Cinco países e o domínio do mercardo mundial do futebol

Últimas transferências na janela europeia do verão de 2014

A janela europeia de futebol entre as temporadas 2013/2014 e 2014/2015 chegou ao fim neste 1º de setembro. Haja apresentação oficial em cima da hora.

A quantidade de dinheiro envolvido surpreende sempre, indiferente à crise em todos os outros setores no mundo. Em alguns casos, cifras fora da realidade para jogadores sem tanto cartaz assim.

Horas antes de a janela ser fechada, o Transfer Matching System (TMS) da Fifa já indicava valores bilionários. O sistema, o modelo oficial de registro de todas as negociações internacionais, deixa claro o poder econômico de cinco ligas: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Juntas, elas representam 85% dos 2,4 bilhões de dólares gastos neste verão europeu. Ou seja, US$ 2,04 bilhões só na Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1.

Vamos a alguns gráficos divulgados pela TMS, comparando as negociações do “Big 5”, como a própria entidade chama a elite econômica do futebol. Não por acaso, as cinco ligas nacionais são exibidas no Brasil, via tevê por assinatura.

Na elite da elite, os dez maiores clubes (Real, Barça, United, Bayern etc) gastaram 56% de todo o montante…

Outro dado que vale prestar atenção é o fato de que 39% dos atletas negociados mudaram de time após o fim do contrato, sem a necessidade de rescisão.

Gráfico de negociações no futebol europeu em 2014. Crédito: TMS

Gráfico de negociações no futebol europeu em 2014. Crédito: TMS

Gráfico de negociações no futebol europeu em 2014. Crédito: TMS

Curiosidade: nas transações nos últimos dias, como Xabi Alonso do Real Madrid para o Bayern de Munique e Kagawa do Manchester United para o Borussia Dortmund, vale a citar “contratação” de Bart Simpson no Zenit. O famoso personagem virou mascote do clube, numa ação de marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*