Mapeamento de torcidas: Pernambuco (Ibope/2014)

Pesquisa de torcidas em Pernambuco, segundo o Ibope/Lance!, em 2014. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Foram ouvidas 7.005 pessoas na pesquisa nacional de torcidas realizada pelo Ibope, em parceria com o Lance!. No país, o índice de 2014 é um dos maiores da história. No entanto, ao dividir por estado, ampliando o quadro de números, o estudo acaba revelando um dado inferior a outros levantamentos. Alguns estados tiveram suas estatísticas reveladas. Entre eles, Pernambuco, com 300 entrevistados, de todas as classes de renda, escolaridade e idade.

Inúmeras pesquisas já foram feitas por aqui, mas nem sempre em todo o estado. Alguns institutos optam apenas pelo Recife. Outros vão um pouco mais longe, cobrindo a região metropolitana e seus 14 municípios. Numa abrangência máxima, poucos casos. Nas últimas três décadas, o blog encontrou sete pesquisas estaduais com a quantidade explícita de entrevistados. E a pesquisa do Ibope em 2014 foi, neste contexto, a de menor amostragem. Onze vezes menor que o levantamento do Instituto Maurício de Nassau, feito há cinco anos.

O novo estudo ficou abaixo até de pesquisas só na capital. Ponto fora da curva com isso? Não exatamente, mas quanto menor a amostragem, maior a chance de falha. Agora, a principal surpresa é a suposta força paulista, com o Corinthians à frente do Náutico e São Paulo e Palmeiras com mais torcedores do que o Flamengo. Historicamente, esses dados não batem. Na dianteira, uma maior e incomum aproximação do Santa em relação ao Sport.

Ibope / Pernambuco 2014
Período: 05/12/2013 a 14/02/2014
Público: 300 (nº de municípios não divulgado)
Margem de erro: 1,0%
População estimada (IBGE/2013): 9.208.551

1º) Sport – 26,3% (2.421.848)
2º) Santa Cruz – 24,0% (2.210.052)
3º) Corinthians – 7,3% (672.224)
4º) Náutico – 5,3% (488.053)
5º) São Paulo – 4,0% (368.342
6º) Palmeiras – 3,3% (303.882)
7º) Flamengo – 2,3% (211.796)

Sem clube – não divulgado
Outros times – não divulgado

Eis as pesquisas de torcida com amostragens divulgadas em Pernambuco.

Pesquisa de torcidas em Pernambuco de 1983 a 2014

Nos últimos três anos também foram realizadas quatro pesquisas no Recife e no Grande Recife, variando de 500 a 2.837 pessoas entrevistadas.

Enfim, a amostragem do Ibope com 300 pessoas foi baixa, mas como nem todas as pesquisas divulgam os seus dados estaduais, é provável que já tenha ocorrido um índice até inferior…

12 thoughts on “Mapeamento de torcidas: Pernambuco (Ibope/2014)

  1. Pingback: Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Plural/2015)Blog de Esportes | Blog de Esportes

  2. “Primeiro que aqui ninguém acredita em pesquisas”.

    Então vai estudar!

    Isso é coisa de gente burra de país de terceiro mundo.

  3. Muito engraçado ver torcedor do Santa dizer “A torcida do Santa é maior porque sim e pronto”. Parece menino buchudo brigando.

    Se para ser a maior torcida tem que colocar 60.000 num estádio na série D… Pode parar de pesquisar porque o Sport nunca conseguirá. Porque tá difícil chegar nessa série.

    É natural quando um time passa por um longo período vitorioso, como foi o Sport nos anos 90 e 2000 a torcida crescer. Nem todo pai consegue fazer o filho torcer pelo time perdedor (nem que seja naquele momento) e o menino “vira a casaca”. É natural, parem de chorar, se preocupem com o futebol do seu time, voltem a ganhar e vejam sua torcida crescer naturalmente.

    ahhh mas o Sport vai facilitar não hein?!

  4. Primeiro, que ninguém acredita em pesquisas. Nós, torcedores do Santa Cruz, temos certeza plena de que temos a maior torcida de Pernambuco. Se levarmos em consideração os verdadeiros torcedores eu digo, sem medo de errar, que nossa torcida é muito, mas muito maior que a soma dos verdadeiros torcedores de Sport e Náutico. O que entra em questão é o questionamento do blog, que parece não ter gostado de ter visto um empate técnico entre Santa e Sport, algo que já vinha acontecendo nas últimas pesquisas, que já mostravam a torcida do Santa encostando na torcida do Sport. Gostaria de saber qual é a grande surpresa do boqueiro? Agora a pesquisa já não vale como referência?

  5. Essa foi a pior pesquisa já feita em toda história.

    Sem dúvidas.

    Bizarrices sem tamanho como colocando o Ceará como a quarta maior torcida do RS. Kkkkkkkkkk

  6. sou torcedor do Sport, e não tem lógica essa % de 2013 para 2014, por qual motivos a torcida do santao iria crescer quase 100% de um ano para outro? vcs deveriam colocar margem de erro de 99%… nem aquela desculpa de margem de erro de 2% para mais ou menos é aceitável! EM Recife é assim: 45% Sport, 30% Santa, 10% Naútico 15% outros clubes.

  7. 300 ???? DEFINITIVAMENTE É MESMO QUE NADA… PESQUISA RIDÍCULA… UM CLUBE NÃO PERDE MAIS DE UM MILHÃO E QUINHENTOS EM 1 ANO… IMPOSSÍVEL… MAS APESAR DESTE ERRO RIDÍCULO, A TORCIDA DO SPORT AINDA É A MAIOR…

  8. A TORCIDA DO SANTA CRUZ QUASE QUE DOBROU DE 2013 PRA 2014?? A TORCIDA DO NÁUTICO CAIU PELA METADE EM MENOS DE 4 ANOS?? ESSES ESTATÍSTICOS PRECISAM REVER AS FÓRMULAS MATEMÁTICAS QUE USAM..

  9. REALMENTE ESSES DADOS NÃO BATEM…..

    FAZ UMA PESQUISA COM 300 PESSOAS, SE É QUE FIZERAM MESMO ESSA PESQUISA, PERGUNTO SEMPRE PARA MUITA GENTE SE JÁ FOI ENTREVISTADO POR ALGUM INSTITUTO E A RESPOSTA É SEMPRE NÃO.

    ESSA PESQUISA NÃO REFLETE A QUANTIDADE DE TORCEDORES DE NÁUTICO, SPORT E SANTA CRUZ.

    AGORA SÓ UMA PERGUNTA, POR QUE NA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL, MOSTRA O SANTA CRUZ COM CERCA DE 2.010.327 TORCEDORES E NA ESTADUAL, SENDO A MESMA, COM 2.210.052 ???

    É BRINCADEIRA, ENTREVISTA SUPOSTAMENTE 300 PESSOAS E JÁ DIVULGA UMA PALHAÇADA DESSA.

    SE OLHA A DIFERENÇA DA PESQUISA DA PLURI 2013 COM ESSA PESQUISA RIDÍCULA DO IBOPE DA PARA SE VER A MEDIOCRIDADE DO IBOPE.

  10. MEU DEUS QUE PESQUISA MAL FEITA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    É MUITO TENDENCIOSA ESSA PESQUISA, NÃO TEM NEM COMO ACREDITAR, NEM MESMO UM TORCEDOR DE ALGUM RIVAL QUE SEJA SENSATO VAI ACREDITAR.

    RIDÍCULA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>