Hernanes, o 10º pernambucano na Copa do Mundo

Hernanes em ação pela Seleção Brasileira em 2013, contra México (2x0), Itália (2x2), Zâmbia (2x0) e Suíça (0x1). Fotos: Jefferson Bernardes/Vipcom (México), Wander Roberto/Vipcom (Itália), Rafael Ribeiro/CBF (Zâmbia e Suíça)

Hernanes mantém a tradição de Pernambuco na Copa do Mundo.

Pela 7ª vez consecutiva, um jogador nascido no estado defenderá a Seleção Brasileira no Mundial. É assim de forma ininterrupta desde 1990.

O meia recifense de 28 anos é um dos 23 nomes confirmados por Luiz Felipe Scolari para o torneio no país. Fez jus à série de partidas disputadas com a camisa verde e amarela em 2013, nada menos que quinze, sempre com o número 8.

Essas atuações foram paralelas ao desempenho na Internazionale de Milão, contratado junto à Lazio. Sempre de forma versátil, com marcação forte, bom passe e apoio na criação de jogadas.

Ao todo, o “Profeta” já vestiu a camisa do Brasil em 23 oportunidades desde 2008.

Abaixo, em ordem cronológica, a lista completa dos pernambucanos, com a edição disputada e o clube de origem. Nenhum deles foi ao Mundial atuando no estado.

1 – Ademir Menezes, 1950 (atacante, Sport)
2 – Vavá, 1958/1962 (atacante, Sport)
3 – Zequinha, 1962 (volante, Santa Cruz)
4 – Rildo, 1966 (lateral-esquerdo, Sport)
5 – Manga, 1966 (goleiro, Sport)
6 – Ricardo Rocha, 1990/1994 (zagueiro, Santa Cruz)
7 – Rivaldo, 1998/2002 (meia, Santa Cruz)
8 – Juninho Pernambucano, 2006 (meia, Sport)
9 – Josué, 2010 (volante, Porto)
10 – Hernanes, 2014 (meia, Unibol)

Campeões mundiais: Vavá, Zequinha, Ricardo Rocha e Rivaldo. Boa sorte, Hernanes!

Relembre os primeiros contratos de todos os mundialistas do estado aqui.

9 Replies to “Hernanes, o 10º pernambucano na Copa do Mundo”

  1. Wendell chegou a ser convocado para 74, mas não participou por contusão. Seria o titular, no lugar de Leão.

  2. A mãe de um torcedor que ficou tetraplégico após ser vítima de violência no estádio do Arruda em 2007 precisa de ajuda. Veronaldo Silvino da Silva, 28 anos, sofreu um afundamento no crânio após levar uma pedrada na cabeça quando estava na fila da bilheteria para um jogo do Santa Cruz, no Arruda, na Zona Norte do Recife. Desde então, o jovem vive em uma cama, em estado vegetativo, sob os cuidados da mãe, em Peixinhos, Olinda, no Grande Recife.

    O que mantém a família são dois salários mínimos, que custeiam, principalmente, medicamentos, procedimento de limpeza e comida de Veronaldo. Um dos salários é a aposentadoria dele, enquanto o outro é pago pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A mãe do jovem diz que não possui assistência médica e que não consegue atendimento eficaz no posto de saúde local.

    Se você quiser ajudar Veronaldo com doações ou de alguma outra forma que achar melhor, é só se comunicar com a mãe do rapaz pelo telefone 8691-7807.

  3. Muito bom ter sempre jogadores nordestinos na seleção brasileira, no entanto, seria importante que eles mesmos reconhecem que são puramente de origem pernambucana. Muitos quanto estão no auge da fama esquecem que sairam dos seu clubes quando não tinham grande fama e não valorizam o seu Estado ou sua cidade natal, esquecendo-se dos grandes amigos e compaheiros que por aqui ficaram. Parabéns, Ernanes! Boa sorte.

  4. Sinceramente, não acho que seja jogador para seleção, essa copa além de ser um fiasco na sua funcionalidade, e também está sendo um fracasso na escalação.

  5. Sérgio Andrade,

    O goleiro reserva de 1982 se chamava, na verdade, Paulo Sérgio. E ele nasceu no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*