Coach, psicóloga, especialista em recursos humanos e ex-comandante do Bope. A psicologia em Pernambuco

Bope

O futebol pernambucano conta com três experiências na psicologia…

Trabalho de orientação e capacitação mental para melhorar o rendimento.

Visando o Brasileirão de 2014, eis a quarta incursão local, com o Sport contratando os serviços do ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Milutar do Rio de Janeiro. Sim, é o Bope. O palestrante Paulo Storani foi consultado até para a produção dos dois filmes Tropa de Elite.

Trata-se de um estilo bem diferente dos anteriores nos rivais centenários.

2010, José Luiz Tavares/Náutico
O coach trabalhou no Timbu durante a Segundona, com o objetivo de motivar o time na briga contra o rebaixamento. Curiosamente, José Luiz exerceu o mesmo trabalho no Guaratinguetá, na reta final. Os dois clubes escaparam do descenso, terminando em 13º e 15º, respectivamente.

2011, Suzy Fleury/Sport
O Leão trouxe uma psicóloga com formação em coaching e famosa ao ser a primeira mulher na comissão técnica da Seleção Brasileira, em 2000, sob comando de Luxemburgo. Ela veio para a reta final do Estadual. Suzy chegou a ficar concentrada com o time, em Gaibu. O Sport foi vice.

2013, Desirée Farah/Santa Cruz
Especialista em gestão de recursos humanos, Desirée comandou sessões com elenco para elaborar um diagnóstico e estratégias de comportamento. Seu trabalho foi focado no próprio estádio do Arruda, antes das atividades físicas. O Tricolor chegou a viver uma crise, mas acabou campeão da Série C.

Coach, psicóloga, especialista em recursos humanos e policial militar…

O uso da psicologia no futebol brasileiro remete desde o primeiro título mundial do país. Em 1958, a delegação verde e amarela viajou para a Suécia acompanhada do psicólogo João Carvalhaes. Lá, a Seleção conquistou a Copa.

Sobre este tipo de função, um breve resumo.

“O psicólogo do esporte não é mágico, não tem uma bola de cristal e também nenhuma pílula que solucione todos os problemas. Ele estuda o comportamento do atleta e o ambiente a sua volta. E a partir daí pode propor intervenções para modificar esse comportamento e, assim, melhorar seu rendimento.”

“A preparação psicológica é um processo, e deve fazer parte da preparação global do atleta. Quando se fala em Psicologia, em um acompanhamento de um psicólogo, logo imaginamos o contexto de um consultório. O trabalho do psicólogo do esporte é um pouco diferente do psicólogo clínico, ele irá acompanhar o atleta no seu dia a dia, durante o período de treinamento e competição e o foco principal é o desempenho. ”

Os dois parágrafos acima fazem parte do artigo de Sâmia Hallage Figueiredo, doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP.

3 Replies to “Coach, psicóloga, especialista em recursos humanos e ex-comandante do Bope. A psicologia em Pernambuco”

  1. *BOFE CONTRATADO PARA ALIVIAR NEURÔNIOS ATORMENTADOS DOS CRACAÇOS LEONINOS* Martelada, pardon, Martorelli e Barrinho contratando o tampa da mente humana da atualidade, o famoso BOFE recifense. Com cursos até em Toowoomba, Tasmânia e no Alaska, o Capita Bofense arrancará dos cabeçudos da MÁQUINA todo e qualquer neurônio enfermo, atormentado e assombrado com a aproximação da SEGUNDELA. Correndo de banda, Cabuloso e Zé do Rádio firmando acordo com os Papis KARLITOS, ROSQUETA e VAGINILDO P para AJUDA DO ALÉM. SULA garantida pelo TRIO FANTÁSTICO MACUMBAL Puts! PELO INCRÍVEL, FABULOSO MEGASPORT ASSUSTADORAMENTE ESPETACULAR TUDO!!!

  2. Num país com nível educacional medíocre, como o nosso, onde a maioria é incapaz de simples abstrações, terá um trabalho árduo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*