A imitação é o maior elogio que existe, até nos uniformes

Camisas de Sport (1999), Santa Cruz (2010), Boca Juniors (2005) e Independiente (2014)

Uma estratégia comum no mercado futebolístico para alavancar a venda de produtos oficiais é a criação de modelos alternativos.

Terceiro padrão, camisa para apenas um jogo, quarto padrão…

Seja pelo resgate histórico, pelo abuso do desing por um cor realmente diferente, de vez em quando o marketing passa da conta…

O caso mais recente é o do Independiente, conhecido como Rojo, vermelho. Pois bem, a Puma, fornecedora do clube, lançou um padrão azul.

Porém, azul é a cor do Racing, o outro time de Avellaneda. Ainda que tenha ficado parecida com o padrão reserva do rival, a ideia foi incompreensível ( elaboração e aprovação). Acredite, existem outros capítulos. Até no Recife…

Antes, ainda vale lembrar outro caso na Argentina, com o maior clássico do país.

Comemorando o centenário do Boca Juniors em 2005, a Nike lançou uma série de uniformes antigos. O de 1907, com a faixa diagonal, deixou a torcida nervosa na Bombonera. Como não ligar la banda àquela tradicional do River?

Na ocasião, a torcida do River disse: “A imitação é o maior elogio que existe”.

No clássico pernambucano das multidões, um “vacilo” de cada lado.

Em 1999, a Topper resgatou um padrão utilizado pelo Sport na década de 1970, quando a camisa branca tinha duas faixas horizontais, uma vermelha e outra preta. Com uma rivalidade bem mais acirrada, a nova versão boiou no mercado.

Mais recente, em 2010, a Penalty exagerou no tamanho da listra branca, quase invisível. Não por acaso, da arquibancada parecia outro time jogando…

Erros em 1999, 2005, 2010 e 2014. Não se engane. Vem mais por aí…

Camisas de Santa Cruz (2014), Sport (2014), River Plate (2014) e Racing (2014)

5 Replies to “A imitação é o maior elogio que existe, até nos uniformes”

  1. Tanto é mentira que o uniforme atual da suzie, ardidas 2015, tem as listras mais finas, tradicionalmente estilo do flamengo, e foi o maior sucesso com as “gatinhas manhosas”…

  2. A tá Rafael. Além de acreditar em seu comentário eu tbm acredito em mula sem cabeça, curupira, papai noel, coelhinho da páscoa e etc.

  3. Verdade, Alisson.. A torcida do Sport não se queixava de parecer ou não com a camisa do Santa Cruz, mas sim do fato de lembrar a do Flamengo.. Quem é rubronegro mesmo, sabe que não ligamos muito para Santa Cruz e Náutico.. O pouco que ligamos é muito por causa da imprensa.. Pura verdade!

  4. PREPAREM-SE,
    POIS DIA 09 DE SETEMBRO!
    VEM AÍ !
    A CAMISA MAIS ESPERADA DO ANO!
    (No jogo contra a Portuguesa no Arruda)

    CAMISA CENTENÁRIA > ALUSIVA AOS 100 ANOS DO SCFC!

    SERÁ UMA HOMENAGEM AO 1º UNIFORME, COM AS CORES PRETO E BRANCO!

    CORRA E GARANTA LOGO A SUA.

    AQUI É SANTA CRUZ > A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL

  5. Em relação a esse uniforme de 99 da Topper (que por incrível que pareça hoje é artigo de colecionador), a principal queixa da maioria dos leoninos nem foi porque seria parecido com a do Santa, mas com o segundo uniforme do tal time do Rio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*