O dia do jornalismo, nem sempre com acertos no mundo esportivo

Jornal de Madri (Marca) crava os novos "reforços" do Real Madrid. Crédito: reprodução/twitter

Hoje é o Dia do Jornalista.

No jornalismo esportivo, um dos momentos mais agitados na temporada é o de especulações e anúncios de novos reforços nos principais times.

Na mesma intensidade da ansiedade da torcida, aumenta a audiência nos sites e na circulação dos jornais. Um reflexo direto.

Nem sempre, obviamente, é possível acertar. Uma negociação desfeita faltando poucos detalhes, uma fonte não tão bem informada ou mesmo uma “perua”, como se diz aqui no Recife em relação às notícias sem fundamento algum.

E este contexto está muito além da cobertura de Náutico, Santa Cruz e Sport.

Vamos citar então os maiores clubes do mundo, Barça e Real.

A imprensa nas duas cidades é fortíssima, mas como qualquer periódico, incluindo aí, claro, o Diario de Pernambuco, tem os seus erros históricos.

Em Madri, o Marca, principal jornal esportivo da Espanha, já cravou Suárez, Neymar e até Ronaldinho Gaúcho com a camisa camisa merengue. Em negociações milionárias, todos acabaram no Camp Nou.

Em Barcelona, os principais concorrentes, Mundo Deportivo e Sport, bancaram os nomes de Benzema, Bale, Ozil e Kaká com o uniforme blaugrana. Todos acabaram assinando com o clube da capital.

O Sport chegou a informar a contratação de Cristiano Ronaldo pelo Barcelona.

Para esses erros, felizmente há uma infinidade de acertos, em primeira mão, inclusive. Assim é o jornalismo, apurando o máximo possível de informações. Na produção final, porém, nem sem sempre se acerta.

Jornais de Barcelona (Mundo Deportivo e Sport) cravando os novos "reforços" do Barcelona. Crédito: reprodução/twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*