O gol do hexacampeonato timbu devidamente registrado em vídeo

Pernambucano 1968, final: Náutico 1 x 0 Sport. Fotos: Diario de Pernambuco/arquivo

Uma relíquia acaba de ganhar a internet. Nada menos que o vídeo da final do Campeonato Pernambucano de 1968. Sim, o jogo que marcou o título mais importante da história do Náutico. A vitória que valeu a exclusividade, o hexacampeonato estadual…

Um filme que parecia perdido ressurge 46 anos depois. A raridade foi encontrada no acervo de Cesar Nunes, no Rio de Janeiro, com 1.800 películas, entre cinejornais e documentários. O registro da projeção foi publicada no facebook pelo Náutico Retrô.

Apontado na gravação como “O Clássico do Nordeste”, o jogo aconteceu em 21 de julho de 1968, com inacreditáveis 31.061 torcedores nos Aflitos, no maior público da história do Eládio de Barros Carvalho. O Timbu venceu o Sport por 1 x 0, gol de Ramos, e levantou a sexta taça consecutiva.

Por mais que a partida tenha sido filmada, durante anos (décadas) os registros ficaram perdidos. Na Rede Globo Nordeste, dona do maior centro de documentação audiovisual do estado, os arquivos regulares começam em 1980. Da década de 1970, apenas alguns jogos.

Portanto, o vídeo de 2 minutos e 56 segundos, em preto e branco, é uma oportunidade especial para reviver um grande capítulo da história do futebol pernambucano, incluindo o gol do título. Ainda há o curioso fato de que a final passou ao vivo na televisão para o Recife…

52 Replies to “O gol do hexacampeonato timbu devidamente registrado em vídeo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*