O gostinho de um título internacional, ainda distante das conquistas oficiais

Taça Ariano Suassuna 2015, Sport 2x1 Nacional. Foto: sportrecife/facebook

Até hoje, nenhum clube do Nordeste conquistou um título internacional oficial.

Quem chegou mais perto foi o CSA, em 1999, finalista da extinta Copa Conmebol. A partir disso, apenas participações sem brilho na Libertadores e na Sul-Americana. No Recife, ao todo, são quatro campanhas do Sport, duas do Náutico e nenhuma do Santa Cruz. Coadjuvantes na essência neste contexto.

Em relação aos torneios amistosos, a lista melhora um pouco, e só. Nesta linha, em competições organizadas pelos próprios clubes contra equipes estrangeiras, o Rubro-negro tem dois troféus. Ambos não oficiais, claro.

O primeiro foi o Torneio Leopoldo Casado, em 1980, num triangular com a seleção da Romênia e o Náutico. Agora, conta também em sua galeria na Ilha do Retiro com a Taça Ariano Suassuna, disputada em 2015 contra o Nacional do Uruguai. Entre os rivais, o Santa também já ganhou um troféu internacional. Em 2003, o Tricolor conquistou Torneio Vinausteel, no Vietnã.

Quem sabe um dia algum clube da região alcance um voo realmente internacional, devidamente chancelado pela Conmebol…

Taça Ariano Suassuna 2015, Sport 2x1 Nacional. Foto: sportrecife/facebook

10 Replies to “O gostinho de um título internacional, ainda distante das conquistas oficiais”

  1. Fiquei sabendo que Durval vai desfalcar o Sport no clássico.
    Motivo: TENDINITE.
    Tendinite nos braços esquerdo e direito por conta do excesso de troféus levantados em 11 mesem… 3

    Copa do Nordeste – 2014
    Campeonato Pernambucano – 2014
    Taça Ariano Suassuna – 2015

  2. Cassio, faz tempo que eu queria dizer isso, mas já que você citou meu nome nos comentários, tomei coragem para dizer:

    VOCÊ FAZ MINHAS “IDAS” À INTERNET SEREM MAIS PRAZEROSAS E EMOCIONANTES. SINTO AQUI NO BLOG A MESMA PAIXÃO QUE MEU PAI SENTIA QUANDO OUVIA AS RESENHAS ESPORTIVAS PELO RÁDIO NOS ANOS 80 E 90. ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO. SOU SEU FÃ.

    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    Assinado: Israel ( rubro-negro tri-campeão nacional )

  3. Israel,

    A postagem cita apenas os troféus amistosos diante de equipes do exterior com o time principal em campo. Neste caso, não levei em conta o Torneio de Chênois (Suiça), em 1999, e o Torneio Plattenhardt (Alemanha), em 2011, pois ambos foram na categoria Sub 20.

    Arthur Lma,

    De fato, o Sport foi duas vezes vice da Copa Renner, cujo nome oficial era “Copa Renner/Torneio Internacional de Verão”. Tanto em 1996 quanto em 1997, o Leão foi derrotado nos pênaltis na decisão.

    Ainda em finais, também destaca-se o Torneio Internacional da Amizade, realizado no Recife, em 1995, com Náutico, Santa, Sport e Porto de Portugal. Na final, o time português venceu o Tricolor nos pênaltis.

    Mais detalhes sobre torneios internacionais amistosos no Recife: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2014/12/25/um-torneio-internacional-para-abrir-a-temporada-da-europa-para-pernambuco/

    Ps. Há mesmo um problema em chamar a Taça Ariano Suassuna, diante de um time do Uruguai, em “torneio internacional amistoso”? Menos, galera. Inclusive, era esta a mesma situação do Troféu Chico Science.

  4. A imprensa pernambucana está notória pelo clubismo exacerbado, além da contumaz falta de assunto. Esse post foi o ponto mais elevado.

  5. GOSTEI DESSA PARTE DA MATÉRIA:

    ” No Recife, ao todo, são quatro campanhas do Sport, duas do Náutico e nenhuma do Santa Cruz ”

    SPORT, SEMPRE O MAIOR… EM TUDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Sport:
    .
    1980 – Torneio Leopoldo Casado (Brasil)
    1999 – Torneio de Chênois (Suiça)
    2011 – Torneio Plattenhardt (Alemanha)
    2014 – Torneio Ariano Suassuna (Brasil)

  7. Observação: o Santa Cruz também ganhou a Fita Azul, mas não era um torneio internacional, e sim uma honraria concedida pela CBF, para o clube que voltasse do exterior sem derrotas. A excursão coral foi em 1979.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*