As multidões improváveis no início do Século XX

Em tempos de arenas no futebol, com palcos simétricos e assépticos, é quase um choque voltar cem anos no tempo e constatar multidões quase incontáveis em estádios quase sem arquibancadas. Não se fala aqui do Maracanã, erguido em 1950 para receber 200 mil pessoas, mas de canchas ainda mais antigas, sem tanto padrão estrutural. Então, vamos a três exemplos na Europa.

Acredite, o futebol já era profissional.

1901 – Crystal Palace (Londres)
A primeira grande multidão do século foi em 20 de abril de 1901, quando Tottenham Hotspur e Sheffiled United decidiram a Copa da Inglaterra no sul londrino. Um 2 x 2 diante de 110.820 pagantes, com gente tomando espaço onde sequer havia degraus e alambrados. Com o placar, um novo jogo foi disputado. Em Bolton, com apenas 20 mil espectadores, Spurs 3 x 1.

Final da Copa da Inglaterra de 1901: Tottenham 2x2 Sheffield United. Foto: reprodução

1909 – Camp de la Indústria (Barcelona)
O Camp de la Indústria, com sua arquibancada incomparável no morro acidentado, foi o primeiro do três “camps” do clube catalão, utilizado até 1922. Depois, o Barça assumiu o Camp de Les Corts, com 60 mil lugares. Por fim, o Camp Nou, em 1957. Hoje, com capacidade para 99.354 cadeiras. Há um século, seis mil pessoas, em pé, no limite da sobrevivência.

Barcelona em ação em 1909. Foto: Barcelona/arquivo

1927 – Hampden Park (Glasgow)
Ao todo, 111.214 torcedores se acotovelaram no barranco que formava parte do gigantestco estádio escocês. De perder de visa. Naquele dia, a Inglaterra venceu a Escócia por 2 x 1, em partida válidade pelo extinto campeonato britânico. E olhe que o maior público neste clássico seria registrado dez ano depois, com 149 mil pessoas em Hampden Park. Haja barranco.

Hampden Park lotado para o amistoso entre Escócia e Inglaterra

2 Replies to “As multidões improváveis no início do Século XX”

  1. Esse Camp de la Indústria é o melhor exemplo de futebol alternativo. Se eu tivesse uma máquina do tempo, ia tomar uma cerveja lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*