Acórdão do STJ sobre o título brasileiro de 1987, com exclusividade do Sport

Taça das Bolinhas na justiça Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

A decisão do Superior Tribunal de Justiça em relação ao título brasileiro de 1987 saiu em 8 de abril deste ano, após a votação do recurso do Flamengo. O Sport manteve a decisão transitada em julgado como único campeão, favorecido pelo placar de 4 a 1 entre os ministros da terceira turma do STJ.

Contudo, é praxe que a publicação desses acórdãos demore. Pois bem. Neste 30 de setembro de 2014, enfim a documentação que nega a divisão foi disponibilizada no site oficial do tribunal. Foram 175 dias à espera do texto.

Na verdade, foi até pouco tempo. Afinal, o caso se arrasta há quase 27 anos, com o Leão vencendo em todas as instâncias possíveis.

E vale a pena ler a íntegra do documento, para se inteirar sobre o assunto.

Dos cinco pontos listados para justificar a decisão, eis o quarto ponto:

“Respeito à coisa julgada, que se reveste de especial relevância como efeito pedagógico para toda a sociedade, como elemento essencial à ordem jurídica e componente do próprio Estado de Direito, especialmente em matéria de grande repercussão social, como a esportiva.” 

Veja também a decisão do ministro Sidnei Beneti, o voto vencedor, clicando aqui.

42 Replies to “Acórdão do STJ sobre o título brasileiro de 1987, com exclusividade do Sport”

  1. O coração de torcedor, que é movido pela emoção, muitas vezes abafa a decência e o impede de ser racional. Realmente o SPORT é o campeão brasileiro de 1987, um titulo VERGONHOSO pela sua concepção, principalmente observando sua trajetória, não a dos jogadores mas a dos dos cartolas e dirigentes do Futebol Nacional. O SPORT, em toda sua existência, JAMAIS ganharia um Campeonato Brasileiro em campo, prova disso e abissal distancia econômica para montar um plantel que suplantasse os Grandes Clubes brasileiros, numa extensa competição. Portanto é justo para quem gosta da BAGUNÇA busque vantagens nela, afinal TITULO é titulo não importa como ela venha. Bem diga MULTICAMPEÂO São Paulo que não se importa com a ética e sua cartolagem faz LOBBY em detrimento da razão. Esse titulo é do SPORT e ninguém tira ou divide, pois seria tardio e IMORAL reconhecer erros e tirar doce da boca de criança.
    Creio que o Ministro do STF Marco Aurélio não vá manchar a imagem da Corte e dividir esse titulo com o Flamengo, lambança fez a CBF mas ela é legitima para regulamentar.
    PORTANTO FLAMENGUISTAS, NADA MUDA OU MUDAR, SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS DOS GRANDES CLUBES DE 1987.

  2. Espero que esse time dos traficantes da Rocinha, não desistam de tentar tirar esse Título de 87 do “GLORIOSO SPORT”.
    É UM PRAZER INDESCRITÍVEL, SENTIR A FORÇA DESSE LEÃO, PRATICANDO O EXERCÍCIO DO QUE É DE DIREITO, SEM SE CANSAR DE BATER, DAR LAPADAS, NESSES DOENTES, ENFERMOS.
    obs.: Barbinhas e infectadas, não se metam, pode sobrar uns cascudos em vocês. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  3. esse tal de “eu acho”..”dizem”.. ” eles falam”………..

    voces são ridiculos!!

    vão trabalhar!!, vagabundos!!!!!!!

  4. P/ essa minoria que entra aqui,mais perdido do que cego em tiroteio:

    “A decisão do Superior Tribunal de Justiça em relação ao título brasileiro de 1987 saiu em 8 de abril deste ano—————–>

    ” SPORT campeão Brasileiro de 1987 ! ”

    FIM DE ASSUNTO!!!

  5. todos esses sofredores de bahia e coritiba são travestis do nacruii..pq??

    Pq como o peixe do nacruii é ” pôdre” então.. procuram se fantasiar de travestis do coritiba e bahia,. pq são inferiores ao Sport..
    voces do transtorno bipolar, são cansativos !, seus desgraçados!!!

    hahahhahahahhahaha

    ridiculos!…kkkkkkkkkk

  6. Esse assunto do Campeonato Brasileiro de 1987 ,agora meus amigos JA ERA!!
    Não adianta Xôrôrô,ou “axometros” nada disso importa mais.!!

    Procurem outros assuntos!!!

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

  7. Os pernambucanos (leia-se torcedores do Sport) acham mesmo que essa será a decisão final? Hahahaha… curtam esse suposto título fajuto do Módulo Amarelo sem ao menos terem jogado com os grandes clubes.
    E a propósito, não só o Flamengo, mas nem o Internacional/RS aceitou disputar esse quadrangular. Aliás, fosse qualquer um do Módulo Verde, nenhum deles aceitaria jogar. Para clubes que disputaram um módulo anos luz mais forte que o pacato Módulo Amarelo (disputado ainda com 15 clubes e com uma final que não apontou o campeão em campo), seria ultrajante ter que se rebaixar a tal ponto.
    Mas resumindo tudo, a culpa desse desenrolar é da CBF e dos dirigentes da época. Puro amadorismo…

    OBS: O Brasil inteiro sabe que o Flamengo foi o campeão Brasileiro de 1987. A história que ficou, que a mídia mostrou e está documentada é essa!

    #SRN Carioca! MENGÃO Hexacampeão Brasileiro!
    #Twitter @adrikurt

  8. Aqui e nordeste, é SPORT campeão de 87. E flamengo por favor, tentem tirar nosso titulo dinovo porque o engraçado é fazer vcs passarem vergonha, DINOVO E DINOVO E DINOVO. Globo essa é pra vcs.

  9. (Pequena revisão no Texto que escrevi:)

    Vou dar uma dica mais uma vez,para esses poucos infelizes que insistem em contestar a verdade e a LEI (The Law!):
    O porque o Rubro-negro têm bases solidas para rir a Toa!!

    1-O maior causador de tantos fracassos dos Tricolores e alvirubros e é a Ilusão(delirius tremulus) de que so no ” Bocão” vocês se igualam ao Sport.

    O que na realidade nunca sera assim,é preciso muita Energia , Determinação ,Garra e Investimento(dinheiro) para se igualarem atualmente ao Sport.(A Arena do Sport esta orçada em R$750.000.000(setecentos e cinquenta milhões)..
    (So de passagem ,eu comento..agora o Flamengo esta pensando tambem em uma arena, e breve,em um desses delirius tremulus ,vão ate dizer que o S´port copiou eles…q se danem!!! hahahahahhahahaha)

    Esse assunto do Campeonato Brasileiro de 1987 ,agora meus amigos JA ERA!!
    Não adianta Xôrôrô,ou “axometros” nada disso importa mais.!!

    Procurem outros assuntos!!!

    A opinião de voces(sem fundamento e sem Base alguma) no seculo 21,(apos 3 tribunais decidirem???)
    nao vale um centavo FURADO !! so serve de piadas!!
    são Ridiculos!!!!

    O Problema maior do Nacruiii que é so vivem nas ILUSÕES e do passado…!

    Nao têm TAÇAS,nao têm titulos relevantes, nao Têm o Patrimonio (crescente) que o Sport tem e nem a Maior torcida do Norte e Nordeste.!(todos orgãos de pesquisa..unanimidade.)

    Ai ficam iludidos ,Delirando…uma realidade apenas VIRTUAL! so querem ganhar no Bocão,no Grito…etc.. e SÓ!!!

    Nao têm nada “PALPAVEL!!! nada!!,nada e morrem na Praia!!!

    Quando querem falar do Sport, se travestem de Baianos!!,hehehehehehehehehhe

    Acordem!!! adversarios,acordem!!!!!

  10. Li alguns dos comentários sobre este assunto que até hoje era eterno, ma acabou. Acabou e da forma mais justa possível. Sem ofensas, mas com razões, a torcida do flamengo deveria ler a situação sem emoção e com a razão. Há quem diga que futebol se ganha em campo, e está certo. Então porque o flamengo não foi à campo jogar? medo? vergonha? arrogância? fazer futebol com 200 milhões por ano e ainda ficar atrás de quem só tem uns 30? fugir de uma final por pura arrogância, se achando, quando os cofres estão devedores apesar dos aportes da CBF e da globo? regras não são feitas para serem seguidas? arrogância é a palavra que cabe a este clube, que merece todo respeito, mas que deveria ter um mínimo de humildade e reconhecer o equívoco que vossa diretoria cometeu ao fugir, covardemente, da final programada, planejada e assinada por todos, cujo molde foi repetido na Copa João Avelange e o Vasco, com muita humildade e maestria, nem contestou em participar e sair, com muito mérito, vencedor num jogo que fora adiado em decorrência a um acidente nas arquibancadas no primeiro jogo marcado. Coisa que o flamengo com, repito, extrema arrogância, quis burlar um regulamento que ele mesmo assinou e não respeitou. A isto chama-se de W.O., que, este clube, junto com o Internacional de Porto Alegre, ainda mereciam uma punição severa, que, tenho certeza, seria inputada ao Sport e Guarany, caso a situação fosse inversa. Ademais, aos que dizem que o módulo em que o Sport participou e venceu com todos os méritos, era segunda divisão, eu pergunto: Como e quando um time que foi vice-campeão de um campeonato da primeira divisão no Brasil, jogou o ano seguinte na segunda divisão? por acaso quando o flamengo foi vice, ele jogou no ano seguinte na segundona? NÃO!!!! é a resposta. E é correta essa resposta. Então, enaltecendo mais uma vez a arrogância Urubulina, eu pergunto: Como o Guarany pode ser vice em 86 e jogar a segundona em 87? Vocês aceitariam isso com vosso time? sejam sinceros…

    Portanto, queridos colegas rubro-negros do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e digna de belezas admiráveis, assim como o Recife e suas praias, queiram aprender a aceitar as coisa da forma correta como tem que ser. Aprendam a descer de um pedestal mais alto que vossa glória, e calçar as sandálias da humildade, pelo menos uma vez em vossas vidas, pois, a partir de de hoje, a partir deste momento, e, tardiamente, depois de 27 anos, este título de CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, que nunca vos pertenceu, é reconhecido pela 27ª vez como ÚNICO E EXCLUSIVO DO MAIOR E MELHOR CLUBE DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, O SPORT CLUB DO RECIFE. Tenham fé, que um ano vocês voltam a vencer novamente, mas esta vocês perderam. E para os que dizem que o SPORT tem um mísero título do campeonato Brasileiro, eu digo que é verdade. Mas, por um outro lado, vocês jamais terão um MESMO título ganho 27 vezes seguidas, e ainda em cima do flamengo, O QUE É MAIS GOSTOSO AINDA. PELO SPORT TUDO!!!

  11. Vou dar uma dica mais uma vez,para esses poucos infelizes que insistem em contestar a verdade e a LEI (The Law!):
    O maior causador de tantos fracassos dos Tricolores e alvirubros e alguns Flamenguistas que eventualmente vem aqui nos assuntos do Campeonissimo (pé no chão) Sport,:

    Agora meus amigos JA ERA!! ,nao adianta Xôrôrô,ou “axometros” nada disso!!!

    Procurem outros assuntos!!!
    Opinião de voces no seculo 21,apos 3 tribunais decidirem???
    nao vale um centavo FURADO !! so serve de piadas!!
    são Ridiculo!!!! hahahhahahaaaaa..

    O Problema maior do Nacruiii que é so vivem nas ILUSÕES e do passado…sabe???

    Nao tem TAÇAS,nao tem titulos relevantes, nao tem o Patrimonio (crescente) que o Sport tem!

    Ai ficam iludidos ,Delirando…uma realidade apenas VIRTUAL! e SÓ!!!Nao tem nada “PALPAVEL!!! nada!!,nada e morrem na Praia!!!

    Quando querem falar do Sport, se travestem de Baianos!!,hehehehehehehehehhe

    Acordem!!! adversarios,acordem!!!!!

  12. TODOS JÁ SABIAM, MENOS A GLOBO, A TORCIDA DO FLAMENGO E OS ANTIS QUE NÃO ACEITAM.DÁ-LHE LEÃO!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,
    FLAMERDA! ENGULA ESSA JUNTO COM A REDE BOBO

  13. Esse é o fim de todo e qualquer recurso que porventura qualquer pessoa ou entidade possa tentar incorrer, mais uma vez foi feita justiça, coisa tão rara num país institucionalmente corrupto, para desespero dos Flabostas, rede bôbo (Rio de Janeeeeero), e tambem os tricobarbies de plantão,kkkkk

  14. Jesus de maria:so um Milagre fara nautico ou santa cruz, ganhar qualquer coisa, diferente de campeonato Pernambucano…sera um verdadeiro MILAGRE!,meu bendito DEUS!!!!
    a segundona esse ano ja era..!Varios clubes brigando tudo com 50 pontos ,49 pontos, 47,e 46..pontos..NO centenario do santa cruz uma Porcaria,nao ganhou nada..!
    Voce ta engando pois a poucos anos Sport ganhou Copa do Brasil aonde voce estava? no purgatorio,por acaso?
    Copa do Nordeste,o unico..o clube de Pernambuco que ganha torneios regionais e nacionais..o Sport!
    Seu comentario mostra e demonstra.. muita insegurança.uma sugestão:.procura.. um medico e faz analise ok, amigo:??

  15. Como pernambucano digo o seguinte: foi justo, mas eu queria muito ver um dos clubes pernambucanos ser campeão brasileiro da primeira divisão, série A, módulo amarelo, ou qualquer que seja o nome. Não vejo motivo de comemoração nesse título de 87.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*