Os primeiros jogos de portões fechados de alvirrubros, rubro-negros e tricolores

Náutico, Santa Cruz e Sport contam com mais de cinco milhões de torcedores, segundo as pesquisas nacionais mais recentes. Um número considerável, que se estende à presença do público nas partidas no Recife.

Apesar disso, o comportamento de uma parcela ínfima das massas resultou em penas emblemáticas. A disputa de um jogo oficial de portões fechados.

Os três rivais centenários já passaram pela constrangedora situação. Pior. As partidas foram exibidas na tevê, sem um torcedor sequer nas arquibancadas. Sem bilheteria, os clubes engoliram um prejuízo daqueles. Pior. O borderô ainda terminou negativo, com o custo operacional de pelo menos R$ 10 mil.

Eis a triste primeira vez de cada um…

29/04/2005 – Náutico 1 x 3 Portuguesa (Série B)
A punição foi imposta pela CBF após a invasão de um torcedor alvirrubro no gramado dos Aflitos, num jogo contra o Bahia no Campeonato Brasileiro do ano anterior. O Timbu precisou atuar na Ilha do Retiro.

Série B 2005: Náutico 1x3 Portuguesa. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

16/02/2014 – Sport 2 x 0 CSA (Nordestão)
A confusão com integrantes da uniformizada do clube, na estreia da competição contra o Botafogo, no Almeidão, resultou na perda de dois mandos. A punição do STJD acabou reduzida para um jogo. Como não houve atenuante na Ilha, não foi preciso mudar o local.

Nordestão 2014, quartas de final: Sport 2x0 CSA. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press

07/05/2014 – Santa Cruz 3 x 1 Lagarto (Copa do Brasil)
O assassinato de um torcedor na saída do Arruda, após o jogo Santa x Paraná, pela Série B, gerou uma pena preventiva da CBF, com a interdição imediata do Mundão e a pena de portões fechados. Assim, os Aflitos, sem uso, foi o escolhido.

Copa do Brasil 2014, 1ª fase: Santa Cruz 3x1 Lagarto. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

2 Replies to “Os primeiros jogos de portões fechados de alvirrubros, rubro-negros e tricolores”

  1. Vale a pena observar, sem críticas clubísticas, a diferença dos motivos que ocasionaram as punições em 2004 uma invasão de campo, por um torcedor, segundo o registro, em 2014 uma briga desenfreada e um assassinato, o que houve nesses 10 anos que fez com que os problemas com “torcedores” chegassem a esse ponto? O que se perdeu num período relativamente curto para que algo chegasse ao extremo de causar um homicídio? É surreal demais imaginar alguém indo a campo pra ver um jogo e ser morto apenas por torcer por outro time.
    Repito não estou levando em conta qualquer que seja o clube ou a torcida que cometeu a infração/crime, antes que comecem os comentários de qual torcida é pior e etc. todas, sem exceção agem de forma criminosa e violenta por banalidades como gangues defendendo seu território usando como desculpa as cores dos clubes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*