Os caminhos paralelos de Ciro e Lessa, da revelação ao ostracismo em seis anos

Anderson Lessa no Cruzeiro em 2010 e no Náutico em 2008. Ciro no Sport em 2008 e no Fluminense em 2011

Os atacantes Ciro e Anderson Lessa surgiram como craques. Aos 19 anos, ambos eram as maiores esperanças de Sport e Náutico para um grande negócio.

O primeiro marcou 32 gols nos Estadual de juniores daquele ano. O outro foi o vice-artilheiro, com 30 gols. Mal se conheciam, mas já escreviam uma história bem parecida…

No mesmo ano o futebol pernambucano realizou a sua melhor campanha no Brasileiro Sub 20, organizado anualmente no Rio Grande do Sul. O Clássico dos Clássicos foi uma das semifinais da competição. Nos dois times, Lessa e Ciro eram as principais atrações, ambos com contratos bem amarrados, até dezembro de 2012 e agosto de 2013, respectivamente.

Claro, foram negociados. Estão entre os 24 atletas vendidos no estado por pelo menos um milhão de reais. O primeiro a sair foi o alvirrubro, em 2010, com destino ao Cruzeiro, por R$ 2,6 milhões. Na temporada seguinte foi a vez do rubro-negro, por R$ 4,1 milhões, ao Fluminense.

Se mandaram ao eixo principal do futebol no país. Pra mudar de vida. Ganharam oportunidades, mas nunca deslancharam.

Escassez de gols, lesões, falta de confiança, transferências para clubes menores…

…e seis anos depois, hoje aos 25 anos, tentam voltar às suas primeiras casas.

Lessa foi dispensado do ASA e Ciro está encostado no Figueirense.

Ambos deram entrevistas ao Globo Esporte, em momentos distintos, relatando a falta de cabeça nos primeiros anos de estrelato. É quase uma regra diante da brusca mudança da base, sem o lastro da estrutura familiar.

Certamente, estão mais maduros. Devem ter aprendido com os erros.

Uma nova chance nos Aflitos e na Ilha do Retiro? Houve quase um pedido por isso.

Antes de uma oportunidade em campo, Anderson e Ciro poderiam ajudar repassando as suas histórias aos jovens ainda sem fama e dinheiro no Sub 15, Sub 17 e até Sub 20 nos grandes clubes pernambucanos.

Afinal, os dois atacantes não foram os primeiros a cair nesta armadilha do futebol. Porém, o fato de duas vidas terem sido tão parecidas diz muito sobre o rápido processo de profissionalização que o mercado exige…

5 Replies to “Os caminhos paralelos de Ciro e Lessa, da revelação ao ostracismo em seis anos”

  1. Não entendi a comparação em nota, dada pelo Sr. FLAVIO aos jogadores MYKE e CIRO, em seu comentario. O CIRO teve seu auge no Sport, hoje esta atuando em um time inespressivo no exterior, e acho que ele seria util ao Sport, na atual situação do time, descendo a ladeira, rumo a segundona em 2016.

  2. Sou torcedor do cruzeiro e digo: Anderson teve poucas chances, teve a infelicidade de cair nas mãos do professor pardal Adilson Batista, era veloz de lado de campo agitava bem quando entrava mas, tinha kléber, marcelo moreno, alecsandro, roni, guilherme, diego clementino, thiago ribeiro ai ficou dificil de ter oportunidade.

  3. Ciro e Lessa no Spor iriam muito bem para Agitar o segundo tempo de um jogo que estivesse 3 x0 para o glorioso time Recifence!

  4. Eu daria oportunidade a Ciro para voltar ao Sport. Eduardo Batista vem colocando Mike pra jogar e 100% da torcida do Sport pergunta: O que faz Mike no Sport? É inacreditável que Eduardo Batista não o tenha dispensado. Se Mike joga no time de Eduardo Batista, então Ciro que tem uma história dentro do Sport não poderá ser pior do que Mike, pois Mike é nota zero, então Ciro tirará no mínimo zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*