A volta da Seleção ao Recife em uma ligação do Palácio do Campo das Princesas

Eliminatórias da Copa, 2009: Brasil 2x1 Paraguai. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Eduardo Campos faleceu em 13 de agosto de 2014, aos 49 anos, como candidato a presidente da república.

O amistoso entre Brasil e Polônia em 1995, numa noite de chuva forte no Arruda com dois gols de Túlio Maravilha, era a última imagem da Seleção no estado. Por mais que o apoio ao time verde e amarelo fosse além da conta no Recife, vide o tetracampeonato, pesou contra (e como) a briga a política entre os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e da FPF, Carlos Alberto Oliveira. Um longo hiato de 14 anos. A cartoloagem afastou a Seleção da capital como nunca antes visto.

A queixa era recorrente, aumentando com os inúmeros amistosos da Canarinha em Londres. Através de telefonemas e até uma viagem ao Rio de Janeiro, Eduardo Campos, então governador, reaproximou os dirigentes. Teve muita paciência, pois sabia o tamanho da raposa envolvida – francamente, ninguém era ingênuo naquele contexto. Começou em 2007, tendo retorno dois anos depois. Questionado pela mídia, dizia que o “estado era pé quente”. Nos bastidores – onde cresceu politicamente, saindo das asas do avô -, Campos tinha plena consciência de seu objetivo. É inegável a popularidade em um jogo da Seleção Brasileira.

Ricardo Teixeira e Eduardo Campos em encontro na CBF, em 2001. Foto: Site da CBF

A regra da Conmebol apontava que apenas Rio e São Paulo poderiam receber o time em jogos das Eliminatórias. Com atuações fracas, num cenário semelhante àquele antes do antológico 6 a 0 sobre a Bolívia, houve a descentralização de sedes. Aí, o bote, o acordo. Eduardo garantiu a segurança (1.600 policiais, recorde), a arrecadação (R$ 4,3 milhões, recorde) e o apoio. Dito e feito, com o Mundão novamente amarelo em todos os cantos, em uníssono do começo ao fim. Contra o bem armado Paraguai, do atacante Cabañas, o Brasil venceu por 2 a 1, em 10 de junho de 2009, com gols de Robinho e Nilmar. Tanto apoio valeu uma entrevista especial do capitão Lúcio, quebrando o protocolo junto ao técnico Dunga, para dizer “voltaremos”

Voltaram mesmo, não com o hexa – ainda em dívida – , mas para a despedida do Arruda como a casa pernambucana da Seleção. Com as obras da arena em São Lourenço na reta final, o Arruda recebeu um amistoso fora de uma Data Fifa. Justamente porque o governo do estado articulou mais uma vez. Jogo marcado às pressas, sem tanta gente (29 mil) e diante de uma equipe inexpressiva (China). A goleada xing-ling por 8 a 0 valeu só para que o hiato não voltasse a crescer. O que não deve mesmo ocorrer. Um novo jogo da Seleção está sendo articulado para breve, como sempre, articulado a partir de uma ligação do Palácio do Campo das Princesas…

“Aqui está a mais ativa, carinhosa e pé-quente torcida que a Seleção pode ter. Ajudamos o Brasil nos momentos mais difíceis.” (Eduardo Campos em 21 de outubro de 2011)

Amistoso 2012: Brasil 8x0 China. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.AA Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*