar a farsa. Mas isso é Brasil, lugar onde a maioria das leis não são respeitadas nem cumpridas.

  9. Como assim censura?

    Eu sempre concordei com tudo o que vcs falaram da FPF, dos clubes, das críticas, dos estádios…..

    Mas não houve censura, apenas ele não vai falar com vocês. Quem tem direito que use-o. O direito de um para quando começa o de outro.

    Respeitar qualquer opção é democrático, sem usar o poder de manipulação pra jogar o publico contra.

    Basta dizer que eles não querem mais dar entrevista, sem precisar usar nada além disso.

    Até porque, a entrevista com TODOS OS PRESIDENTES DE CLUBES INTERMEDIÁRIOS, foi um TIRO no pé de vcs….

    Evandro é um maluco. regulamentos bizarros, arbitragem pífia e claro desvio de verba publica. Absurdo esse cara continuar desmoralizando o pernambucano. Está conseguindo ser pior que CAO… Mas isso não é motivo pra tanto….

  10. Nunca abaixem a cabeça para esse Evandro Carvalho! Ele NÃO QUER QUE O FUTEBOL PERNAMBUCANO REALMENTE CRESÇA!

  11. boa cassio, esse Evandro é um maluco. regulamentos bizarros, arbitragem pífia e claro desvio de verba publica. absurdo esse cara continuar desmoralizando o pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*