O caminho até o título do Nordestão 2015

O mata-mata da Copa do Nordeste de 2015. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

O caminho está traçado até o troféu dourado da Copa do Nordeste de 2015, com um duelo duplo entre clubes pernambucanos e cearenses nas quartas de final. O chaveamento foi definido na sede da CBF, no Rio de Janeiro, através de um sorteio dirigido, com direito a transmissão na televisão.

Nesta edição da Lampions League, com todos os ex-campeões presentes, o sistema de classificação será o mesmo adotado na Copa do Brasil. Quem fizer mais pontos nos 180 minutos, passa. Em caso de igualdade, vem saldo de gols, maior número de gols na casa do rival e, por último, pênaltis.

A disputa das quartas de final acontecerá nos dias 25 e 29 de março. A vantagem no mando de campo nas próximas fases será definido de acordo com a pontuação geral, somando a fase de grupos e o mata-mata.

O campeão receberá R$ 2,74 milhões e uma vaga na Copa Sul-Americana…

Sport x Fortaleza
Um duelo de leões. Entre as quatro opções no pote 2, o atual campeão regional pegou o adversário mais tradicional. Em fase de reconstrução, o Fortaleza vem conseguindo bons resultados na temporada, quebrando inclusive um tabu contra o rival Ceará. Ao Sport, pesa bastante a favor o elenco superior tecnicamente, o entrosamento e a maior tradição. Mas precisa jogar mais bola…

Bahia x Campinense
Curiosamente, este foi o último jogo da primeira fase, com o time de Campina Grande se classificando num sufoco daqueles aos 49 do segundo tempo. Na ocasião, o Baêa estava com uma equipe reserva. Agora, com Kieza, Léo Gamalho e Maxi Biancucchi, a parada é bem mais pesada para o time paraibano, campeão nordestino em 2013. O Bahia é franco favorito.

Ceará x Salgueiro
O Carcará terá uma missão complicada para avançar à semi: superar o Castelão. Vice-campeão em 2014, o Vozão voltou a investir para a sua obsessão, o título do Nordestão. Mesmo veteraníssimo, Magno Alves segue decisivo, chamando a responsabilidade. Para continuar fazendo história, o time do interior pernambucano precisa fazer o “crime” no Cornélio de Barros.

Vitória x América-RN
Reedição da final de 1998, ano do único título do futebol potiguar. No presente, contudo, o rubro-negro baiano vai mandando. Os dois times se enfrentaram na primeira fase da copa, com o Vitória – dono da melhor campanha no torneio – vencendo lá e lô. O atacante Neto Baiano, destaque do Sport na conquista de 2014, segue fazendo o seu nome no regional.

Pitacos na semifinal: Sport x Bahia e Ceará x América-RN (uma surpresa?).

Sorteio do mata-mata do Nordestão de 2015, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

17 Replies to “O caminho até o título do Nordestão 2015”

  1. Essa copa do Nordeste é o melhor campeonato do País e as torcidas tem prestigiado muito comparecendo em massa aos estádios. Bahia, Pernambuco e Ceará comandam o espetáculo. A televisão infelizmente só enxerga o futebol do sul e sudeste e quando faz alguma remota alusão é a Bahia e Pernambuco.

  2. Ao Jeyzon e Eduardo Silvestre:
    Eduardo, da onde você tirou que eu sou torcedor do Fortaleza??? Sou pernambucano da gema, recifense, torcedor do Sport ainda mais, mas não sou cego e não acredito em qualquer comentário quem faz minha cabeça sou eu, eu vi que o Fortaleza mesmo sendo serie C é um ótimo time então alertei tudo aqui aos torcedores o que iriam enfrentar, quem não acredita paciência. Meu deus vc ainda por cima elogiou o veinho Vitor, ja vi que vc tem que melhorar muito sua visão de futebol mesmo, esse Vítor não serve nem pro grupo A da serie C.
    Jeyzon, você tem uma ótima visão de futebol, é bem isso mesmo, alguns times da serie C jogariam a serie B no meio da tabela exatamente isso porque a Serie B é um futebol horrível, tenha certeza que esse Fortaleza na serie B passaria longe de ser rebaixado mesmo estando na “C”, o problema do Sport pra mim é qualidade, que não tem. Sinceramente acho o Fortaleza tecnicamente parelho com o Sport, mas o Sport tem um ótimo sistema tático para a serie A que o fará sobreviver sempre se o Sport aprender a ser um Goiás, ou seja, ser sempre serie A e ficar no meio da tabela as vezes próximo da liberta, mas se o Sport quiser dar um passo maior que a perna como sempre faz vai acabar caindo pra B outra vez e como você mesmo disse pelo seu poder de investimento e sua torcida é natural que suba, graças a divisão desigual do futebol brasileiro e é aí que entra a parte boa da série C, lá é comunismo financeiro, o que desequilibra é, de fato, o tamanho do time, sua torcida, sua equipe e sua organização dentro e fora de campo, ou seja é equilíbrio por isso gosto dessa competição.

  3. Castelão pro Sport é uma varanda com vista pro mar. Tranquilidade total que vamos passar fácil pelo Fortaleza e depois seguir em frente rumo ao TETRA DA COPA DO NORDESTE!
    NO CASTELÃO FAREMOS O RESULTADO PRA ADMINISTRAR EM RECIFE.

  4. caros amigos, o SPORT RECIFE nunca subjuga seus adversários,toda via porém e obvio quer queira quer não, o respeito ao peso de seu longo e extenso curriculum nacional,estadual e internacional.seguidos de vastos titulos e muitas vitorias a conquistar.
    de fato ser humilde,requer ser grande,e esse titulo o sport também tem.
    ****** RETROCEDER NUNCA,RENDER-SE JAMAIS ******
    esse e o nosso lema.

  5. Respeito a opinião do Jr. torcedor do Fortaleza, ele esta certo em acreditar no time dele, porém acho que ele vai decepcionar-se porque o SPORT vai passar pelo fortaleza até de maneira fácil, ai você me pergunta, porque tanta conficção?. Acontece que o SPORT até agora não mostrou o futebol que o time tem, são vários fatores que interferem, campos ruins, para um time técnico, motivação de um elenco que sabe que é melhor,mudanças na estrutura tática, saiu o principal jogador do esquema tático que era o Patric e o veinho Vítor ainda não esta no nível dele embora já começa a mostrar inclusive jogadas ensaiadas como Patric fazia, e o principal, o time sabe que esta devendo e a hora de mostrar é agora. Então Jr. prepare-se você vai perder no Castelão, estadio de 1º mundo com gramado para bons espetàculos.

  6. Fortaleza tem torcida superior ao só Sport. A coisa é muito boa nas pesquisas, mas em termos de torcida que vai a campo, Pagando, Deixa o Sport comendo poeira. A média de público do Sport sem o todos com a nota é ridícula. Maior público do Brasil ano passado, Fortaleza x Macaé, 63000 pagantes. Eu afirmei pagantes, diferente do Santa que coloca 50.000, mas 15000 é do me engana que eu gosto TCNota

  7. Tem um comentário aí que sei não… o cara acha o máximo, o futebol da série C. Putz… Respeito qualquer comentário e vejo certa proximidade no futebol da série C (candidatos à subir) com o futebol de meio de tabela da série B,,,, mas o Sport é diferente, série A é anos-luz de diferença, mesmo quando esteve na série B nos últimos anos (e quando estiver também será) sempre esteve disputando o acesso. O investimento do Sport é outro. Cota fixa de televisão. Respeito o Fortaleza e qualquer outro time, mas se o Sport quiser jogar o que sabe…. passa sem titubear. O problema do Sport é deixar a preguiça e o desânimo de lado.

  8. Sport se lascou viu. Pegando o Fortaleza que tem não só time mas um elenco muito bom.
    PS: no Podcast (Fred principalmente) vocês falaram que tao “endeusando” e colocando muito bicho papão no Fortaleza, e ele desmistificou dizendo que o Fortaleza é da serie C. Eu convidaria Fred a assistir um jogo do grupo A da série C e depois ver um jogo da serie B e me dizer qual o melhor nível técnico assistido. Nao é porque ta na serie C q é ruim muito pelo contrário, a base de serie C de Santa, Sampaio e Luverdense conseguiram se manter na serie B ano passado todos no meio da tabela e com total impressão de que poderiam ter conseguido o acesso.
    Não acredito que o Sport passe do Fortaleza não, o Sport continua com os mesmos erros do ano passado, pouca técnica, futebol feio mas competitivo, ano passado funcionou, dessa vez acho que não será suficiente, acho que torcida e técnica será fundamental e nos dois o Sport ta devendo muito no ano, Fortaleza passa.
    O time “de série C” Fortaleza tem alguns nomes como: Lucio Maranhão, Cassiano ex-Santa, Dudu Cearense ex-selecao, Deola ex-palmeiras, Auremir ex-Vasco e Náutico, entre outros coadjuvantes de muita qualidade.
    Salgueiro só UM MILAGRE pra tirar o Fortíssimo Ceará que passou em primeiro no grupo da morte, Salgueiro é a segunda maior zebra na minha opinião, Ceara passa tranquilo.
    O Bahia montou um belíssimo elenco e excelente ataque principalmente, um favorito ao titulo sem pestanejar. Pega um Campinense bastante fragilizado e inferior e ainda que isso não bastasse, vem perdendo bons jogadores como Sandrinho ex Sport que era um destaque do time. O maior jogador do Campinense é a sombra de 2013 e a esperança da torcida de um “replay”. Bahia favoritaço.
    PS: Fred comenta muito bem mas menosprezar o titulo do Campinense é de uma arrogância e imbecilidade. Parabéns Cássio por fazer o contra ponto nisso.
    Vitoria x America é equilibrado, Vitoria é favorito apenas pela camisa porque futebol no campo ta mal no ano, America ja chegou na semi ano passado e montou um time bom pra série C (um time de serie B na C, assim como o Fortaleza). Tambem vou na sua surpresa, acredito no América.
    PS: no Podcast você Cássio cometeu um pequeno erro, afirmou que o America é da serie B quando na verdade ele caiu da B pra C ano passado.

  9. A RAPOSA DA NOSSA PARAIBA VAI SURPREENDER MAIS UMA VEZ,DESTA VEZ COM JUSTO MERECIMENTO SENDO PREMIADA COM UMA VAGA NA SULAMERICANA.

  10. Vamos Salgueiro!!! O interior do estado esta bem representado. Estamos entre os 8 melhores do nordeste.

  11. Essa competição precisa ser sempre valorizada. Se as quartas já serão bastante interessantes as semis então devem pegar fogo e isso é ótmo.

  12. Também fico irritado quando não usam o escudo oficial do clube. O Esporte Interativo também anda pisando na bola nesse assunto. Tanto no sorteio quanto nos jogos usa um escudo sem as estrelas. Isso é um erro grotesco, primário e prejudica a imagem do clube! Vamo se ligar ai pessoal!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*