Supremo Tribunal Federal vai decidir o título brasileiro de 1987, com transmissão na TV

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

A decisão sobre o título brasileiro de 1987, tendo apenas um campeão (Sport) ou dois (Sport e Flamengo), chegou à mais alta instância do poder judiciário do país, o Supremo Tribunal Federal, que julga apenas matérias constitucionais.

Na pauta do STF já passaram casos de mensalão, ficha limpa, julgamento de Collor, legalidade do sistema de cotas em universidades, demarcação de reservas indígenas, entre outros processos notórios. A histórica disputa futebolística entre os rubro-negros se encaixa neste perfil? Agora, aos olhos da lei, sim, pois o recurso interposto pelo Mengo, após a decisão do Superior Tribunal de Justiça, favorável à exclusividade do Leão, foi aceito no “juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral”, a normativa máxima para que um recurso extraordinário do STJ seja aceito no Supremo.

A análise para este cenário coube à ministra Laurita Vaz, cuja decisão monocrática foi publicada para consulta pública neste 12 de março de 2015.

De acordo com o documento de duas páginas, o recurso carioca argumenta, além da repercussão geral (mesmo sendo uma questão esportiva, não dá para negar a sua existência), que o acórdão anterior sobre a disputa iniciada em 2011, após a decisão administrativa da CBF à parte do caso original, transitado em julgado em 1999, teria violado um artigo da Constituição Federal.

O texto da ministra termina assim:
Preenchidos os pressupostos de admissibilidade, admito o recurso extraordinário. Remetam-se os autos ao Supremo Tribunal Federal. Publique-se.

Agora, no passo a passo do juridiquês, o caso passará por um novo processo de admissibilidade, só que no STF, cuja decisão pode sair neste ano. Caso aceito, o julgamento no Supremo deverá ser transmitido ao vivo na televisão, direto do tribunal em Brasília, através da TV Justiça.

Eis a escalação para a final: Ricardo Lewandowski, Cármen Lucia, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Teori Zavascki e Roberto Barroso. Ainda há uma cadeira vaga no time titular.

Entre os nomes, quatro cariocas (Marco Aurélio, Lewandowski, Fux e Barroso) e nenhum pernambucano. Teoricamente, não faz qualquer diferença.

Que o imbróglio chegue ao seu fim no STF… ao vivo, para todo o Brasil.

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Foto: EBC

48 Replies to “Supremo Tribunal Federal vai decidir o título brasileiro de 1987, com transmissão na TV”

  1. Tenho uma notícia ruim para os tricobarbies. De todo jeito o Sport é o Campeão Brasileiro de 1987.

    Se a decisão do STF for favorável ao leão… o Sport é o campeão de 1987.

    Se a decisão do STF for desfavorável ao leão… o Sport é o campeão de 1987 ( junto com o Flamengo).

  2. Vocês sabem porque o flamengo tem tantos títulos a mais e mais importantes que o SPORT??? Porque esses times são brasileiros, onde a maracutaia e a lavagem de dinheiro sempre foram regras. O recurso que corinthians, flamengo e outros recebem, são ridicularmente muuuito superior aos que, por exemplo, times nordestinos recebem.
    Queria ver se esses recursos dos times de série A fossem parelhos se essa disparidade de títulos aconteceria.
    O flamengo contrata um “Messi”, não paga os salários, fica devendo milhões e depois vai pedir arrego ao governo pra anistiar suas dívidas astronômicas, enquanto o SPORT paga honrosamente em dias seus vencimentos, logo, dessa forma, fica quase IMPOSSÍVEL concorrer qualquer título.
    Aos que falaram sobre os demais títulos do flamento em relação ao SPORT aí está a explicação sóbria e imparcial do que ocorre.
    BANDIDAGEM no Brasil tem muito mais êxito do que os honestos.

  3. Não entendo, nós já temos indícios bastantes para duvidar da justiça brasileira, é tanto fulaninho da justiça comendo $$… Tem emissora que realmente, já perdeu o tino, o timbre e o rumo e ainda assim, não se orienta… Não me espanto com mais nada que saia como resultado disso…
    Só sei que o Sport é campeão sim, a emoção, a alegria e a glória disso não tem “justissa” que tire, não tem emissora que apague!!!

  4. O SUPREMO VAI OLHAR SEGUINTE QUAL É A MELHOR COLOCAÇÃO DA COISA NO CAMPEONATO BRASILEIRO AI VAI VER QUE EM MAIS DE 100 ANOS A MELHOR COLOCAÇÃO É O 11″ DECIMO PRIMEIRO LUGAR AI A TAÇA DAS BOLINHA VAI PARA COISA

  5. Se,se,se,se,se,se, o Supremo der ganho para o Flamengo havera “jurisprudencia” para a total MALANDRAGEM CARIOCA ou,”cara e Ôca” como queria…

    Talvez ate, na terra do “macunaima”, o Supremo Tribunal Federal

    eleja ” MALANDRAGEM” como ” Patrimonio da Humanidade”!!!!

    O “Carioca ” se acha esperto e se acha o cara mais inteligente do Brasil…sem razão nenhuma acha q sempre leva alguem na conversa de “malandro”…

    Alias veja ate aonde chega essa “vaidade” ” infantil” do carioca…que walt disney criou o “Ze carioca!! o Malandro!!!

    Vaidade cega:na musica “carioca” calcanhoto
    “CARIOCAS SÃO BONITOS
    CARIOCAS SÃO BACANAS
    CARIOCAS SÃO SACANAS
    CARIOCAS SÃO DOURADOS
    CARIOCAS SÃO MODERNOS
    CARIOCAS SÃO ESPERTOS
    CARIOCAS SÃO DIRETOS
    CARIOCAS NÃO GOSTAM
    DE DIAS NUBLADOS

    CARIOCAS NASCEM BAMBAS
    CARIOCAS NASCEM CRAQUES
    CARIOCAS TÊM SOTAQUE
    CARIOCAS SÃO ALEGRES
    CARIOCAS SÃO ATENTOS
    CARIOCAS SÃO TÃO SEXYS
    CARIOCAS SÃO TÃO CLAROS
    CARIOCAS NÃO GOSTAM
    DE SINAL FECHADO

    quem gosta de dia nublado..ou sinal fechado.??.Meu Deus qta BABAQUICE!!!!!!!!

  6. Rodrigo:”desculpa de amarelo é comer barro”..
    O tema aqui Sport campeão de 1987
    Flamerda apela para o Supremo…Supremoq tem tantos temas nacionais relevantes,vai julgar uma merda dessa?????

    vc ta drogado??????

  7. Não entendo como essa torcida burra da coisa critica tanto a Globo. O Sport é o time do nordeste que mais ganha de cota nacional. O Sr. Rembrandt Jr. e aqueles outros desqualificados também são da Globo. Voces acham que o a transmissão do campeonato daqui quem paga – e muito bem – ao clubes é a Band? Não é a Globo. Se não fosse ela os times daqui e de outros Estados estariam falidos. A globo não entra em campo, mostra os lances de diversos ângulos. A tecnologia não deixa margem para dúvidas. Engraçado, o Sport empatou com o Flamengo num lance de absurdo impedimento ano passado e a Globo estava onde? No último jogo contra o Gremio o flamengo estava vencendo e conseguiu o empate porque o Barcos levou a bola com a mão. Gol de falta e ainda expulsaram 1 do Flamengo. Só aí foram 4 pontos perdidos para a arbitragem. Onde estava a Globo. Vou mais longe: aquele jogo em que o Sport fez um gol e o juiz anulou porque supostamente a bola tinha saído todo mundo comenta. Sugiro que vejam o tape completo do jogo no youtube. O Leandro fez um gol em que o zagueiro dava mais de um metro de condição é foi anulado, nesse mesmo jogo. Ninguém comenta isso. Vocês deviam tomar vergonha na cara. Se querem ser time grande, como pode comemorar o 11. lugar no último campeonato.? Qual time grande do Brasil comemoria uma classificação dessas? Nenhum, porque afinal o Sport não é e nunca será grande.

  8. campeao? o Flamengo??

    meu filho, so se existir “Campeão do W.O”!!!(vão na FIFA,na Inglaterra e pergunta o que significa “W.O” !!!!)

    Sera a maior esculhambação na historia do Supremo!!

    Esta decisão eu quero ver!!!!!

    W.O consegue fazer um campeão Real e MORAL?????

    Carioca é malandro ou não é??

    Se,se,se,se,se,se, o Supremo der ganho para o Flamengo havera “jurisprudencia” para a total MALANDRAGEM CARIOCA ou,”cara e Ôca” como queria…
    Talvez ate, na terra do “macunaima”, o Supremo Tribunal Federal

    eleja ” MALANDRAGEM” como ” Patrimonio da Humanidade”!!!!

    kakakakkakakakakakkakakakakakakkaka!!!!!!

  9. sport, único campeão brasileiro de 1987, a fifa reconhece. a cbf reconhece, a comenbol reconhece. não tem como. chorô pra tu globo! chorô pra tu framengo! kkkkkkkkkkkkkk

  10. o flamengo há 27 anos atrás sonhou que foi campeão em 1987, o entulho da ditadura ou rede globo, ou ainda globo da peste que trocou o nome de pernambuco por NE, ao invés de se chamar globo-PE também sonhou com o framengo e começaram a acreditar nesse sonho, e até hoje o framengo chora, vai pra lá, pra cá, vai na fifa, no stj, e vem, e vai, e só leva tromba, só leva desacerto, é um caso psiquiátrico senhores(as) já! paciência tem limites, ele não supera o trauma da vergonha nacional da taça de isopor, mas o sport não tem nada com isso. tem culpa eu entulho/globo/framengo?

  11. só um meu deus do céu… tá lá no regulamento, o flamengo não conseguiu chegar as finais, perdeu por WO, ele por acaso quer tirar o vice campeonato do guarani e o campeonato do maior do centro-norte o leão da ilha?! faça-me o favor, o sport deve o que ao flamengo? o que o flamengo quer com/do o sport? o sport clube do recife nunca disputou final alguma com o flamengo! o sport clube do recife nunca disputou a decisão do campeonato brasileiro de 1987 com o flamengo. o sport foi à final com o guarani! mande o flamengo se resolver com o guarani primeiro. até porque se trata de uma decisão transitada em julgado. mas o sport recife nega que tenha disputado título, final, em 1987 com o flamengo, isso nunca existiu.

  12. Todos sabemos o que aconteceu naquele ano… Cbf formou um Módulo, e o Grupo dos 13 outro e no final iriam decidir o Titulo num quadrangular final… se inter e Flabosta q n Quiseram ir, problemas deles,,, Todos sabemos q O sport Ganhou esse Título no campo então Pfvr Me Poupe de Baboseiras Seu flamerdas…. podem aparecer aqui na porta da minha casa q eu dou um premio a cada um…

  13. SÓ NO BRASIL SE JULGA UMA COISA QUE NUNCA EXISTIU…EM LUGAR NENHUM DO MUNDO UM CLUBE QUE DISPUTA A SEGUNDA DIVISÃO PODE SER CAMPEÃO DA PRIMEIRA…POR ISSO QUE CHAMAMOS ESSA BABOSEIRA DE “TÍTULO’ DENOREX…PARECE MAS NÃO É……..ADMIRO MUITO VC CASSIO ZIRPOLI, MAS É IRRITANTE COMO VOLTA E MEIA VC VEM COM ESSA BABOSEIRA DE NOVO…AONDE JÁ SE VIU UMA DISPUTA DE PENALTES SER PARADA NO MEIO….O PROBLEMA DA NOSSA IMPRENSA É QUE ELA É PASSIONAL E PRATICAMENTE TODA TORCEDORA DO SPORT….POIS QUALQUER SER HUMANO DOTADO DO MENOR ÍNDICE DE PARCIALIDADE VAI VER QUE ESSE “TÍTULO” É UMA BALELA…..PENSE NUM ASSUNTO IRRITANTE…O GUARANY FOI VIVE DE 1986 E EM 87 DSIPUTOU ASEGUNDA JUNTO COM O SPORT…..ME DIGAM DÁ PARA LEVAR S SÉRIO ISSO??????SÓ QUEM É DOENTE MENTAL.TENHO DITO.

  14. Não cabe divisão de títulos, pois foi só um campeonato onde: “SE TIVER CRUZAMENTO, O CAMPEÃO É O SPORT POR TER TIRADO O FLAMÍDIA DE W x O “, e “SE NÃO TIVER CRUZAMENTO, O CAMPEÃO É O FLAMÍDEA, POIS INVALIDA O W x O “… A polêmica é só se é pra ter o cruzamento ou não, caso seja comprovado que o cruzamento era uma prerrogativa do campeonato em questão, como já foi, não cabe divisão…

  15. Até que enfim! A corte máxima fará justiça, declarando de FATO E DE DIREITO o que o BRASIL INTEIRO já sabe, desde 1987. ESSE TÍTULO É DO FLAMENGO, QUE JOGOU A SÉRIE A E VENCEU DENTRO DE CAMPO. AINDA HÁ ESPERANÇA NO BRASIL!!! SRN6

  16. Todos os títulos do flamerda são questionáveis, todos foram com maracutaia para lhe favorecer. Lembro que Dr.Sócrates era colunista da carta capital e uma vez ele escreveu que foi a CBF resolver questões profissionais, sobre sua aposentadoria e estava havendo uma reunião com portas abertas onde estavam o presidente do flamerda,do Corinthians, Ricardo Teixeira e um representante da rede Globo. A secretaria anunciou o Sócrates e eles mandaram ele entrar e Sócrates ficou totalmente impressionado com o que eles estavam conversando, Sócrates na revista falou que eles estavam arrumando um jeito na tabela para que a final do brasileiro da época fosse flamerda e Corinthians,Sócrates relatou ainda que eles viram que ele estava lá e estava ouvindo tudo e nem se quer disfarçaram, no mesmo momento Sócratesse retirou da sala e foi embora para esquecer ddefinitivamente o futebol brasileiro. Não adianta o campeonato será dividido pois esse troféu será da rede globo e ela detém os podres desses ministros e usará desses artifícios nefastos para seus interesses. Eu tenho vergonha.

  17. Porque não há mais apreço à moral ? Isto é um jogo muito sujo. Se vocês não sabem, o cruzamento dos dois módulos já estava previsto, antes do início do campeonato, em 1987. WO existe, sabiam ? É quando uma das equipes não comparecem à um jogo. É claro que o SPORT é o único e legítimo campeão brasileiro de 1987. O resto é sujeira advinda do poder financeiro de fRamengo e da rede gRobo, dois reconhecidos ícones do imoral. Mas, lembro que, para a FIFA, esta decisão não mudará nada.

  18. Sinceramente eu dixo esse 5ítulo para o Sport… É a única alegria q esse lixo de time vai ter… Fora q o meu mengão tem outros 5 títulos iguais a esse e mais vários outros mais importantes!

  19. com certeza deve ter algum arrumadinho,para beneficiar o flamengo,ja,que,o prazo para,recursos,tinha expirado,vamos ver se vai ser,mais,uma desmoralização,do judiciario,brasileiro.

  20. vai ser a ultima derrota do flabosta para fica desmoralizado de vez… pelo SPORT é Tudooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*