Vice-campeonato estadual, torneio seletivo, ranking nacional e a confusão das vagas na Copa do Brasil

Copa do Brasil. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Pernambuco terá apenas três representantes na Copa do Brasil de 2015.

Sport (campeão), Náutico (vice) e Salgueiro (3º lugar) se classificaram através do campeonato estadual de 2014.

Havia a expectativa de que o Santa também conseguisse a sua vaga, mas através do ranking da CBF. O Tricolor seria o último dos dez times agraciados pela lista. Para isso, o Vitória teria que entrar como vice-campeão baiano.

Mas acabou não sendo o caso…

Espertamente, a federação baiana distribuiu as duas vagas obrigatórias na competição local usando o próprio ranking da CBF a seu favor. Vamos explicar.

Com Bahia e Vitória bem colocados no novo ranking, a necessidade de entrar via Estadual é baixa. Então, não haveria motivo, em tese, para a FBF dar uma vaga ao vice – só o lugar do campeão é obrigatório, enxerga a entidade.

Assim, a federação da Boa Terra deu uma vaga ao melhor time da primeira fase, a Jacuipense, valorizando a disputa sem os grandes. Um detalhe polêmico: o regulamento da Copa do Brasil aponta que os estados com duas ou mais vagas precisam classificar os campeões e vices-campeões (!!!).

Segue o caso com a terceira vaga baiana, sequer utilizada no estadual. Foi para um torneio seletivo, fato que também ocorre no Ceará. Por aqui, seria algo como a Copa Pernambuco valer um lugar na Copa do Brasil, o que nunca ocorreu.

Assim, o estado da Bahia conseguiu emplacar quatro clubes entre os 86 participantes do mata-mata nacional, sendo um deles pelo ranking.

E a FPF seguiu com três, também porque o Tricolor está numa colocação ruim no ranking nacional. Afinal, ficou atrás até do ASA…

As participações dos times pernambucanos na Copa do Brasil (1989/2015):

Santa Cruz e Sport – 21
Náutico – 20
Central e Salgueiro  – 2
Porto – 1

11 Replies to “Vice-campeonato estadual, torneio seletivo, ranking nacional e a confusão das vagas na Copa do Brasil”

  1. Caro ” Eliasport ” você está equivocado em dizer que eu só quero humilhar o nacruz… por isso vou postar aqui os feitos da sarna cruy em 2014:
    .
    2014 – Sarna Cruy – Não ganhou nada no Pernambucano
    2014 – Sarna Cruy – Não ganhou nada no Nordestão
    2014 – Sarna Cruy – Não ganhou nada na Copa do Brasil
    2014 – Sarna Cruy – Não ganhou nada na Série B
    2014 – Sarna Cruy – Matou um torcedor com uma “privada”
    2014 – Sarna Cruy – Levou 4 lapadas do Sport (1×0, 2×1, 2×0, 3×0)
    2014 – Sarna Cruy – Não se classificou para o Nordestão 2015
    2014 – Sarna Cruy – Não se classificou para a Copa do Brasil 2015
    2014 – Sarna Cruy – Não conseguiu o acesso para série A
    2014 – Sarna Cruy – Perdeu a semifinal do Nordestão para o Sport
    2014 – Sarna Cruy – Perdeu a semifinal do Pernambucano para o Sport
    2014 – Sarna Cruy – Ficou em quarto lugar no Pernambucano (perdeu para o salgueiro)
    2014 – Sarna Cruy – Foi eliminado da Copa do Brasil pelo grande “Santa Rita”
    2014 – Sarna Cruy – Viu o rival chegar a 40 estaduais
    2014 – Sarna Cruy – Viu o rival chegar a 3 copas do nordeste
    2014 – Sarna Cruy – Viu o rival chegar a 3 Sulamericanas seguidas
    2014 – Sarna Cruy – Foi humilhado por Neto Baiano
    2014 – Sarna Cruy – Apanhou dentro de casa para o grande América-RN

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Esse Israel só pensa em humilhar os NACRUZ Aflitos do Canal, exibindo as façanhas do Papai da Cidade em 2014.

  3. Gente, o santinha precisa disputar a CB, NE, PE e Série B. Seria uma forma de adquirir mais recurso para sua sobrevivencia. Não tem explicação o Santinha perder a 3º vaga para o Salgueiro. Foi irresponsabilidade da diretoria do Santa.

  4. A federação baiana pode até ter agido de forma irregular, mas mostrasse preocupada com os clubes menores da Bahia, diferentemente da FPF que nada faz, repito, nada faz para beneficiar os clubes do interior do estado.Esse artificio de fornecer uma vaga na Copa do Brasil ao campeão do interior ou ao campeão da Copa Pernambuco poderia estar sendo usando a tempos em Pernambuco, por que quase sempre, o clube da capital que ficar de fora da Copa do Brasil, consegue vaga pelo ranking. Mas a FPF não estar nem um pouco preocupada com os clubes do interior, prova disso é o Pernambucano de 2012 que pelo regulamento fornecia uma vaga na Copa do Brasil ao quarto colocado, o Ypiranga conseguiu essa vaga e no ano seguinte a CBF “roubou” essa vaga de pernambuco, e a FPF ficou de braços cruzados, nada fez para ajudar o clube do interior, como sempre.
    Essa atitudes, aliada aos péssimos regulamentos do campeonato pernambucano, estão aos poucos destruindo grande parte dos clubes do interior do estado, pois clube nenhum consegue sobreviver passando um ano sem fazer sequer um jogo com os times da capital, pois é nestes jogos que os clubes menores conseguem as maiores rendas, e podem assim honrar seus compromissos. Espero que esteja enganado, mas num futuro não tão distante, teremos uma grave crise nos clubes do interior do estado, semelhante a que ocorreu na paraíba ano passado, pois cada vez mais, os campeonatos são menos rentáveis para os clubes menores do estado.

  5. Eu ainda penso q deveriam ser 64 clubes, todos oriundos dos campeonatos estaduais. Alguns estados com quatro vagas. Alguns com três, outros com dois, mais uma vaga do DF e o campeão do ano anterior (talvez o campeão do campeonato brasileiro tbm). E assim mata mata até o fim. O estado do campeão teria uma vaga a mais.

    Copa do Brasil é pra ter as maiores misturas.

  6. Cassio.. Se o regulamento diz que estados com duas vagas ou mais, entao tem VARIOS estados errados… Maranhão. .. entre outros.

    se fossem tres ou mais, beleza. Mas dois ou mais .. inclusive, nesses estados menores eh errado pois eh uma forma de valorizar esta outra copa q eles tem

  7. A cobra morta quer disputar pra que. pra fazer vergonha como ela costumeiramente faz, “Delírio Morais” e “Tiquinho” seu vice devem ir pro semáforo em Boa Viagem fazer pedágio, mendigar poooode, kkkkkk

  8. 2014 – SPORT – Campeão da Copa do Nordeste (tricampeão)
    2014 – SPORT – Campeão Pernambucano ( 40 títulos )
    2014 – SPORT – Classificado na Primeira divisão do Brasileiro
    2014 – SPORT – Classificado na Copa Sulamericana 2014
    2014 – SPORT – Classificado na Copa Sulamericana 2015
    2014 – SPORT – Primeiro campeão da Arena Castelão
    2014 – SPORT – Primeiro campeão da Arena Pernambuco
    2014 – SPORT – Primeira vitória na Arena Palmeiras
    2014 – SPORT – Título de honra de “Rei das Arenas”
    2014 – SPORT – Contrato com a “Adidas”
    2014 – SPORT – Contrato com a “Caixa”
    2014 – SPORT – Reconhecimento pelo “STJ” do título de 87
    2014 – SPORT – 4 lapadas na Sarna (1×0, 2×1, 2×0, 3×0)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Caro Cássio, o regulamento do baiano 2014 fere o regulamento da Copa do Brasil 2014, que, pelo Estatuto do Torcedor deve se repetir este ano. A federação com mais de uma vaga na CB, faz com a última vaga o que quiser, dentro da Lei, mas as outras vagas serão ocupadas pela classificação final do estadual respectivo, obrigatoriamente. A Bahia tem 3 vagas. Logo, campeão e vice do estadual estão automaticamente classificados(Bahia e Vitória) e a última vaga é da Federação pra dispor como quiser. Assim, o Vitória não entra pelo Ranking, abrindo a vaga pro Santa Cruz. A CBF é incompetente ou age de má-fé;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*