A execução do Plano B da mobilidade na Copa, com o apoio dos dias facultativos no Recife

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

O investimento seria bilionário na mobilidade da região metropolitana do Recife. Contudo, o enorme atraso das obras visando a Copa do Mundo acabou resultando num “Plano B” de Pernambuco para o evento. A estrutura montada, apresentada nesta terça pela Secopa, é uma ampliação daquela já paliativa utilizada na Copa das Confederações, com estacionamentos remotos e metrô.

Agora, uma grande diferença. Apoiada na Lei Geral da Copa, o estado irá decretar “ponto facultativo” nos cinco dias com jogos por aqui. A opção estava prevista. O seu uso dependida da (falta de) estrutura oferecida…

14/06 (sábado, 22h) – Costa do Marfim x Japão
20/06 (sexta, 13h) – Itália x Costa Rica
23/06 (segunda, 17h) – Croácia x México
26/06 (quinta, 13h) – Estados Unidos x Alemanha
29/06 (domingo, 17h) – oitavas de final (1D x 2C)

Aa medidas foram anunciada pelo secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, no centro de convenções. Com isso, espera-se uma razoável diminuição de veículos nas ruas, até porque existem 1.197.732 no Grande Recife, dos quais 713.295 carros, segundo o Detran.

Tudo para evitar congestionamentos antes, durante e depois dos jogos no estádio localizado a 19 quilômetros do Marco Zero.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

O problema não estava centrado nos feriados, sobretudo porque o estacionamento da Arena Pernambuco, com cinco mil vagas, não será aberto ao público. Daí, as soluções propostas, todas com gambiarras. Confira as opções.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

1) Quem for de carro às partidas deve aproveitar os estacionamentos periféricos, como Parqtel, Riomar e Parque de Exposições do Cordeiro, com ônibus expressos até a arena. A projeção é de 9.600 vagas. Na Copa das Confederações foi usada a área da UFPE, substituída pelo shopping neste ano.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

2) Já o BRT (bus rapid transit), o sistema de ônibus expresso, que era a grande aposta local para o Mundial, não funcionará plenamente. Bem longe disso. O corredor Norte-Sul, de Igarassu ao Centro, terá apenas 4 ônibus, enquanto o corredor Leste-Oeste, do Centro até Camaragibe, irá operar com 46. Apesar do investimento de R$ 296,3 milhões, poucas estações serão abertas em junho, deixando claro que o possível legado será usufruído somente após o Mundial.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

3) Nos trilhos devem chegar 15 mil dos 40 mil torcedores esperados a cada jogo. Esse público irá desembarcar na Estação Cosme e Damião, a três quilômetros da arena. Com a expectativa de muitos estrangeiros neste modal, o metrô terá uma assistência em vários idiomas. O bilhete com a garantia de ida e volta, incluindo os ônibus circulares da estação ao estádio, custará R$ 7,50. Em 2013, a entrada foi gratuita para quem embarcou nas estações apresentando ingressos.

4) Ainda há a possibilidade de ir de táxi ou em vans fretadas. Neste caso, é preciso parar no TIP ou no Parqtel, completando o trajeto de ônibus.

Obras inacabadas, transporte paliativo e ponto facultativo. A nossa mobilidade.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

28 Replies to “A execução do Plano B da mobilidade na Copa, com o apoio dos dias facultativos no Recife”

  1. Engraçado, só agora, com a aproximação da Copa é que notaram o caos que está o trânsito em Recife, e a mistura de pouca educação dos motoristas com a falta de guardas de trânsito nos cruzamentos de ruas e avenidas é um HORROR.

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