De Puskas a Riquelme, os sonhos internacionais dos recifenses

Craques estrangeiros especulados no futebol pernambucano: Salenko (1996), Petkovic (2005), Verón (2008), Puskas (1957), Riquelme (2014), Ortega (2008), Davis (2009) e Luca Toni (2012)

Uma contratação de peso, internacional.

Pense em algo bem raro no futebol pernambucano, até que alguém noticie a negociação de um astro veterano com um dos grandes clubes da capital.

Durante dias especulações do tipo ganham corpo, envolvendo a torcida. Artilheiro da Copa, meia da seleção holandesa, craque argentino etc. Perfis variados entre os gringos. Em alguns casos, a sondagem é até concreta, com proposta salarial. Obviamente, bem acima da realidade, travando o desfecho.

Quase sempre, o fim da história é frustrante, diga-se.

O primeiro caso emblemático aconteceu há bastante tempo, em 1957, quando o Sport tentou contratar Ferenc Puskas. Isso mesmo, o craque húngaro que hoje dá nome ao prêmio da Fifa para o gol mais bonito da temporada.

No registro do extinto Diario da Noite, o diretor Leopoldo Casado chegou a oferecer 100 contos de réis por mês ao craque, que estava parado.

Diário da Noite em 1957

No ano anterior, Puskas liderou um movimento para que os compatriotas não voltassem à Hungria, após a revolução comunista do país. Acabou suspenso pela Fifa. Ele não acertou com o Rubro-negro. No ano seguinte, o major galopante assinou com o Real Madrid, e conquistou a Copa dos Campeões.

Confira a histórica edição do jornal em alta resolução aqui.

Relembre alguns casos curiosos de especulações internacionais no Recife.

Sport
1996 – Salenko, 27, Rússia (Valencia) – O artilheiro da Copa do Mundo de 1994, que alcançou a marca com cinco gols em um jogo, já sem chances de classificação, teria sido oferecido no Brasileirão. Não estava bem fisicamente.

2005 – Petkovic, 33, Sérvia (Fluminense) – Havia um rumor nos bastidores, mas foi uma “pegadinha”. Em vez da chegada de um helicóptero com o meia, passou na Ilha um avião monomotor com a frase “hexa é luxo”.

2008 – Verón, 33, Argentina (Estudiantes) – O nome do meia surgiu em novembro, mirando a Taça Libertadores do ano seguinte. Juan Sebastián disputou a Liberta, mas pelo Estudiantes. E foi campeão…

2012 – Luca Toni, 35, Itália (Juventus) – Curiosamente, a informação surgiu na própria Itália, através do TuttoSport, que cravou a sua saída com destino ao Leão. A direção do Sport jamais admitiu sequer o contato com o empresário.

2014 – Riquelme, 35, Argentina (Boca Juniors) – A surreal bola da vez. O veterano ídolo da Bombonera vê o seu contrato perto do fim. A renovação parece natural, no Recife foi divulgada a possibilidade de um acerto para a Série A (!).

Náutico
1998 – Piekarski, 23, Polônia (Flamengo) – O jogador surgiu no país no Atlético Paranaense. As tratativas chegaram a ficar na “reta final”, inclusive com apoio financeiro da FPF, mas o Alvirrubro acabou não chegado a um acordo.

2009 – Edgar Davids, 36, Holanda (Ajax) – Já experiente, o ex-meia da Juventus e Ajax teria sido oferecido ao Timbu. Sua “vontade” era atuar no Brasil. A novela durou duas semanas, sem ter tido ao menos o primeiro capítulo.

Santa Cruz
2008 – Ariel Ortega, 34, Argentina (River Plate) – O talentoso jogador sofria de alcoolismo, que o tirou do futebol. A passagem no Santa seria um recomeço na carreira. Trocou o Arruda pelo pequeno Independiente Rivadavia.

Lembra de mais algum “sonho” internacional no futebol pernambucano?

15 Replies to “De Puskas a Riquelme, os sonhos internacionais dos recifenses”

  1. Entra ano e sai ano e BARBOSINHA continua o mesmo GAGA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Sondagens para 2015:
    SPORT:
    Leonel Messi, Cristiano Ronaldo, Ibra. Náutico

    NAUTICO
    Pelé, Mauro Xampu.

    SANTA CRUZ
    Higuita (goleiro)

  3. RICARDO BARBOSA, Nossa como você é BURRO cara

    Não sabe interpretar um texto, PQP hein cara, o post contém grandes estrelas que foram especuladas por aqui, mas que não passaram de especulações, verdadeiros boatos, peruas “gafes”…

    isso se chama: Analfabetismo Funcional…

    Depois tricolor que é burro né?!…

  4. MAIS UMA VEZ O JORNALISTA NÃO ESCONDE A SUA RUBRONEGRICE ABSURDA.MAS NÃO NÃO SEI PORQUE TANTOS TÉDIO POIS , ELE DEVIA COMEMORAR AS GRANDES CONTRATAÇÕES DE SHEPO, VELASQUEZ, E A INCRÍVEL, MEGA, HIPER E ESTRONDOSA CONTRATAÇÃO DE TODOS OS SÉCULOS QUE FOI O GRANDE CRACAÇO DE BOLA SHUMACERO. QUE NESTE MESMO BLOG FOI DADA COMO A CONTRATAÇÃO DO SÉCULO.MEU DEUS QUE IMPRENSA MEDÍOCRE NÓS TEMOS.SEM COMENTÁRIOS.KKKKKKKKK.

  5. MAIS UMA VEZ O JORNALISTA NÃO ESCONDE A SUA RUBRONEGRICE ABSURDA.MAS NÃO NÃO SEI PORQUE TANTOS TÉDIO POIS , ELE DEVIA COMEMORAR AS GRANDES CONTRATAÇÕES DE SHEPO, VELASQUEZ, E A INCRÍVEL, MEGA, HIPER E ESTRONDOSA CONTRATAÇÃO DE TODOS OS SÉCULOS QUE FOI O GRANDE CRACAÇO DE BOLA SHUMACERO. QUE NESTE MESMO BLOG FOI DADA COMO A CONTRATAÇÃO DO SÉCULO.MEU DEUS QUE IMPRENSA MEDÍOCRE NÓS TEMOS.SEM COMENTÁRIOS.

  6. E Davor Suker? Artilheiro da copa de 98 e ídolo do Real Madrid? Teve esse boato também.

  7. Sou Sport, mas lembro que quando o santa foi patrocinado pela parmalat e tinha trazido mancuso, falaram tb em Caniggia

  8. Em 2013 colocaram Arango do Borussia no Náutico, pois o Náutico estava acertando com um meia da seleção da Venezuela.
    Depois viram que se tratava de Angelo Peña, reserva de Arango.

  9. Parabens Sport,campeão 40 vezes…comemorem em 1 dia depois vamos focar no brasileirão!!

    Eu sempre digo,nos perdemos muita energia ,perdemos foco qdo ficamos respondendo ao nacruii,um bando de PERDEDORES!!

    Aqui no virtual,parece tudo igual Sport e os perdedores…
    No bocÃO…NO PALAVRÃO ” os miserables”.. são uma minoria barulhenta..

    Na vida REAL….pe no chão..
    se for na sala de trofeus do Sport…aí vão ver a diferença..!
    se for no depto medico,fisico,de fisiologia do Sport vão ver a diferença..
    Se for ver quem paga rigorosamente em DIA..vão ver a diferença..
    Se for no CT do Sport…e for ver o mato num terreno baldio do çanta cruii,meu deussis do ceuzis!,..da pena!!!!
    se for ver a maquete da nova sede do Sport, dos shoppings e da Arena do Sport..vão sentir algo duro..em cima de voces…hehheheee

    esse babaquice de “burronegro..bababa..bebebe…isso e “coisa” de maricas…hehehhehehe,de perdedor invejoso..hehhee
    são varios titulos nordestão,copa do nordeste, serie A,copa do brasil, 40 titulos..o “Quarentão”…etc…tsc…!!

    Temos que focar nos clubes da serie A para ganhar dinheiro e FAMA cada vez maior!!

    Porem para ter sucesso tem que reforçar,pois fomos campeoes de PE sem meias armadores!!!

    Precisa URGENTE de :

    2 meias ( 1 revesar com o outro) 1 zagueiro confiavel (so tem Durval)(os demais são banco) e 1 atacante do nivel de Neto Baiano(nosso idolo) (me lembra Beijoca) ,pois Azevedo é banco(entra no segundo tempo)
    O Lateral patric foi mal em santos….sera q …se so serve para o estadual.?

  10. A Barbie nem sonha porque sonhar é caro e lá nos Aflitos o mês tem 90 dias. KKKKK

    São 10 anos sem títulos, um simples estadual virou sonho distante para as bonecas rosadas.

    Boa matéria… muitas “peruas” nascem da torcida, do desejo de voltar a ter um craque nas bandas da Ilha.

    Foi assim em 1975 quando o Sport formou a Seleção do Nordeste, com o craque Dadá Maravilha. Depois outro craque da Seleção Brasileira vestiu o manto sagrado, Éder Aleixo. Além de Emerson Leão, jogador e treinador.

  11. Tem as peruas de rede sociais

    Quem não lembra da época da finada Comunidade do Sport no Orkut:

    Macnelly Torres (LDU)
    Lucas Barrios (Universidad do Chile)

    entre outros

    Quem não lembra desses nomes sendo especulados na antiga comu do Sport não teve infância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*