Supremo Tribunal Federal vai decidir o título brasileiro de 1987, com transmissão na TV

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

A decisão sobre o título brasileiro de 1987, tendo apenas um campeão (Sport) ou dois (Sport e Flamengo), chegou à mais alta instância do poder judiciário do país, o Supremo Tribunal Federal, que julga apenas matérias constitucionais.

Na pauta do STF já passaram casos de mensalão, ficha limpa, julgamento de Collor, legalidade do sistema de cotas em universidades, demarcação de reservas indígenas, entre outros processos notórios. A histórica disputa futebolística entre os rubro-negros se encaixa neste perfil? Agora, aos olhos da lei, sim, pois o recurso interposto pelo Mengo, após a decisão do Superior Tribunal de Justiça, favorável à exclusividade do Leão, foi aceito no “juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral”, a normativa máxima para que um recurso extraordinário do STJ seja aceito no Supremo.

A análise para este cenário coube à ministra Laurita Vaz, cuja decisão monocrática foi publicada para consulta pública neste 12 de março de 2015.

De acordo com o documento de duas páginas, o recurso carioca argumenta, além da repercussão geral (mesmo sendo uma questão esportiva, não dá para negar a sua existência), que o acórdão anterior sobre a disputa iniciada em 2011, após a decisão administrativa da CBF à parte do caso original, transitado em julgado em 1999, teria violado um artigo da Constituição Federal.

O texto da ministra termina assim:
Preenchidos os pressupostos de admissibilidade, admito o recurso extraordinário. Remetam-se os autos ao Supremo Tribunal Federal. Publique-se.

Agora, no passo a passo do juridiquês, o caso passará por um novo processo de admissibilidade, só que no STF, cuja decisão pode sair neste ano. Caso aceito, o julgamento no Supremo deverá ser transmitido ao vivo na televisão, direto do tribunal em Brasília, através da TV Justiça.

Eis a escalação para a final: Ricardo Lewandowski, Cármen Lucia, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Teori Zavascki e Roberto Barroso. Ainda há uma cadeira vaga no time titular.

Entre os nomes, quatro cariocas (Marco Aurélio, Lewandowski, Fux e Barroso) e nenhum pernambucano. Teoricamente, não faz qualquer diferença.

Que o imbróglio chegue ao seu fim no STF… ao vivo, para todo o Brasil.

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Foto: EBC

48 Replies to “Supremo Tribunal Federal vai decidir o título brasileiro de 1987, com transmissão na TV”

  1. O SPORT TEM QUE PARA COM ESSA PALHAÇADA DE QUERER O TÍTULO SOMENTE PRA ELE!! A PRÓPRIA CBF UNIFICOU OS TÍTULOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO E EM 1967 O PALMEIRAS FICOU COM 2 TÍTULOS NO MESMO ANO E EM 1968 O PALMEIRAS E BOTAFOGO COM DOIS TÍTULOS NO MESMO ANO E NEM POR ISSO NENHUM TIME RECLAMOU DE NADA, ENTÃO, CHEGA DESSE ASSUNTO… FLAMENGO E SPORT CAMPEÕES E PRONTO!! FIM DE PAPO!! A PRÓPRIA CBF E FIFA JÁ RECONHECEM O TÍTULO DOS DOIS TIMES…

  2. Na minha opinião ficaria mais bonito para o sport recife se eles lutassem por um titulo de verdade. Feio um time de segunda querer ser campeão da primeira divisão. É uma vergonha. Estão fazendo igual ao fluminense pular da terceira divisão e ir para primeira divisão a força. Cumprem e ganhem de verdade uma primeira divisão. vão ficar com essa marca feia pro resto da vida. independente da decisão do STF.

  3. Esse assunto já deu. O que irrita são pessoas que nem nascidas na época (ou eram muito crianças) dão opiniões com “um grande conhecimento de causa”. 87 trata-se de uma página negra no combalido futebol brasileiro, que vai de mal a pior em pleno século XXI.

  4. Calma, a decisão, que foi do STJ, é absolutamente normal!! Esse juízo inicial de admissibilidade é muito brando, normalmente não encaminham para o STF se tiver jurisprudência pacífica no sentido contrário ou o recurso for intempestivo. Quem decide sobre a repercussão geral do recurso é o STF!! O STF ainda pode não conhecer do recurso (não entrar no mérito da questão).
    Explicando melhor. Quando vc (Flamengo) se inconforma com uma decisão (do STJ), vc normalmente interpõe um recurso (nesse caso, recurso extraordinário) para que seja apreciado por uma instância superior (neste caso, o STF). O recurso, embora seja julgado pelo STF, TEM QUE SER interposto no STJ para que depois seja encaminhado para o STF.
    O STJ, por sua vez, faz um juízo “preliminar” sobre o recurso, se ele é tempestivo, se a matéria já não tem jurisprudência firme, etc. Se não se enquadra nessas hipóteses, o STJ admite o recurso. “Admitir” o recurso significa tão somente mandar o recurso para o STF.
    No STF, haverá novamente um juízo “preliminar” (antes da Turma decidir o mérito), mas com mais detalhes.
    É NESSE JUÍZO PRELIMINAR que esperamos que o recurso caia.
    Isso porque o recurso extraordinário, para poder ter o seu mérito analisado pelo STF, tem que preencher um determinado requisito, chamado “repercussão geral”.
    A repercussão geral, explicando de maneira bem simples, significa dizer que a matéria, para poder ser analisada pelo STF, tem que haver relevância jurídica, política, social ou econômica, que ultrapassem o interesse subjetivo da causa. A ENORME maioria dos recursos extraordinários caem neste requisito.

  5. Estudei este caso mais de 10 anos o Sport não perdera

    Finais do modulo amarelo Guarani 2 x 0 Sport
    Sport 3 x 0 Guarani
    prorrogação 0 x 0

    penalidade 11 x 11 ultimo batedor foi do Sport
    Ora, exigindo a RDI da CBF que os penaltis fossem cobrados
    sempre por batedores diferentes, enquanto isto se tornar pos
    sivel, claro está que a partir do 11 tiro, tal não mais seria possível,
    porquanto não mais havia jogador que já não tivesse se encar
    regado anteriormente da cobrança.

    Havendo igualdade de pontos ganhos, o critério
    de desempate havia de obedecer ao disposto no art.6º do Anexo II do
    Regulamento, como previsto no § 2º do art.9º do mesmo Anexo. Seguin
    do-se este critério, o SPORT sagrou-se o Campeão do Módulo Amarelo,
    porquanto: a) tinha o maior número de vitórias na soma das 3 fases
    (11 vitórias contra 10 do GUARANI); b) mesmo que.prevalecesse o entendimento
    de que o maior número de vitórias deveria ser considerado
    somente na 3ª Fase, o que implicaria em nova igualdade, o SPORT
    também se beneficiaria com a aplicação da 2-2 alternativa, pois apre
    sentava melhor saldo de gols(15 contra 8 do GUARANI); c) ainda mais,
    mesmo aplicando-s e o 3º critério, ainda assim o SPORT seria classificado,
    em razão do maior número de gols em seu favor (27 contra 20
    do GUARANI). Requer-se seja solicitado à CBF a confirmação destas
    afirmações.
    A CBF ploclamou o Sport campeão do modulo amarelo para jogar o quadrangular final ela tinha direito

    , o artigo 217 da constituição brasileira foi ploclamado muito depois depois da ação do Sport o artigo 5º XXXVI – a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

  6. PODEM RECLAMAR COM O SPORT:

    0800 87 87 87

    DIGITE 1 PARA RECLAMAR DAS PARTICIPAÇÕES DO SPORT EM TORNEIOS INTERNACIONAIS

    DIGITE 2 PARA RECLAMAR DOS 3 TÍTULOS NACIONAIS DO SPORT

    DIGITE 3 PARA RECLAMAR DOS 3 TÍTULOS REGIONAIS DO SPORT

    DIGITE 4 PARA RECLAMAR DOS 40 TÍTULOS ESTADUAIS DO SPORT

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Essa vai para os sofrentes da lombriga colorida:

    Observação 1 – Fita Azul não é título.É apenas uma homenagem.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_Azul_%28futebol%29 ). Homenagem por homenagem, o Sport também recebeu da FIFA em 2009 ( http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/southamerica/countries/country=BRA/index.html ) eu disse da FIFA.

    Observação 2 – Arruda… único estádio que nunca recebeu Copa do Mundo. A Ilha(Sport) já recebeu Copa do Mundo(1950) a Arena(Nautico) já recebeu Copa do Mundo(2014) o Arruda…NÂO…NÂO… NÃO

    Observação 3 – Se tirar o Hexa do Nautico, sobra o que ???…NADA. Se tirar a Série C do Santa, sobra o que ???…NADA. Se tirar a Série A do Sport, sobra o que ???… Série B de 1987, Série B de 1990, Copa do Brasil de 2008, Copa do Nordeste de 1994, Copa do Nordeste de 2000, Copa do Nordeste de 2014.

    Observação 4 – Participações Internacionais: Santa( nada )… Sport( Libertadores de 1988, Libertadores de 2009, Sulamericana de 2013, Sulamericana de 2014, Sulamericana de 2015.

    Observação 5 – Todo mundo sabe que Vice campeão não vale de nada. Aí vem um tricolor falar que já disputou ” 2 semifinais nacionais de elite ” kkkkkk.( se vice já não vale de nada, imagina ser o terceiro ou o quarto) Isso é uma piada. Mas já que você tocou no assunto o Sport já disputou ” 7 semifinais nacionais de elite ” eu disse 7 ( Campeonato Brasileiro de 1962, Campeonato Brasileiro de 1987, Copa do Brasil de 1989, Copa do Brasil de 1992, Copa do Brasil de 2003, Copa do Brasil de 2008, Copa dos Campeões de 2000 ).

    Observação 6 – O Sport nunca foi rebaixado para série C. Mas o ‘grande’ Santa Cruz passou 3 anos na série C e 3 anos na série D. Isso sim é uma vergonha.

    Observação 7 – Ninguém diz que Roberto Carlos é um ótimo cantor poque tem um cabelo bonito. Ninguém diz que Lulu Santos é um ótimo cantor poque tem um carro legal. Ninguém diz que Luiz Gonzaga é um ótimo cantor poque tem uma jaqueta de couro legítimo. O que vale para ser um bom cantor são as músicas. A mesma regra vale para o futebol… você acha que um grande clube é medido principalmente pelos seus títulos ou você acha que o que conta é… torcida bonita… estádio grande… média de público… jogar privada na cabeça dos outros…

    Observação 8 – Antes de falar mal do Sport, vai tentar chegar perto do Central que já foi Campeão Brasileiro Série B de 1986…eu disse série B. kkkkkkkkkkkk

    Observação 9 – Se você está incomodado com os títulos do Sport pode reclamar no telefone 0800 87 87 87….kkkkkkkkk. vou repetir:
    0800 87 87 87

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Caros Tricolores, eu poderia falar de tudo que o Sport é maior que a Lombriga ( ira passar uns 40 minutos digitando )… mas para economizar tempo vou falar só de 2015:

    Em 2015 quem é o líder do Pernambucano… SPORT

    Em 2015 quem é que está na Copa Nordeste…SPORT

    Em 2015 quem é que está na Copa Brasil…SPORT

    Em 2015 quem é que está na Série A…SPORT

    Em 2015 quem é que está na Sulamericana…SPORT

    Em 2015 quem é que já conquistou um troféu amador…SPORT

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. só digo isso:

    Santa Cruz – 2 semifinais nacionais de elite, maior estádio particular da região (60 mil lugares) e único a receber a Seleção, 1.4 milhão de torcedores, 1 ano com a maior média geral de público no Brasileiro e 5 presenças na Série A pós-1988 (23 no geral).

    toma povo BESTA da coisa

  10. SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE:

    Fita Azul Internacional 1 (1980Cscr-featured.png) – ÚNICO TÍTULO INTERNACIONAL DO ESTADO

    Campeonato Brasileiro – Série C (2013) – LIMPO, SEM FALCATRUAS, SEM PRESIDENTE ENTRANDO EM CAMPO E DECIDINDO “EMPATAR”

    Torneio Hexagonal do Norte-Nordeste (1967)
    Torneio Bahia – Pernambuco (1956)
    Torneio Paraíba – Pernambuco (1962)
    Torneio Quadrangular do Recife (1961)

    Campeonato Pernambucano 27 (1931, 1932Cscr-featured.png, 1933, 1935, 1940, 1946, 1947, 1957, 1959, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1976, 1978, 1979, 1983, 1986, 1987, 1990, 1993, 1995, 2005, 2011, 2012, 2013) TÍTULOS NA RAÇA SEM TRAPAÇAS, INCLUSIVE GANHANDO DO TRI-VICE NA CASA DELES NO DIA DO ANIVERSÁRIO DELES
    Super Campeonato Pernambucano (1957)
    Torneio Início 12 (1919, 1926, 1937, 1939, 1946, 1947, 1954, 1956, 1969, 1971, 1972, 1976)

    Torneio Vinausteel: 2003

    Campanhas de destaque

    Vice-Campeonato Brasileiro – Série B
    1999, 2005
    4° Colocado Brasileiro – Série A 1975
    3º Colocado Taça Brasil 1960

  11. Caro “Israel”, SIM, vocês vivem SIM de 87, esse povinho besta e matuto da coisa é obcecado por 87, o que mais se vê é matuto buchudo cheio de lombrigas almejando 87 por ai como se fosse um título de Copa Do Mundo, esquecem que jogaram contra treze, inter de limeira, joinville, rio branco etc…

  12. Caro “Jr” você postou um vídeo de um “título de verdade” ( uma merdinha de série C), mas acho que você está esquecendo algo:

    SPORT – CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL (2008)
    https://www.youtube.com/watch?v=xWdToKCVtSw

    SPORT – CAMPEÃO DA SÉRIE B (1990)
    https://www.youtube.com/watch?v=B6z5F_kYbTI

    SPORT – CAMPEÃO COPA NORDESTE (1994)
    https://www.youtube.com/watch?v=csm7aZkBBhw

    SPORT – BI-CAMPEÃO COPA NORDESTE (2000)
    https://www.youtube.com/watch?v=0wsweTKUqBg

    SPORT -TRI-CAMPEÃO COPA NORDESTE (2014)
    https://www.youtube.com/watch?v=yJpnGgLcm5E

    Nós não vivemos só de 1987, como tem uns babacas que vivem só de hexa ou só de série C

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Essa é a realidade (independentemente do que o STF decidir)

    Nautico………….hexa (1968)

    Santa Cruz…….série C (2013)

    Central…………..série B (1986)

    Sport…………….. série A… (1987) / Série B… (1990) / Copa do Brasil… (2008) / Copa do Norte-Nordeste… (1968) / Copa do Nordeste… (1994) / Copa do Nordeste… (2000) / Copa do Nordeste… (2014)

  14. Quando vejo a foto do time do flamengo eu só olho craques, jogadores campeões de copa do mundo, todo mundo conhece, agora do sport, eu não conheço nenhum jogador, eu não sei se é muito inteligente comparar os dois times, basta olhar o gol do título do flamengo contra o internacional, toque de bola objetivo, deixando a zaga do inter perdida, golaço … já o gol do sport, convenhamos, um gol de escanteio?????? é dose pra LEÃO. Pois esse foi o time que foi para a libertadores ser eliminado por times PERUANOS na primeira fase. Campeões da segunda divisão e ainda assim, dividido. Pense num timaço esse tal de sport.

  15. SPORT CAMPEÃO DE 87 jogando contra : treze, ceará, bangu, ” inter ” o de limeira , “atlético” o goianiense, joinville, guarani, rio branco … kkkkk agora o fraco FLAMENGO de : LEONARDO, JORGINHO, ANDRADE, ZICO, RENATO GAUCHO, AILTON, BEBETO , ZINHO, LEANDRO, EDINHO, DETALHE É Q TODOS FORAM JOGADORES DA SELEÇÃO KKKK esse timeco jogou contra : vices da gama, bambis SP , santos, cúrinthian2º , florminense, búatafogo, gaymio, pepas de SP, patético mineiro… ENFIM tens razão vcs são os grandes campeões, campeões da comédia kkkkkkk só faltam dizer q são os maiores rubro negros do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  16. sport, único campeão de 1987, a fifa reconhece, a cbf e a comenbol.
    flamengo bebê chorão! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    globo da peste bebê chorão! kkkkkkkkkkk
    flamengo/globo: NUNCA SERÃO! NÃO PASSARÃO!
    obs: a rede esgoto globo de tv sem legitimidade pra existir mais, sempre enganou o santa cruz fazendo a linha falsa em pernambuco com ele pra diminuir o futebol pernambucano, em outras palavras a globo quer dizer o seguinte: em pernambuco apoiaremos o santa cruz por sermos anti-sport primeiramente e pra nivelar o futebol de pernambuco por baixo, pra passarmos que o futebol pernambucano é do tamanho do santa cruz. apoiar o sport é estimular o náutico e o santa cruz a quererem ser campeões brasileiros, da copa do brasil, campeões do nordeste, chegar em libertadores.

  17. como o flamengo quer dividir um título que ele não se classificou às finais!?

  18. Só sendo a favor da rede Globo ou do Flamengo, um caso que já teve o seu trânsito em julgado é colocado em pauta de novo sendo uma decisão inconstitucional sem clubismo nenhum !!!!VERGONHA!!!!!!!!!

  19. como o flamengo quer dividir um título que ele não se classificou às finais!?
    qual o nome disso? quero ser campeão à força? no grito? isso é um caso típico de corno vingativo, tá parecendo os eua. leva gaia da mulher e sai dando a bunda pra se vingar… aí não vale né, covardia… que menino treloso, mimado esse flamengo, buáaaaaaa… quer melzinho na chupeta com açúcar flamenguinho filhinho? infelizmente só tem cana! quer? tem cano também, quer entrar pelo cano? kkkkkk…
    bem, o flamengo diz que ganhou do internacional e foi campeão, aí o flamengo tem que perguntar ao internacional quem é o único campeão brasileiro de 1987 e se o internacional vai querer o vice campeonato do guarani. e ainda se o são paulo vai devolver a taça definitiva das bolinhas ao framengo, igualzinha a uma que o sport tem lá na sala de troféus da ilha do retiro. e ainda, se o flamengo é mesmo o campeão ele devia pleitear o título com exclusividade, e não querer forçar uma divisão de título com o leão, isso me parece insegurança, pq?
    sport saudações! 87 só cabe um, 87 é do sport e ninguém, ninguém mesmo tasca! kkkkkkkkk a fifa reconhece, chorô flamengo…kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*