O legado tecnológico na Arena Pernambuco

Tira-teima da Fifa no jogo Costa Rica 1 x 0 Itália, em 20 de junho de 2014, pela Copa do Mundo, na Arena Pernambuco. Crédito: Fifa/divulgação

O Goal-Line Technology foi a grande novidade tecnológica da Copa do Mundo de 2014. O tira-teima oficializado pela Fifa para o torneio no Brasil enfim abriu espaço para o uso da tecnologia no futebol – difundindo a ideia necessária após os erros grotescos em 2010. O sistema batizado de “GoalControl 4D” conta com 14 câmeras instaladas em pontos estratégicos no campo e foi implantado nos doze estádios do Mundial.

Encerrada a participação da Arena Pernambuco na competição, após cinco partidas, eis o grande legado. Todo o sistema continuará no estádio. Ao menos por um ano. A Fifa confirmou a liberação gratuita por 365 dias. Após o período – ou seja, em 29 de junho de 2015 -, teria de haver um acordo com a empresa alemã GoalControl GmbH, criadora e distribuidora do equipamento.

A entidade que comanda o futebol confirmou a permanência gratuita dos equipamentos em 13 de junho, através do seu diretor de marketing, Thierry Weil. No entanto, os valores da instalação e de sua manutenção não foram revelados. A CBF, através de seus diretor de competições, Virgílio Elísio, ainda avalia se usará o sistema no Brasileirão, uma vez que apenas doze estádios contam com o aparato, o que faria com que nem todas as partidas da Série A tivessem o recurso à disposição.

No palco em São Lourenço, a tecnologia foi usada uma vez, na partida entre Itália e Costa Rica. O gol costa-riquenho, numa cabeçada Bryan Ruiz, bateu no travessão e quicou rente à linha. O sistema comprovou que a bola havia ultrapassado a marca completamente. Foi o gol da histórica vitória do país centroamericano.

Copa do Mundo 2014: Costa Rica 1 x 0 Itália, na Arena Pernambuco. Foto: Michael Steele/Fifa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>