Indo além das reformas preventivas nos banheiros dos estádios da capital

Bacias sanitárias na Ilha do Retiro, com com os modelos tradicional e turco

Se existe uma unanimidade em relação à falta de estrutura dos estádios recifenses, sem dúvida é a questão dos banheiros. Sujos, com vazamentos, portas sem trava nas cabines, vasos sem tampa e até falta de papel higiênico…

É assim no Arruda, na Ilha do Retiro e também nos Aflitos.

A morte ocorrida no José do Rego Maciel, com uma privada arremessada do anel superior, trouxe um velho alerta. Não foi a primeira vez que um vaso foi atirado. Em outras partidas, nos clássicos, marginais já quebraram inúmeros vasos, usados os pedaços como armas em potencial. Depredação sistemática.

Numa atuação preventiva, o Sport deve trocar em um mês 38 vasos tradicionais por modelos “turcos”, acoplados ao piso, exigindo um certo malabarismo…

As primeiras imagens, comparadas às privadas antigas, só escancaram o péssimo nível oferecido. Repito, é algo generalizado. Se em setores mais caros, como cadeiras e camarotes, os banheiros ainda são transitáveis, nas demais áreas, com a imensa maioria do público, a situação é precária.

Exceção feita à Arena Pernambuco, naturalmente, os grandes palcos do futebol local precisam mesmo de uma reforma. Não só por prevenção, mas principalmente por respeito ao torcedor…

Banheiro da Arena Pernambuco. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

3 Replies to “Indo além das reformas preventivas nos banheiros dos estádios da capital”

  1. Vocês devem conhecer a teoria das janelas quebradas, né?
    Pois bem, essa teoria surgiu a partir de um estudo realizado em 1982 pelos americanos James Wilson e George Kelling e corroboradas por um estudo realizado na Universidade de Groningen publicado na revista Science.
    Em resumo, a teoria diz que “a deterioração da paisagem urbana é lida como ausência dos poderes públicos, portanto enfraquece os controles impostos pela comunidade, aumenta a insegurança coletiva e convida à prática de crimes.”
    Trazendo para o âmbito do futebol, o comportamento da torcida tende a ser aquele que lhes é oferecido. Se você trata um torcedor com a dignidade que se espera de um tratamento a um ser humano ele ficará menos propenso a transgredir regras e cometer ilícitos, enquanto se você o trata como um animal é assim que ele agirá.
    Medidas como essas traduzem a vitória da barbárie sobre a civilização no futebol.

  2. Impressionante a falta de respeito, mesmo com os vasos novos continua um lixo, uma merda, um COCO, nem a mais catingosa das fezes chega perto da porcaria que tá esses banheiros

    Agora o maluco tem que se acocorá pra cagar, e se o cara for gordo como é que vai se acocorá num banheiro desses, e se precisar de apoio, e esse piso????? e se for uma mulher??? PELO AMOR EM…

    Oferecer um cagatório digno é o mais trivial para uma praça esportiva, isso é questão de respeito, não com torcedores do seu time ou rivais mais sim com pessoas
    brincadeira companheiro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*