Ação policial contra cambista na Arena Pernambuco, nas câmeras de segurança

A ação ilegal de cambistas é algo bem antigo no futebol pernambucano.

E em qualquer estádio… Por mais que se tenha conhecimento da prática, o combate é quase sempre escasso. Na Arena Pernambuco, os cambistas já começaram a aparecer. Porém, há um trabalho bem definido para esse crime.

O Centro de Controle Operacional (CCO) da arena dispõe de um sistema de segurança para a identificação de cambistas. Tudo a partir das 260 câmeras instaladas no complexo e do trabalho em conjunto com representantes da polícia militar, guarda municipal, bombeiros e polícia rodoviária federal. O monitoramento vale também na área interna, contra o vandalismo.

O blog obteve o passo a passo de uma ação contra cambistas. Confira.

Ato 1: Na entrada principal do estádio, na ala sul, os operadores identificam um suspeito através da câmera com visão panorâmica.

Ato 1 no combate aos cambistas na Arena Pernambuco, com a identificação

Ato 2: O policial militar mais próximo é comunicado, se aproximando do cambista, sem despertar atenção, do infrator ou do público.

Ato 2 no combate aos cambistas na Arena Pernambuco, com a aproximação da Polícia Militar

Ato 3: Ao confirmar a ação do suspeito, o policial chama outros PMs via rádio, com o objetivo de fechar o perímetro. Neste momento, a câmera aumenta o zoom, focando só a ação.

Ato 3 no combate aos cambistas na Arena Pernambuco, com a comunicação do policial a outros oficiais da PM

Ato 4: Com o reforço na área, enfim acontece a abordagem ao suspeito.

Ato 4 no combate aos cambistas na Arena Pernambuco, com a abordagem policial

Ato 5: O cambista é encaminhado imediatamente ao Juizado Especial do Torcedor, o Jetep, na própria Arena Pernambucano, sendo autuado em flagrante.

Ato 5 no combate aos cambistas na Arena Pernambuco, com o suspeito detido e encaminhado ao Juizado do Torcedor

11 Replies to “Ação policial contra cambista na Arena Pernambuco, nas câmeras de segurança”

  1. Nada disso servirá se não levarem os infratores para cadeia. Apenas a prisão não será suficiente, pois se não houver por parte das autoridades responsáveis ( justiça, polícia, federação, ministério público, dirigentes dos clubes) uma grande publicidade ao longo dos anos, nada disso surtirá efeito. O que faz a diminuição da criminalidade é a certeza da punição. A publicidade de forma continua (sempre mostrando o dia a dia dos infratores) passará a sensação que existe punição e consequentemente os infratores em potencial pensaram mais antes de praticarem os delitos. Isso serve também para os brigões e arruaceiros de carteirinha. Cássio, parabéns pelas suas matérias, vc sai da mesmice jornalística e sempre surpreende. Vc é jovem, mas tem um grande futuro pelo seu potencial. Parabéns mais uma vez.

  2. Tem que prender é quem fornece ingresso pro cambistas.Uma vez na Ilha na hora do almoço tava se formando uma fila na parte de estudantes,e na minha vez o cambista falou com a pessoa do guinchê,aí eu brinquei com ele: – Ei véi deixa eu comprar o meu depois tú fecha a fila.
    Depois disso a Rapa que estava no guinchê gritou que havia acabado os ingressos de estudante.Quem chegava tinha que comprar das mãos dos cambistas.
    Esquema grande que tem gente da diretoria do clube envolvida…..

  3. é impressionante como não prende nem um cambista na ilha. bota o pessoal da p2, que ai sim, prende mesmo!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Tem que prender quem fornece o ingresso ao cambista,porque na verdade o cambista é a ponta final junto com quem compra,fácil rastrear e chegar em quem forneceu ao cambista,é só apertar um pouquinho que o cara entrega tudo!!!!!!!!!

  5. Esses caras têm prioridade nas bilheterias dos clubes, acabam com o estoque de estudantes em poucos minutos. Os funcionários das bilheterias facilitam pra eles sempre, eles passam na frente dos torcedores e saem com muitos ingressos de estudante na mão! #Palhaçada

  6. Tem que haver uma conscientização das pessoas em não comprar nada na mão desses cambistas. Imaginem um cambista com um monte de ingressos na mão sem ter a quem vender.

  7. Na moral, sem querer julgar o pessoal pela cara, mas, pelo perfil que vejo dos cambistas na ilha, por exemplo, Os caras não tem grana para comprar 20 ingressos por exemplo para sair negociando a “venda com ágio” ao povo. Tem certamente a omissão e até facilitação de membros da diretoria ( que deve ganhar um por fora, sem que o IR saiba) conivente com isso.

  8. Eu não entendo como ainda existe gente boba que compra ingresso com cambistas, se já podem comprar tranquilamente os ingressos pela internet sem ter que pagar mais por isso, sem o risco de comprar ingressos falsos e sem colaborar para um crime. Parece mesmo que o brasileiro é “ineducável” e merece sofrer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*