Seleção entrega os 23 nomes à Fifa. Apreensão, porém, vai até o dia 11

Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary em 1º de junho de 2014. Foto:  Rafael Ribeiro/CBF

Teresópolis – O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo recebe no dia 2 de junho as listas definitivas das 32 seleções. Nos formulários, cada país indicará 23 atletas. Apesar do caráter oficial, na prática será possível modificar os nomes dos convocados em um prazo até 24 horas antes da estreia. Tal formato acaba gerando uma apreensão constante entre os jogadores. Alguns sofreram lesões em amistosos a menos de um mês do Mundial, outros chegaram desgastados após o fim da temporada regular nos clubes e outros (a maioria?) vêm se poupando.

Esse cenário foi bem comum na primeira semana de preparação da Seleção Brasileira. O trabalho foi marcado por jogadores poupados. Na sexta, seis atletas sequer participaram das atividades. No dia seguinte, Bernard foi a baixa. No domingo, Paulinho sentiu um desconforto. Nos três dias, o capitão Thiago Silva não figurou entre os titulares.

Na entrelinhas, há mesmo uma precaução com o prazo de inscrição. Atletas até então titulares de Itália, Holanda e Bélgica se machucaram e não virão ao Brasil. Outros estão chegando no limite, como o português Cristiano Ronaldo e o uruguaio Luís Suárez. Com a hora definitiva chegando, torna-se natural uma atuação “cadenciada”, tanto nas seleções quanto nos clubes. Por mais complicado que seja admitir, o lateral-esquerdo Maxwell – reserva imediato de Marcelo na Canarinha – saiu do lugar-comum e revelou a existência de um trabalho de prevenção na Granja Comary.

“Desde que saiu a convocação (em 7 de maio), é difícil jogar 100% em todos os jogos, pois existe a preocupação de perder uma competição como essa, que é o sonho de todo mundo. É difícil ver um companheiro de trabalho perder isso (se referindo ao italiano Montolivo, cortado após fratura na tíbia). Agora é fazer uma boa preparação física, com trabalho de prevenção (atividades mais leves, na academia instalada no CT da CBF). Temos que jogar e esquecer os acidentes, mas o que pudermos fazer de prevenção, estamos fazendo.”

A partir da declaração do lateral de 32 anos, dá para imaginar o rendimento dos atletas nos amistosos contra Panamá (terça) e Sérvia (sexta)…

Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary em 1º de junho de 2014. Foto:  Rafael Ribeiro/CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*