Sai o futebol, entra o colégio eleitoral

Urna eletrônica. Foto: U.Dettmar/Divulgação TSE

Um domingo sem futebol de norte a sul, de leste a oeste. No dia 5 de outubro, 142 milhões de brasileiros irão às unas para escolher os novos mandatos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

É o tradicional costume democrático, presente de dois em dois anos.

Em Pernambuco, para o pleito de 2014, estão cadastrados 6.356.307 eleitores em 151 zonas, distribuídas em colégios, clubes e órgãos públicos.

Acredite, além do pausa obrigatória nos jogos, há outra relação direta no futebol.

Sede do Náutico, na Avenida Rosa e Silva. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Nas centenas de locais de votação no estado, historicamente os três clubes do estado já abrigaram as eleições oficiais no país.

Náutico e Santa Cruz não terão expediente administrativo ou esportivo nas dependências dos clubes no domingo, pois ambos foram selecionados pelo TRE. Não há qualquer contrapartida no uso do espaço, pois a ocupação é gratuita, segundo a lei prevista no código eleitoral.

Na sede dos Aflitos, integrante da 8ª zona, 4.050 pessoas estão aptas a votar. Na 9ª zona eleitoral, o Santa Cruz tem dois locais em suas dependências. Um na sede (3.581 pessoas) e outro na quadra (1.919), totalizando 5.500 pessoas.

Estádio do Arruda. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Este ano seriam 15.781 pessoas aptas ao voto nos patrimônios dos rivais. Seriam porque o Sport (6.231 pessoas) deixou de integrar a estrutura organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O quadro passou ao BJ Colégio e Curso, na Madalena, também na 2ª zona.

Na descrição do TRE o local aparece como “Antigo Sport Club do Recife”.

O Leão foi palco de votação até 2012. Contudo, com a ideia de demolir o clube (que tinha três locais de votação em sua área) para a construção de uma arena, o TRE se antecipou e mudou o local.

Independentemente do local de cada um, que o voto seja consciente.

Sede do Sport, na Avenida Abdias de Carvalho. Crédito: Google Maps

4 Replies to “Sai o futebol, entra o colégio eleitoral”

  1. Gente, acabou de sair o resultado das últimas pesquisas:

    QUAL O MELHOR TIME DE PERNAMBUCO:

    SPORT……………………… 99,997 %
    SANTA CRUZ…………….. 0,002 %
    NAUTICO…………………… 0,001%

    A margem de erro é de 0,00000032 % para mais ou para menos.

    O nível de confiança da pesquisa é de 99%. Isso que dizer se se forem feitas 100 pesquisas, 99 estarão dento da margem de erro.

    Foram ouvidas 56.325.331 pessoas em 306 municípios do Brasil.

  2. Caro Cassio, temos 6,8 milhoes de eleitores. Nao seria melhor numa destaw votacoes vc poder escolher seu time de coracao? Acho q teríamos um numero bem próximo da real qtdidade de torcedores dos clubes. Grande abraco companheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*