A pré-temporada de amistosos para os clubes pernambucanos em 2015

A pré-temporada instituída no mês de janeiro faz a sua estreia no futebol brasileiro em 2015. Assim, pela primeira vez os grandes times pernambucanos foram beneficiados com um período considerado “adequado” para a preparação, física, técnica e tática. Além da apresentação de jogadores, entre reforços e remanescentes do elenco anterior, os rivais podem experimentar formações distintas antes da estreia oficial, em fevereiro, no campeonato estadual.

Portanto, vamos aos amistosos agendados na pré-temporada do trio, variando tanto na tradição dos adversários quanto no número de partidas preparatórias.

Náutico

Pré-temporada do Náutico no CT da Guabiraba. Fotos: Julio Jacobina/DP/D.A Press

17/01 – Náutico x Decisão (apresentação do elenco)
22/01 – Náutico x Vitória (Supercopa do Maranhão)
25/01 – Náutico x Sampaio Corrêa ou Moto Club (Supercopa do Maranhão)

O Alvirrubro será o primeiro a entrar em campo, num amistoso nos Aflitos. Devido à falta de ritmo, apesar da rotina puxada no CT Wilson Campos, a partida terá dois tempos de 30 minutos. Outra curiosidade é que inicialmente o adversário seria a Ágape, uma associação de atletas profissionais, mas a FPF vetou porque não é um clube filiado. Veio então o Decisão, da segundona local.

A preparação de fato ocorrerá em São Luís, com a Supercopa do Maranhão. A federação maranhense criou o torneio amistoso para abrir a temporada. Além dos dois grandes clubes locais, foram convidados mais dois, Náutico e Vitória. No sistema mata-mata, com semifinal e final, o torneio ainda conta com uma premiação acumulada de R$ 300 mil para os participantes. Em contrapartida, a receita gerada (bilheteria, televisão, publicidade) irá para a federação.

Santa Cruz

Início da pré-temporada do Santa Cruz, no Arruda. Fotos: Julio Jacobina/DP/D.A Press e Jamil Gomes/Santa Cruz

22/01 – Santa Cruz x Zalgiris Vilnius, da Lituânia (amistoso internacional)
25/01 – Santa Cruz x Campinense

Mesmo com a pré-temporada em Chã Grande, após o início dos trabalhos no Arruda, o Tricolor programou seus dois amistosos para o Arruda. Inicialmente, a diretoria coral tentou contato com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, que organizou um tour no Brasil. Porém, a agenda do rico clube do leste europeu já estava cheia, com cinco jogos. Mas o status internacional se manteve.

Os tricolores aproveitaram a excursão de outro europeu, o desconhecido Zalgiris Vilnius, atual bicampeão da Lituânia e que também jogará contra Goiás e Gama. Três dias após esta partida, os corais tem pela frente o Campinense, campeão da Copa do Nordeste de 2013 e de volta ao regional deste ano.

Sport

Pré-temporada do Sport no CT de Paratibe. Fotos: Sport/assessoria e Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

24/01 – Sport x Nacional, do Uruguai (Taça Ariano Suassuna)

O Leão programou apenas um amistoso, à parte dos jogos-treino no CT José de Andrade Médicis. A ideia original era fazer um amistoso internacional contra o Boca Juniors, mas o poderoso clubes argentino enfrentará o maior rival, River Plate, em um amistoso numa data próxima. Assim, o Leão acertou com outro clube de tradição no continente, tricampeão da Libertadores.

Para aumentar a atratividade, foi criado um troféu em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, torcedor do clube e falecido em 2014. Apesar do caráter amistoso, a organização incorporou o programa Todos com a Nota, com 15 mil ingressos. Obviamente, o fato de a disputa ser na Arena Pernambuco pesou na decisão, pois é do interesse do estado viabilizar o empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*