A pesquisa secreta do Datafolha em 2014, com a Lusa à frente dos grandes do Recife

Pesquisa do Datafolha em 2014. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

A cada dois anos o instituto Datafolha costuma realizar uma pesquisa nacional sobre o tamanho das torcidas dos clubes de futebol. A versão de 2014 ainda não foi divulgada oficialmente, mas os números já vazaram, trazendo novamente um dado incompreensível numa relação direta com Pernambuco…

Os dados, revelados pelo blog Teoria dos Jogos, de Vinícius Paiva, mostram que o instituto paulista havia feito um levantamento clubístico em seu último estudo, a poucos dias da Copa do Mundo, sobre questões relacionadas ao torneio.

Esses números foram comparados com o perfil do público presente no Mineirão para o jogo Brasil x Chile, nas oitavas de final (veja aqui).

A curiosidade é o fato de que há dois anos Flamengo e Corinthians tenham ficado num empate e agora a diferença a favor do time carioca seja de quatro pontos percentuais. E a pesquisa não ter ido ao ar…

Resultados das últimas quatro pesquisas do Datafolha:
2009 – Flamengo 19% x 13% Corinthians
2010 – Flamengo 17% x 14% Corinthians
2012 – Flamengo 16% x 16% Corinthians
2014 – Flamengo 18% x 14% Corinthians

Abaixo, os percentuais mensurados pelo blog com a população atual do Brasil. Perceba que ao contrário de outras pesquisas nacionais (Ibope, Pluri e Gallup), a Portuguesa aparece na frente dos grandes clubes pernambucanos.

Ponto fora da curva? Na verdade, é praxe no Datafolha. Nas últimas três pesquisas do instituto (no fim do post), a Lusa, sem qualquer apelo popular, ficou à frente de Náutico e Santa Cruz. Em relação ao Sport, o clube levou vantagem duas vezes. Estaria na (baixa) amostragem no estado a resposta?

Para este cenário, colabora o fato de não haver decimais nos dados. Em 2012, o Datafolha justificou essa ausência: “Justamente por serem aproximações, os números do Datafolha são arredondados, a exemplo do que faz a maior parte das empresas de pesquisas em outros países. Entendemos que a divulgação de números com casas decimais passaria a falha impressão de precisão que o método estatístico não proporciona”.

Datafolha / Brasil 2014
Período: 3 a 5 de junho de 2014
Público: 4.337 (207 municípios)
Margem de erro: 2%
População estimada (IBGE/junho de 2014): 202.639.820

1º) Flamengo – 18% (36.475.167)
2º) Corinthians – 14% (28.369.574)
3º) São Paulo – 8% (16.211.185)
4º) Palmeiras – 6% (12.158.389)
5º) Vasco – 5% (10.131.991)
6º) Grêmio – 4% (8.105.592)
7º) Cruzeiro – 3% (6.079.194)
7º) Santos – 3% (6.079.194)
7º) Inter – 3% (6.079.194)
10º) Atlético-MG – 2% (4.052.796)
10º) Botafogo – 2% (4.052.796)
10º) Fluminense – 2% (4.052.796)
13º) Bahia – 1% (2.026.398)
13º) Vitória – 1% (2.026.398)
15º) Portuguesa – 1%* (2.026.398*)
15º) Seleção Brasileira- 1%* (2.026.398*)
15º) Sport – 1%* (2.026.398*)

Outros times – 6%
Sem clube – 23%
* Não atingiu 1% exato

Datafolha 2014 (4.337 pessoas em 207 cidades)
Portuguesa 1%*
Sport – 1%*
Náutico e Santa Cruz – n/i

Datafolha 2012 (2.588 pessoas em 160 cidades)
Portuguesa 1%
Sport, Náutico e Santa Cruz – n/i

Datafolha 2010 (2.600 pessoas em 144 cidades)
Sport – 1%
Portuguesa 1%
Náutico – 1%*
Santa Cruz – 1%*

O blog já havia postado sobre o “fator Portuguesa” em 2012. Relembre aqui.

19 thoughts on “A pesquisa secreta do Datafolha em 2014, com a Lusa à frente dos grandes do Recife

  1. Não levem em consideração essa pesquisa.
    Ela está flagrantemente errada.Os arredondamentos são absurdos tipo: 14.7% vira 14%; 16,5 vira 17% e coisas assim.
    Vejam a pesquisa do IBOPE que saiu agora, dia 26 de agosto. Esta mais em acordo com a Sensus e outras que colocam apenas 2% de diferença entre Corinthians e Flamengo.

  2. O Santos desde 93 não ganhou nem um torcedor? Todos os meninos com camisas do Santos,os títulos tudo para nada.
    Não me vendo a esta pesquisa ridícula.

  3. Essa pesquisa deve ter sido realizada no estado de São Paulo (90 cidades), Rio de Janeiro(90 cidades) e demais estados(21 cidades) em Pernambuco(02 cidades) ,e na Bahia(04 cidades) só assim os clubes pernambucanos (Sport e Santa Cruz) terem essa classificação abaixo de Vitoria, Botafogo e principalmente a Portuguesa

  4. Quanto orgulho de pertencer a maior torcida do mundo. Morram de inveja seus gambás fedorentos, asquerosos e inúteis. Imaginem se esses sujeitos que administram o Fla tivessem o mínimo de competência, seríamos fácil o maior clube do mundo. Enquanto isso esta camisa forte, linda e com uma história repleta de títulos e glórias se encarrega de destravar caminhos e encher de amor todos nós que te amamos muito. Pra frente mais querido, pra frente meu eterno Mengão.
    Eu e outros 40 milhões de apaixonados nos orgulhamos muito de vc.

  5. Eu não “Tô nem aí” com essas pesquisas de Data Folha, Revista Placar e o Diabo a Quatro porque todo o mundo sabe que a maior torcida é aquela que se apresenta no campo. Antes de existir “Todos com a nota”, o Santa Cruz já apresentava maior renda e maior torcida em Pernambuco. E também quando esteve na Série A era um dos primeiros em público e renda.

  6. Antonio Carlos, faça o seguinte. Não pegue só média desse ano não, pegue a média dos CINCO ANOS anteriores…

  7. A dúvida que fica no Rio é para onde vai o espólio do Botafogo…
    Pelo perfil das torcidas , acho que o Fluminense tem chances de absorver grande parte no futuro, daqui uns cinco anos , quando o clube virar mesmo um América.

  8. O curioso é que o mesmo DataFolha não achou nem 50 mil torcedores da Lusa na última pesquisa que fez na Cidade de São Paulo em 2008. Além disso , as recentes pesquisas feitas no Estado de São Paulo mostram a Ponte Preta com o dobro de torcida em relação a Lusa.

    Não em parece ser a Lusa um clube com torcida relevante fora da cidade de São Paulo , apesar do DataFolha estimar em mais de 2 milhões de torcedores do time da Lusa

  9. Esse data folha é uma piada!! E o pior que ainda tem gente que confia nessas pesquisas. Não precisa falar nada esse datafolha é uma comedia. hahahahahahahahahahahahahahahahaha

  10. Exatamente meu caro Raphael Oliveira, olhe qual é a maior média do Pernambucano e Brasileiro deste ano. Sport Club do Recife, o que dizes??/

  11. O Datafolha continua cometendo o erro de arredondar os resultados, o que provavelmente aumenta as distorções provocadas por uma margem de erro de 2%, que já considero alta, daí absurdos que vem sendo desmentidos depois, quando este instituto se vê obrigado a publicar os resultados com as casas decimais e centesimais.

  12. deixem a pesquisa da folha pra lá,o que vale mesmo e nós os torcedores,independente da maior ou da menor torcida.agora digo feito o raphael oliveira (o que vale é torcedor dentro de campo) o resto e especulação da midia.

  13. Essa pesquisa da databosta é uma furada, pois a torcida da portuguesa não se compara nem com a torcida do Náutico quanto mais com a do Sport. Em relação a Pernambuco, o Sport tem 50% da torcida pernambucana. No cadastro do “Todos com a Nota”, publicado aqui deu o Sport com 50% dos cadastrados. ESSES 50% NÃO É PESQUISA É CENSO (é uma contagem).

  14. Só quem acredita em pesquisa é a imprensa e a torcida do Sport. Eu acho é engraçado, pois prova a cada dia que tais pesquisas são equivocadas. O que vale é torcedor dentro de campo.

  15. Ela faz pesquisa pro futebol, feito faz pra política, maioria dos entrevistados na região sudeste, é óbvio que assim, a Portuguesa vai aparecer na frente do Sport, Santa e Náutico.

  16. O problema destas pesquisas é o local de aplicação das mesmas.

    Fazer uma pesquisa de candidatos à eleição é diferente pesquisar qual a maior torcida.
    Na eleição são no máximos 3 grandes candidatos e alguns outros só p/ complementar os 5% q sobram.
    Já futebol são dezenas de clubes, cada um com seu pelo regional.
    Ainda q os institutos tentem equilibrar a qtde de pessoas pesquisadas com a população da cidade a ser pesquisada, ainda assim a confiabilidade da pesquisa fica muito heterogênea.
    Um exemplo é essa pesquisa q aponta a Lusa na frente de outros clubes q sabemos q tem torcida bem maior.
    Mas como qlq outra pesquisa, esta só aponta uma tendência e ñ a realidade.
    Números reais só seriam possíveis de constasse no censo do IBGE, mas como este tipo de informação ñ interessa ao censo, então nunca saberemos o real tamanho das torcidas.
    E, portanto, pra mim a mensuração só pode ocorrer com as seguintes possibilidades, ñ necessariamente nesta ordem, mas o conjunto delas:
    1 – Número de sócios;
    2 – Presença nos jogos;
    3 – Qtde de camisas e souvenirs comercializados, tanto oficial quanto pirata (apesar de ser impossível contabilizar os piratas);
    4 – Qtde de PPW comercializado e audiência na TV

    E para mensurar os simpatizantes:
    As opções 3 e 4 acima.

    O item 4 é oq é mais complexo, pois muitas vezes o rival assiste aos jogos tbm aumentando assim a audiência.

  17. BRINCADEIRA, AONDE QUE A PORTUGUESA TEM MAIS TORCIDA QUE O NÁUTICO, SANTA E SPORT ??

    POR ISSO QUE EU NÃO CONFIO NAS PESQUISAS DO DATA FOLHA, EM ABSOLUTAMENTE, NENHUMA PESQUISA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>