Invadindo o campo para comemorar uma conquista, mas sabendo a hora de sair

Torcida do Manchester City comemora o título inglês de 2014. Crédito: ESPN/reprodução

O Manchester City comemorou o título de campeão inglês da temporada 2013/2014 em seu estádio, em grande estilo. Após a vitória sobre o West Ham por 2 x 0, na 38ª rodada da Premier League, a torcida invadiu o campo.

Não estava no script, mas não havia segurança suficiente para conter o público.

Foram milhares de torcedores no gramado, abraçando e erguendo os jogadores. Um festa espontânea, mas com um mínimo de organização, acredite.

Durou cerca dez minutos. Depois, todos voltaram para os seus lugares, para que o palco fosse armado para a entrega da taça. Pois é.

Torcida do Manchester City comemora o título inglês de 2014. Crédito: ESPN/reprodução

No Brasil, hoje, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva provavelmente aplicaria uma punição pesada. Ou, no mínimo, a cena iria a julgamento, como aconteceu com Náutico e Sport no acesso na Série B de 2011, quando as duas torcidas invadiram os Aflitos e o Serra Dourada. Por mais lúdico que os episódios tenham sido.

Falando nisso, vamos às imagens de três invasões clássicas no futebol pernambucano.

Momentos guardados nas grandes torcidas do estado, sem dúvida.

Sport, campeão brasileiro de 1987
O capitão rubro-negro, Estevam, recebeu a famosa taça das bolinhas já com a multidão no campo. Foi aberto o portão da geral da sede, com bandeiras sendo tremuladas no gramado, comemorando a vitória sobre o Guarani por 1 x 0. O comunicado da direção da CBF sobre o título oficial foi dado com a torcida ao lado.

Torcida do Sport comemora o título brasileiro de 1987, na Ilha do Retiro. Crédito: Youtube(Futuro Sport)/TV Jornal/SBT

Santa Cruz, campeão pernambucano de 1995
A torcida coral nem esperou o apito final do árbitro Wilson Souza. Com a vitória no jogo de ida e o 2 x 0 no Arruda, os primeiros tricolores pularam o canal aos 45 minutos do segundo tempo. Na invasão, teve jogador que saiu do campo de cueca, como o goleiro Marco Aurélio. Qualquer peça do uniforme era uma lembrança para o povão.

Torcida do Santa Cruz comemora o título pernambucano de 1995, no Arruda. Crédito: Youtube/Rede Globo Nordeste

Náutico, acesso à elite nacional em 2011
O empate em 2 x 2 com a Ponte Preta garantiu o vice da Série B ao Alvirrubro. Como o acesso havia sido conquistado na rodada anterior, fora de casa, a torcida festejou a volta ao Brasileirão, invadindo o campo dos Aflitos como há muito não se via. A festa já estava programada, com um palco atrás da barra, com show de Faringes da Paixão.

Torcida do Náutico comemora o acesso à Série A em 2011, nos Aflitos. Crédito: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

One Reply to “Invadindo o campo para comemorar uma conquista, mas sabendo a hora de sair”

  1. Retrato do futebol pernambucano: Torcida do SPORT invade por uma campeonato brasileiro, do santa por um pernambucano e a do náutico por um vice e acesso. Depois reclamam que a torcida do SPORT é chata…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*