A inversão do mando de campo em um clássico na Arena Pernambuco

Clássico na Arena Pernambuco. Arte: Maria Eugênia Nunes/DP/D.A Press

Um Clássico dos Clássicos com torcida invertida na Arena Pernambuco. A torcida do Náutico reduzida ao setor norte do anel superior e o público do Sport nos demais setores.

Nos quatro clássicos anteriores no local, pela Copa Sul-Americana, Estadual e Nordestão, o mando de campo foi do Alvirrubro, que tem um contrato assinado com o consórcio que administra o empreendimento. Contudo, bastou o primeiro clássico com mando rubro-negro para surgir a polêmica.

Ao negociar um pacote de dez jogos na arena em 2015, o Leão escolheu como primeiro jogo justamente o confronto contra o Timbu, em 8 de fevereiro.

A decisão fere a relação do Náutico? Seria uma inversão de campo?

O debate cresceu nas redes sociais, entre torcedores e jornalistas.

Aqui, a visão do blog.

A realização de um clássico contra o Náutico com mando do Sport, ou do Santa Cruz, em nada fere a relação dos alvirrubros com o consórcio. Primeiro porque o mando não é do Alvirrubro. E nem o estádio.

Claro, essa poderia ser uma cláusula prevista no longo contrato, privando o consórcio de abrir jogos assim. No entanto, esse tratamento diferenciado impediria a captação de recursos do empreendimento público-privado durante trinta anos. Aí, francamente, seria rasgar dinheiro (do estado).

Não é a presença da torcida alvirrubra no setor de visitante em um clássico como visitante que irá mudar a percepção do torcedor. Ou ao menos não deveria…

Em relação à inversão do mando, a história torna-se mais técnica.

Segundo o artigo 13 do regulamento geral das competições da FPF, “a modificação não se referirá às situações de inversão de mando de campo, o que considera, conforme a origem dos contendores, o âmbito das cidades no qual pertençam os clubes envolvidos, exceção feita à inversão recíproca, ou seja, a troca do mando de campos dos jogos de ida e volta, quando aprovada pelo DCO (diretoria de competições da FPF)”.

Inicialmente, a federação entendeu como inversão, tanto que vetou a mudança de praça. A direção rubro-negra argumentou que o estádio do Náutico é os Aflitos, sendo a Arena um campo “público” (e neutro), aberto a negociações com outros clubes. Não por acaso, dois contratos estão em vigor, do Náutico e do Sport.

Mais. Ainda há a obrigação, por parte do governo de Pernambuco, que os três grandes clubes do Recife joguem pelo menos duas vezes na arena para continuar fazendo parte do programa de ingressos subsidiados Todos com a Nota. Em 2014 o Santa recebeu o Porto na arena, e em 2015 o pacote rubro-negro prevê quatro partidas no Estadual.

Portanto, a inversão no Clássico dos Clássicos seria configurada com o mando do Sport exclusivamente na Ilha do Retiro, segundo o registro da FPF. E somente por isso.

Repito, esta é a visão do blog… e a sua? Comente.

Arena Pernambuco

10 Replies to “A inversão do mando de campo em um clássico na Arena Pernambuco”

  1. Óbvio que é INVERSÃO de MANDO de CAMPO!!!
    No início do campeonato todos os times são obrigados a apresentar o campo de jogo onde mandarão os seus jogos. Desta forma, a Cachorra poderia mandar jogos contra qualquer adversário, exceto contra o Náutico, que não configuraria a irregularidade. Contra o Náutico é EVIDENTE a INVERSÃO. Mas, infelizmente, a imprensa esportiva de PE está totalmente comprometida! Lamentável.

  2. O que determina o mando de campo não é a propriedade do estadio e sim a responsabilidade e competencia pelo jogo. (Renda, Publico, Custas, etc).

    Mesmo que o Sport fosse jogar nos aflitos, se assim desejasse, desde que a renda do jogo e a responsabilidade pela partida fosse do sport e o local do jogo da volta fosse responsabilidade do Náutico, não seria inversão de campo.

    O São Paulo cansou de alugar o Morumbi para Palmeiras, Corinthians e Santos inclusive para jogos contra sí, sem que isso representasse inversão.

    O porto aluga o estadio ao Central, quando o mando de campo é do porto o estadio “é dele”. simples.

    E nem vou falar no San Ciro que até de nome muda dependendo de quem manda o jogo.

  3. Para que o Náutico inventou de jogar nesse fim de mundo, só para fazer o que querem com o Clube.

  4. Não estou entendendo porque tanta polemica! no ano passado o Porto e Central jogaram ida e volta no mesmo campo e não teve problema.

  5. Seria configurado inversão se (e somente se) o jogo do 1° turno fosse de mando de campo do Nautico (Nautico x Sport), como a arena é uma PPP, não é de propriedade exclusiva do Nautico, diferente de Iha e Arruda, que são de Sport e Santa, respectivamente. Em o jogo sendo de mando do Sport no 1° turno, este seria realizado normalmente e no 2° turno, com o mando do Nautico, o Sport seria o visitante.
    Os diretores de PE parecem que gostam de complicar as coisas, de fazer o torcedor de besta.

  6. Bom Sou Rubro-Negro , Na minha opinião Os Três Time tem campos , Não precisa jogar na Arena estão perdendo a suas identidade , joga na arena a mobilidade é bem mais caro ( Ilha do Retiro,Arruda e Aflitos bem Localizados) Estacionamento caro (No Shopping o cara passa 4hs paga R$ 6 Reais) Arena Campo neutro, só porque é moderno , Grande coisa prefiro assistir jogo na ilha ficou na sobram (só Sócio) pago 5 reais de estacionamento na ilha é ainda degusto um churrasquinho de Gato. Na minha opinião foi a pior coisa que o Náutico fez perdeu a identidade .

  7. Se observarem as fotos acima, percebam que não existe e não poderá acontecer esta insanidade que está sendo proposta por um agitador barato…

    Se não for 100%, 99% dos camarotes da Arena PE , foram adquiridos por torcedores do NÁUTICO.
    A mesma proporção para os assentos prime e premium…
    Quem adquiriu camarote, pagou cerca de R$ 80.000.00 e outros pagaram até mais, dependendo da localização…
    Existe um contrato, onde diz que o proprietário do camarote utilizará o mesmo em todos os jogos na Arena PE. E ai??

    Observando a foto num jogo com o Sport de mandante, começo seria ??
    Não existe!!!! Ia chover ação demais na Arena PE.

    Só um louco, agitador pra propor uma baboseira dessa….

  8. É até curioso isso, mais a casa do Náutico é os Aflitos, não a arena, a maioria da torcida não considera a Arena como casa do Náutico e agora ficou mais do que provado, mesmo eu achando Melhor o Náutico jogando lá na Arena, pois bem, eles ( Diretória do SPORT) fizeram isso para provocar o Náutico, isso é Claro, tenho certeza que o Clássico entre Sport e Santa vai ser na ilha, mais Fazer o que Paciência, o Popoti vai Apanhar Duas Vezes no Mesmo Lugar, como Mandante e Visitante. rsrsrs

  9. Bota em qualquer Arena, tanto faz. Acabo com o timba até na Arena Pantanal. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  10. O argumento do Sport é que a casa do Náutico é os Aflitos. Na verdade, por contrato, o Náutico é obrigado a mandar todos os seus jogos na Arena, portanto sua casa é a Arena. Para entender melhor basta trocar Arena pelos Aflitos e verão que não faz o mínimo sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*