Os recordes de audiência global na TV, do Super Bowl à imbatível Copa do Mundo

Audiência esportiva no mundo, em milhões de telespectadores

O Super Bowl de 2015, no Arizona, chamou como nunca a atenção dos brasileiros. A vitória do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks foi vista em bares e até cinemas no Recife. Sem dúvida alguma, é um megaevento anual, com o máximo em organização no esporte. Uma aula do que o futebol também poderia ser, associando audiência e entretenimento.

A partida foi assistida no canal NBC por 114,4 milhões de norte-americanos, registrando a maior audiência da história dos EUA (quadro abaixo). Na escala global, segundo o Sporting Intelligence, o dado sobe para 163 milhões. Apesar do bom momento, com exibição em dois canais pagos no Brasil, com pelo menos cinco jogos a cada semana, a NFL ainda está muito atrás do futebol.

Com uma influência muito maior no planeta, o soccer ocupa os três primeiros lugares no ranking global de audiência na tevê. A final da Liga dos Campeões da Uefa chega a quase 200 milhões de telespectadores, enquanto a decisão da Eurocopa alcançou aproximadamente 300 milhões. Pesa, claro, o interesse do Velho Mundo. Já a final da Copa do Mundo… Esse evento parece imbatível.

O jogão entre Argentina e Alemanha, decidindo o título em 2014, no Maracanã, foi visto por mais de 700 milhões de pessoas, ou 1/10 da população da Terra.

Recordes de audiência na TV dos Estados Unidos. Crédito: Nielsen Media Research/Wall Street Journal

9 Replies to “Os recordes de audiência global na TV, do Super Bowl à imbatível Copa do Mundo”

  1. O Superbowl do Futebol Americano tem um valor de mercado três vezes maior que a final de Copa do Mundo com menos de 1/4 da audiência do esporte da Fifarrupta e seus asseclas da lavagem de dinheiro Oriente/Ocidente. Enquanto a audiência da NFL e sua versão brasileira cresce exponencialmente no Brasil, a nova geração não se importa mais com o futebol inglês jogar com os pés, suas corrupções e suas regras cristalizadas do Século XIX. Enquanto os jovens talentos da NFL precisam passar por um banco de faculdade e ter boas notas, aqui no Brasil ou em outros clubes de futebol inglês Mundo afora poucos clubes investem na formação de jovens e nenhum atleta é obrigado a se formar no ensino superior para jogar o entediante campeonato de pontos corridos brasileiro, copia dos campeonatos europeus. Aceitem, futebol americano é o futebol do Século XXI.

  2. Essa é demais , comparar o futebol mundial com o futebol americano , esqueceram que o rugby é o 2º esporte mais praticado no mundo seguido do cricket , basquete e voley , O futebol , jogado com os pés , nunca ira perder sua magia e emoção , e não vai muito longe , em breve , será o esporte mais popular nos EUA e hoje é o mais praticado igualando já ao basquete entre os jovens norte americanos .Alem do mais , esse fut americano para demais , muito chato

  3. Pingback: Aula 6: teoria 2, Bourdieu | Comunicação em televisão (COM 1267)

  4. Para muitos o futebol americano se assemelha ao xadrez e é óbvio que vai ser chato ficar assistindo uma partida de xadrez ainda mais por três horas mesmo que saiba as regras, o que faz o futebol americano ser fantástico são as formas usadas pelas equipes para enganar a equipe adversária.

  5. Só era o que faltava para oficializar o Brasil como colônia americana. O futebol é cultural no Brasil , pois é algo que faz parte da alma do brasileiro. Se o americanos conseguissem colocar esse esporte horroroso no Brasil, isso seria o fim do nosso país. Se já não bastasse a influência americana em tudo no Brasil, imagine eles roubando a nossa alma que está no futebol.

  6. Pensava assim como a maioria, que futebol americano era horrível, mas mudei de ideia quando me aprofundei para entender as regras, só assistia futebol e NBA, mas de 2 anos pra cá fiquei viciado na NFL e agora que acabou a temporada estou assistindo a NHL, acho massa tb pq é um esporte rápido e na maioria das vezes rola umas tetras. hahahahaha

  7. Pode ser organizado como for,mas que esporte chato da porra, por mais que eu preste atenção, tente entender as regras, ai é que eu penso, nada se compara a uma partida de futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*