Rede wi-fi como adversária, numa briga do futebol contra o avanço tecnológico

Protesto da torcida do PSV contra o "wi-fi"

A torcida do PSV fez um protesto inusitado na abertura da liga holandesa.

Durante a goleada por 6 x 1 sobre o NAC Breda, a torcida exbiu uma faixa com a seguinte frase no Philips Stadion:

“Fuck wi-fi, support the team”.

Traduzindo, literalmente: “Foda-se o wi-fi, apoie o time”.

O argumento vem do fato de que de tão concentrados nos seus smartphones e tablets, os torcedores passam a ignorar a tensão em campo.

Curiosamente, neste mesmo mês o Manchester United proibiu no seu mítico estádio, o Old Trafford, o uso de iPads. No caso inglês, a medida é para que os aparelhos não atrapalhem a visão de outros espectadores.

Trazendo a discussão para Pernambuco, os palcos de alvirrubros, rubro-negros e tricolores também contam com wi-fi gratuito. Na Ilha – um dos primeiros do país com o serviço, desde julho de 2010 – e no Arruda, a queixa não é pela oferta, mas pela demanda limitada da rede. É comum, sobretudo no Mundão, a queda da conexão. Já na Arena, nem todos os setores foram contemplados, 3G das operadoras à parte. Porém, existe um plano de ampliação.

Disponibilizar internet para a torcida pode mesmo influenciar no comportamento do público nos jogos, considerando que muitos (brasileiros) contam com smartphones? Não creio que chegue a tanto, mas vale o debate…

Já existem termos pejorativos como “torcida de vôlei” e “torcida de shopping”, mas o que seria isso de fato? Neste quesito, destaca-se o amplo compartilhamento de textos e fotos a partir dos celulares, durante os jogos.

No processo de modernização do estádios – e a internet em banda larga à disposição faz parte -, a tendência é a ampliação do cenário. Os termos pejorativos aparecem mais como um choque ao avanço do que outra coisa…

Arena Pernambuco (Náutico e Sport)
Rede: itaipavaarena
Operadoras: Embratel e WorldNet
Área: anel inferior oeste e camarotes

Ilha do Retiro (Sport)
Rede: hotlink_sport
Operadora: Hotlink
Área: todos os setores

Arruda (Santa Cruz)
Rede: hotlink_santacruz
Operadora: Hotlink
Área: todos os setores

Qual é o seu grau de satisfação com a rede wi-fi no estádio do seu time? Você concorda com a postura dos torcedores do PSV?

Manchester United proibiu o uso de ipads no Old Trafford. Foto: Getty Images

One Reply to “Rede wi-fi como adversária, numa briga do futebol contra o avanço tecnológico”

  1. Não te porque os cubes desponbilizarem wifi no estadio. Deveria ter no parque aquatico, nas areas de lazer. No estaio vc esta de olho no jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*