Chico Science e Ariano Suassuna, mitos transformados em taças de Santa e Sport

Chico Science e Ariano Suassuna em encontro na década de 1990. Foto: Arquivo/Fred Jordao/DP

Chico Science e o manguebeat…  Ariano Suassuna e movimento armorial.

Dois dos nomes mais populares e queridos da cultura pernambucana, ainda que Ariano tenha nascido na vizinha João Pessoa. A paixão dos dois pelo estado era tão grande que não havia como ignorar o futebol. Chico, tricolor. Ariano, rubro-negro. Viventes das arquibancadas.

Na década de 1990, os dois viveram o auge nacionalmente, com os álbuns Da lama ao caos e Afrocibederlia e a adaptação da peça teatral O Auto da Compadecida. Entre essas obras, alguns encontros. Sempre ricos de ideias, amigos pessoais.

Hoje, eternizados, ocupam um lugar especial na memória de todos. Na música, na dramaturgia, no teatro, nos movimentos culturais etc. As homenagens são muitas, e o futebol faz parte delas.

Chico já havia sido caricaturado em uma figurinha do álbum do clube coral, enquanto os traços de Ariano inspiraram uma linha de uniformes leoninos.

Agora, um novo passo. Em 2015, em dois amistosos internacionais, Santa Cruz e Sport criaram taças amistosas com os nomes dos ilustres torcedores.

Primeiro, o Leão lançou a Taça Ariano Suassuna, visando o confronto contra o Nacional do Uruguai. O jogo contra o tricampeão da Libertadores foi agendado para a Arena Pernambuco, em 24 de janeiro.

A Cobra Coral não deixou por menos e batizou de Taça Chico Science a partida contra o Zalgiris Vilnius, da Lituânia. Mesmo nomeando a disputa depois, o jogo contra o bicampeão lituano foi marcado mais cedo, dia 22, no Arruda.

Que os troféus instituídos tenham vinda longa na pré-temporada dos rivais das multidões. E que o Náutico também lance o seu. Qual alvirrubro seria homenageado?

7 Replies to “Chico Science e Ariano Suassuna, mitos transformados em taças de Santa e Sport”

  1. Não me surpreende a resposta do idiota Domingos, típico costume de torcedores medíocre que usam o futebol como válvula de escape para algumas de suas frustações. Um típico “ser humano” babaca.

    Chico e Ariano, dois grandes ícones da arte e da cultura mundial.

    SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA!

  2. Sou Sport! Mas acho muito bacana essa atitude dos times pernambucanos.
    O Náutico deveria fazer o mesmo, lançando a taça Governador Eduardo Campos.

  3. Domingos,
    Você não pode falar isso, pois o Science foi um grande ícone da nossa música regional, ganhando o Gremlin da música mundial por inventar um ritmo, coisa que muito artista não faz, porém fico sem palavras sobre as obras do nosso eterno Ariano Suassuna, em questões de rivalidade de clubes, você não deve expor suas ideias mal elaboradas aqui, procure ouvir a música do Chico ou ler um livro para abrir sua mente, quando falamos em cultura Nordestina.

  4. sou Sport Club do Recife, mas não vislumbro como um mais importante que outro, ao contrario, reconheço a imensa importâcia de ambos em nossa cultura. viva a Chico, viva a Ariano. No mais, parabens aos respectivos clubes pelas merecidas homenagens.

  5. Assim como o Sport é infinitamente mais grandioso e importante em comparação com o time do arruda, o mesmo pode ser dito sobre Ariano Suassuna em relação ao Science.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*