Estadual a caminho do 9º regulamento diferente em 9 anos

Edital do Conselho Arbitral do Pernambucano de 2015. Crédito: site oficial da FPF

Após ser refeito várias vezes, o esboço do Estadual de 2015 é o seguinte:

Turno preliminar (Taça Miguel Arraes)
Oito clubes (América, Atlético, Central, Pesqueira, Porto, Serra Talhada, Vera Cruz e Ypiranga) disputarão a fase em jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas. Os dois primeiros avançam ao turno principal – e também garantem vaga na Série D. Os demais disputarão o hexagonal do rebaixamento, no qual os últimos dois colocados serão relegados à Série A2 de 2016.

Turno principal
Os dois melhores do primeiro turno irão se juntar a Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport. Outra fase em turno e returno. Após 10 rodadas, os quatro melhores se classificarão às semifinais. Posteriormente, os dois melhores irão à decisão. Os mata-matas serão em jogos de ida e volta.

Como ocorre desde 2007, o regulamento deverá ser diferente, indo de encontro ao Estatuto do Torcedor (relembre as fórmulas aqui).

O conselho arbitral da próxima competição, com os doze participantes, ocorrerá em 7 de outubro, pela primeira vez na Arena Pernambuco.

A queixa maior é sobre a presença do Santa no turno principal. Mesmo fora do Nordestão, o Tricolor acabou escapando da fase preliminar – e assim não corre risco de descenso. A explicação da federação é que os times das Séries A e B não podem jogar no mês de janeiro.

Qual é a sua opinião sobre a proposta da FPF?

O Superesportes ouviu os clubes e a maioria discordou do modelo.

One Reply to “Estadual a caminho do 9º regulamento diferente em 9 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*