Náutico, Santa e Sport de contrato assinado com a Arena Pernambuco, com clássicos agendados

Arena Pernambuco

A temporada de 2015 começa com os três grandes clubes de Pernambuco de contrato assinado para jogar na arena em São Lourenço, cada um de seu jeito.

1) O Náutico, como se sabe, tem um acordo para mandar todos os seus jogos no estádio por trinta anos. Em vigor desde 2013.

2) Após as sete partidas no local em 2014, o Sport negociou outro pacote, agora com dez jogos, sendo quatro pelo Estadual e seis pela Série A.

3) Em seguida, o Santa Cruz anunciou um acordo de seis partidas na arena, sendo um pelo Pernambucano e o restante na Série B.

Nas partidas escolhidas por rubro-negros e tricolores, no Estadual, há uma particularidade: ambos escolheram mandar o clássico contra o Náutico.

A polêmica acerca do “mando de campo” na Arena Pernambuco, nesses clássicos, foi parar num conselho arbitral convocado às pressas pela FPF. E só a unanimidade entre os 12 participantes do torneio local poderá chancelar Leão e Cobra Coral como mandantes diante do Timbu, nesta edição.

Independentemente da votação, está claro que o cenário deverá ser adotado nos próximos anos, escrito (e claro) no regulamento original. E era essa a ideia para a operação do estádio. Desde o seu lançamento, em 15 de janeiro de 2009, sempre foi dito que os três grandes receberiam os seus principais jogos lá, sem exclusividade. Aos poucos, isso começa a se tornar real.

Afinal, trata-se de um campo neutro, administrado de forma público-privada.

Isso já ocorre há tempos, por exemplo, no Rio de Janeiro. O Vasco atua em São Januário, mas enfrenta Flamengo, Fluminense e Botafogo no Maracanã. Em Salvador, não é incomum o Vitória mudar o local do confronto contra o Bahia para a Fonte Nova, mesmo tendo o Barradão. É uma tradição nessas cidades, algo que, de fato, não existe no Recife, onde os principais clubes possuem estádios particulares. No entanto, ao menos fica claro que há onde se espelhar.

Para completar o cenário, existe uma lei estadual que obriga (sim, obriga) o trio a jogar ao menos duas vezes na arena, cada um, para que continuem fazendo parte do programa Todos com a Nota, com ingressos subsidiados.

Portanto, essa polêmica é um tanto rasa… e não passa de 2015.

Torcida do Náutico na Arena Pernambuco, contra o Sporting, em 2013. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Torcida do Santa Cruz na Arena Pernambuco contra o América-RN, em 2014. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Torcida do Sport na Arena Pernambuco.

2 Replies to “Náutico, Santa e Sport de contrato assinado com a Arena Pernambuco, com clássicos agendados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*