Recontagem de público na Ilha do Retiro só aumenta uma desconfiança antiga

Nota oficial do Futebol Card ao Sport

A final do Campeonato Pernambucano de 1998 foi presenciada por 56.875 pessoas. Não, o jogo não foi no Arruda. Foi em uma abarrotada Ilha do Retiro, ainda sem a ampliação da “Curva de Dubeux”, no jogo entre Sport e Porto.

De lá para cá o estádio ficou estruturalmente maior, mas a sua capacidade curiosamente foi reduzida. Sobretudo pela questão de segurança, com o tamanho do assento para cada torcedor passando de 30cm para 50cm. Assim, na última medição feita pela FPF, em 2013, a capacidade do Adelmar da Costa Carvalho foi estipulada em 32.923. Público teoricamente sentado.

Era necessário essa breve explicação para contestar o público anunciado no jogo Sport x Fortaleza, com casa cheia no Nordestão. Não que tenha sido a primeira partida com o visual contrastando com o borderô, na Ilha, no Arruda ou nos Aflitos. Longe disso.

Porém, neste caso chamou a atenção as idas e vindas do público oficial, com recontagem, nota oficial da Futebol Card, que gerencia a venda de ingressos do Leão, e um resultado final que não convence ninguém. Anunciar 23.160 pessoas no jogo de volta das quartas de final do regional de 2015, um dia depois, só mantém acesa a polêmica acerca de uma desconfiança antiga sobre evasão.

Uma desconfiança pontuada pela ação na cara dura dos (muitos) cambistas, inclusive dentro do clube. Ao se dar conta de que alguns aparecem com 30 ingressos de sócio nas mãos, é porque algo está muito errado lá dentro…

Já a direção alega que a torcida estava “espalhada” no domingo. Compare.

Geral da sede na final estadual de 1998.

Geral da sede nas quartas de final do regional de 2015.

Acredite, essas fotos são separadas por 17 anos e 33.715 torcedores…

9 Replies to “Recontagem de público na Ilha do Retiro só aumenta uma desconfiança antiga”

  1. Rapaz, não tem jeito, todo mundo sabe que por trás disso tudo tem um esquema gigante e ninguém toma uma providencia, acredito que isso tudo ocorra pelo fato de que todos envolvidos comerem algo e estarem de complô, o clube, os cambistas, o auditor fiscal da receita que pode muito bem receber um agrado pra fingir que a contagem foi certa. Isso é no arruda, na Ilha, era nos aflitos não tem jeito, só não ocorre na arena porque lá o buraco é mais em baixo. Coisas do Brasil, todo mundo sabe que tem ladrão mas finge que não.

  2. Mais uma prova do desrespeito aos sofridos torcedores de nossos times. Seja em qual estádio for, a canalhice das Diretorias é a mesma. Exceção seria a Arena, mas…

  3. Cássio, juro a você que pensei que a foto antiga era a nova. Só fui me convencer uns 10 segundos depois devido as placas de publicidade atrás da barra.

  4. A onda é, o Sócio, vai comprar ingresso no dia do jogo e o ingresso acabou, se eu sou sócio e só eu não fui comprar ingresso tem q ter 1 ingresso nas sociais q é o meu! Não é possível se vender mais sócios do que o numero de associados do clube.

  5. Essa falta de vergonha é histórica. Um absurdo que perdura há tanto tempo que acabamos acostumando e aos poucos, esquecendo que continua sendo um absurdo. Grande post, Maestro. A sacada das fotos foi genial.

  6. clubismo a parte … TODA VEZ q vou ao arruda na entrada das bilheterias tem bem uns 30 CAMBISTAS vendendo ingresso de tudo q é tipo e o pior … POLICIAIS E SEGURANÇAS AO LADO DELES CONVERSANDO ( QUASE DANDO PROTEÇAO ) ja discuti com segurança e cambista bem umas 5 vzs pq os cara enxen o saco pra te empurrar 1 ingresso … agora a FPF e a Imprensa fala de falta de publico ETC… + la em SP tamb se falava ate colocarem os PM pra prender cambista por ate 1 ano ( CURIOSAMENTE ) o bordero e os publicos SO FIZERAM ALMENTAR !!!

  7. Além de cambistas, é preciso saber se há algum interesse do clube, do ponto de vista fiscal, para anunciar menos gente. Se a imprensa for atrás das contas, pode desmascarar.

  8. E essa foto de ontem, foi antes do inicio do jogo, quando ainda tinha muita gente entrando. Esse público na geral ainda aumentou um pouco!

    Há anos que os públicos na ilha são diminuídos descaradamente, é só comparar com jogos do Sport na arena, que chegaram na casa dos 20 mil, e ver que é impossível só ter tido 23 mil pessoas ontem.

  9. Isso tem que ter uma investigação mais aprofundada, Cassio. Falar com funcionários sei la, só comparar as fotos não faz o estrago necessário. Tem que ir mais fundo nesse probma, é serissimo estão roubando o Club e os sócios tem direito algo mais concreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*