FPF aprova a proposta do Estadual 2015 e todos os grandes escapam do descenso

Conselho Arbitral do Pernambucano de 2015, em 7 de outubro de 2014, na Arena Pernambuco. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Não houve surpresa no conselho arbitral. Mais uma vez, o modelo proposto pela Federação Pernambucana de Futebol foi aprovado sem contestação, apesar das reclamações na véspera. Realizado pela primeira vez na Arena Pernambuco, nesta terça, o evento que definiu as diretrizes da competição de 2015 reuniu representantes dos doze clubes participantes.

A queixa maior era sobre a presença do Santa Cruz no turno principal. Mesmo fora do Nordestão – a premissa básica -, o Tricolor acabou escapando da fase preliminar, e assim não corre risco de descenso. A explicação da FPF é que os times das Séries A e B não podem jogar no mês de janeiro.

O evento aconteceu sem a presença de Evandro Carvalho, em viagem à China, onde chefia a Seleção Brasileira para o confronto a Argentina. Assim, a palavra ficou com Murilo Falcão, diretor técnico da federação.

Desta forma, o regulamento oficial do Estadual de 2015 é o seguinte:

Turno preliminar (Taça Eduardo Campos) – 07/12/14 a 29/01/15
Oito clubes (América, Atlético, Central, Pesqueira, Porto, Serra Talhada, Vera Cruz e Ypiranga) disputarão a fase em jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas. Os dois primeiros avançam ao turno principal – e também garantem vaga na Série D. Os demais disputarão o hexagonal do rebaixamento, no qual os últimos dois colocados serão relegados à Série A2 de 2016.

Turno principal – 01/02/15 a 06/05/15
Os dois melhores do primeiro turno irão se juntar a Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport. Outra fase em turno e returno. Após 10 rodadas, os quatro melhores se classificarão às semifinais. Posteriormente, os dois melhores irão à decisão. Os mata-matas serão em jogos de ida e volta, tendo como critério de desempate o saldo de gols. Em caso de igualdade, pênaltis.

Como ocorre desde 2007, o regulamento será diferente, indo de encontro ao Estatuto do Torcedor (relembre as fórmulas aqui).

Conselho Arbitral do Pernambucano de 2015, em 7 de outubro de 2014, na Arena Pernambuco. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

One Reply to “FPF aprova a proposta do Estadual 2015 e todos os grandes escapam do descenso”

  1. Sou de Pesqueira e estou profundamente decepcionado, voltamos para a segunda divisão sem mesmo cair, pois esta primeira fase parece mesmo uma segunda divisão dentro da primeira, onde somente os dois primeiros vão conseguir o acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*