Sport x Bahia, 83 anos de história, 80 partidas e vantagem baiana

Sport e Bahia já se enfrentaram 80 vezes desde o primeiro duelo, em 25 de fevereiro de 1932, no antigo Campo da Avenida Malaquias, a primeira casa rubro-negra. O Leão tem vantagem sobre quase todos os clubes do Nordeste, mas tanto no histórico geral quanto nos mata-matas oficiais, o Tricolor de Aço se apresenta como o maior algoz pernambucano na região. Disparado.

O retrospecto absoluto entre os maiores clubes nordestinos aponta 33 vitórias do Bahia, 20 vitórias do Sport e 27 empates. Os próximos jogos serão na semifinal do Nordestão de 2015. A partir disso, relembre os mata-matas, com uma vantagem não menos indigesta (5 x 1) para os tricolores de Salvador.

Taça Brasil de 1959 – quartas de final 
Taça Brasil de 1959, quartas de final: Sport 6x0 Bahia. Foto: Arquivo/DP/D.A Press

O primeiro duelo oficial, na pioneira edição da Taça Brasil, foi na verdade uma melhor três. Após a derrota em Salvador, o Leão devolveu com juros na Ilha, com um 6 x 0, o maior placar da história do confronto. Como saldo de gols não era critério de desempate, houve um terceiro jogo, também no Recife. E aí entra em cena o folclórico dirigente baiano Osório Villas Boas, que ofereceu uma festa aos rubro-negros pelo “grande resultado”. A farra cambaleou o time – reza a lenda – e o Baêa passou por cima 2 x 0. Depois, conquistaria o título nacional.

27/10/1959 – Bahia 3 x 2 Sport
30/10/1959 – Sport 6 x 0 Bahia
03/11/1959 – Sport 0 x 2 Bahia

Taça Brasil de 1963 – quartas de final 
Taça Brasil de 1963, quartas de final: Bahia 1x0 Sport. Foto: Arquivo DP/D.A Press

Mais um confronto decidindo a fase Norte-Nordeste da competição nacional, com status de “Campeão do Norte”. O Tricolor de Aço já havia construído uma imagem nacional, com o título de 1959 e o vice de 1961. Chegou à terceira final eliminando o Leão mais uma vez, vencendo na Fonte Nova.

25/09/1963 – Sport 2 x 2 Bahia
29/09/1963 – Bahia 1 x 0 Sport

Brasileirão de 1988 – quartas de final
Brasileirão de 1988, quartas de final: Bahia 0x0 Sport. Imagem: reprodução/Bobô

Os rivais se enfrentaram três vezes naquele Campeonato Brasileiro, com três empates. Nas quartas, que garantiria um nordestino entre os quatro melhores, públicos gigantescos, com 39 mil na Ilha e 58 mil na Fonte Nova. A disputa só acabou na prorrogação, com o empate sem gols favorecendo os baianos. No tempo extra, os leoninos tiveram uma chance incrível, com Nando Lambada perdendo o gol cara a cara com o goleiro Ronaldo.

29/01/1989 – Sport 1 x 1 Bahia
01/02/1989 – Bahia 0 x 0 Sport

Copa do Nordeste de 1994 – semifinal

Copa do Nordeste 1994, semifinal: Sport (4) 1x1 (3) Bahia. Foto: Heitor Cunha/DP/D.A Press

No Rei Pelé, em Maceió, os clubes fizeram o único jogo oficial fora do Recife ou de Salvador. Após o empate nos noventa minutos, o desempate ocorreu numa disputa de pênaltis, com Jefferson, o goleiro rubro-negro, salvando. Aquela foi a única vez que o Sport despachou o Bahia. Depois, o time pernambucano conquistaria a primeira Copa do Nordeste da história.

13/12/1994 – Sport (4) 1 x 1 (3) Bahia

Copa do Nordeste de 1997 – semifinal
Copa do Nordeste 1997, semifinal: Sport 1x1 Bahia. Foto: Clemilson Campos/DP/D.A Press

Na volta do Nordestão, o Vitória era o time mais badalado, com Bebeto e Túlio, mas a rivalidade entre os campeões nacionais chamou a atenção na outra chave. Com o formato da Copa do Brasil, o Bahia avançou devido ao gol fora de casa, festejando mais uma vez na Ilha do Retiro.

26/03/1997 – Bahia 0 x 0 Sport
23/04/1997 – Sport 1 x 1 Bahia

Copa do Nordeste de 2001 – final
Final do Nordestão de 2001: Bahia 3x1 Sport. Foto: Heitor Cunha/DP/D.A Press

O público por si só já transformaria a partida em um capítulo à parte, com 65.924 pagantes (dos quais 2 mil rubro-negros), o recorde no Nordestão até hoje. O público total foi de 69 mil. Em campo, jogo único na decisão, com o Baêa jogando bem melhor e vencendo sem dificuldades.

28/04/2001 – Bahia 3 x 1 Sport

25 Replies to “Sport x Bahia, 83 anos de história, 80 partidas e vantagem baiana”

  1. Esporte Clube Jahia, time sem nada.
    Sem nome (copiou o nome do estado, igual ao São Paulo);
    Sem cores (copiou as cores da bandeira do estado);
    Sem teto (joga em estádio emprestado);
    Tirando o futebol não tem títulos em nada, ninguém ouve falar em alguma modalidade que o jahia se destaque ou tenha algum atleta.
    Basquete, handebol, natação, etc.
    Quando o estádio da fonte nova estava em reconstrução, jogava em pituaçu, Feira de Santana, pois sem teto tem que contar com a boa vontade dos outros.
    Vários campeonatos estaduais vencidos por influência da cartolagem local. Ainda se diz maior torcida do NE. Torcedor que é torcedor só torce para um time. Na Bahia a maior torcida do estado é a do flamengo, pois baiano é assim, é um estado do NE que ser do sul, chama macaxeira de aipim (igual ao Rio), foi o único estado a ter horário de verão (sem necessidade) e só recebe mais turistas do sudeste porque é mais perto e mais barato chegar lá seja de carro ou de avião.

  2. sport,campeao brasileiro de mentira em 87;o proprio presidente
    luciando bivar numa entrevista que eu ouvi no radio,disse com
    todas as letras,ter comprado varios campeonatos para o sport
    junto a federaçao pernambucana de futebol.
    comprou inclusive a convocaçao do jogador leomar para a sele
    çao brasileira,enfim um clube que diz ser o maior do nordeste.
    kkkkkkkkkkkkkk nao me façam rir !
    o BAHIA FOI CAMPEAO DE 1959 E 1988 DENTRO CAMPO!
    SPORT C. BOSTA DO RECIFILIS,ETERNO FREGUES DO
    MAIOR DO NORDESTE E SEM DISCUSSAO.

  3. Aqui na Bahia, o desbotado de ruim naço, tem vários títulos estadual, mas, a maioria conquistados de forma ilícita. É um time bandido, e perigoso nos bastidores; eles (dirigentes) mudam e manipulam as arbitragens!

  4. Eles também caíram de 7×3 do Botafogo da paraíba em um jogo amistoso realizado em João Pessoa!

  5. O Bahia tem 2 titulos nacionais ganhos dentro do campo.
    ganhou a taça Brasil de 1959 e o campeonato brasileiro de 1988.
    ganhou 39 vezes e perdeu 20 para o sport,cujo campeonato bra
    sileiro de 1987 tornou-se a maior mentira do futebol do Brasil.
    Assim como varios campeonatos comprados em Pernambuco,o
    asqueroso Sport,time mais detestado do nordeste,comprou tambem
    o titulo brasileiro,se aproveitando do cruzamento dos modulos,impo
    siçao da CBF por conta de uma briga com o flamengo.
    O sport ganhou a copa do Brasil de 2008.
    O Bahia e o maior time da regiao nordeste e ponto final.

  6. Esporte Clube Bahia o único do Norte-Nordeste a bater o poderoso Santos de Pelé e companhia Praiana.Nunca serão.Bora Baeeea. Parabéns CAMPEÃO dos Campeões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Nós torcedores do Bahia, aceitamos a diferença de vitória nos confrontos com o Sport e o Náutico bem apertada, com pouca diferença. Mas não aceitamos, de forma alguma, perdermos uma única partida para o Santa Cruz, sexto time de Pernambuco. ABSURDO.

    Mas acho que quando perdemos, pensávamos que era o time feminino do Santinha. Talvez seja isso.

  8. Ei, Tony Macumba…Pernambuco não é só o sport. O único time de PE que faz frente ao teu Jahia no confronto direto, é o Santa cruz. Prá teu conhecimento, a diferença contra o santa cruz é de 5 vitorias a mais a favor do time do tambor. Nos últimos 3 jogos foram duas lamboradas e um empate a favor do santinha. Se a comparação, em relação ao santa, fosse com o rubro negro do lixão, aí eu até admitiria que vantagem é maior. O problema é que o rubro negro do lixão, perde no confronto direto para o rubro negro do mangue. Portanto essa tua afirmativa que PE é quintal da Bahia, não passa de ilusão ou miragem.

  9. Chupa mais uma ai fregueses, Pernambuco é o quintal da bahia. bahia 35 vitorias Lixport 19, viva a freguesia, vcs terão que ganhar nos proximos 20 anos todos os anos para ver se encosta na nossa grandiosidade. pergunta para a CBF quem eles preferem na 1° divisão, claro o maior do norte e nordeste, que tem a maior torcida e o maior respeito la fora.

  10. O Sport já goleou o Jahia duas vezes por 6X0, totalizando na soma dos placares 12X0: a 1ª em 04/02/1956 pelo torneio BA-PE, e a outra goleada em 30/10/1959. Num intervalo de três anos, entre outras tantas goleadas. Isso sim é massacrar o Jahia. O Jahia não convence. Muitos jogos ganhou no “bambo”. Aliás, até a Tacinha Brasil que foi unificada, ganhou com um regulamento esdrúxulo, e em 1988, ganhou com a bunda na parede. A Copa do Brasil de 2008, teve muito mais brilho, mais fascínio pela sequencia de jogos maravilhosos que o leão da Ilha fez, jogando e encantando.
    E pra completar a contradizer o Jahia, pesquisem no site: http://www.campeõesdofutebol.com.br, em nacionais, série A, maiores goleadas, e o Jahia, além de perder duas de 6X0 pro Sport, ainda coleciona decepcionantes goleadas de 6X0: 1)Santos 6X0 Jahia em 1963 Taça Brasil; 2)Atlético-MG 6X0 Jahia série A, em 15/15/1984 série A; 3)Cruzeiro 6X0 Jahia em 07/11/1993, série A; 4)Flamengo 6X0 Jahia, em 07/08/2003. Somando as partidas de 6X0 o Jahia levou duas do Sport e mais 4, somando seis de seis a zero.
    Isso ainda tem Jahia 0X7 Cruzeiro em 10/12/2003 (juntando com a goleada do Flamengo no mesmo ano de 2003, o Jahia levou uma de 6X0 e outra de 0X7, o Jahia desonrou o nordeste) Santos 9X2 em 10/10/1968, etc, etc, etc…sem contar com as goleadas do Vitória, do Ferroviário-CE de 7X2
    Esses confrontos é quem determinam o quanto o Jahia é a cagada do nordeste.

  11. Pingback: Sport x Bahia, o Clássico do Nordeste ganha versão na Copa Sul-AmericanaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  12. Nota do blog:

    O pesquisador Carlos Celso Cordeiro entrou em contato com o blog e informou que o Bahia esqueceu de computar um jogo, com vitória do Sport. Por isso, atualizei os dados do post.

  13. É uma pena que no brasileiro desse ano estão em posições diferentes, o bahia no lugar dele B bahia e o Sport na A da elite. Que pena.

  14. quem é esse el megachutador? o cara só fala asneira ou ele não aprendeu que contra numeros não a argumentos. o popoti só levou lapada e cuiodado que hoje podes levar mais uma.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  15. Quando foi criado o Clube dos 13, reuniram-se os maiores clubes do Brasil: os quatro GRANDES de SP; os quatro GRANDES do RJ; os dois GRANDES de MG e os dois GRANDES do RS e o único GRANDE do Nordeste e pronto. Qual o time?? BAHIA, é claro.

  16. Desta feita, Zirpolaço, o baiê vai dançar no óleo de dendê.

    O MEGASPORT, ASSUSTADORAMENTE ESPETACULAR, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASIILEIROS estraçairá o Esquadrão de Alumínio. CACETE aqui, e lá na Terra Boa dos maiores macumbeiros e “alegres” da música, como Caetaninho, Galzinha, Leitinha… Ualita! MegaMagrón isolará seu barraquete, deixando toda a coletividade tricolor baiê a ver o Elevador Lacerda (construído, segundo Cabuloso, pela Construtora do HOMERAÇO LACERDA, o eterno Campeoníssimo de 1987) às escuras, assombrosamente calorento, dando acarajé, digo, sopa para assaltos e outras atrocidades. Para a cidade baixa, só através de charretes e jericos, tão usados, orgulhosamente, pelos soteropolitanos. KOKADA, pardon, KIEZA e sua trupe pernetal ficarão pelo caminho, tendo como chupeta, digo, consolo assistir a final entre o TERROR DA REGIÃO e o Vovô de Iracema, com o ancião de bengala ainda no comando, o fenomenal MAGNATA ALVÉOLO. O TETRA já pairando sobre o SOLO SAGRADO, segundo o certeiro e monumental Papi KARLITOS, após consulta eletrizante a seus fenomenais búzios. Uaaalá! CAMPEÃO DO 41o. PINICO PERNAMBUCANO e TETRA DO NORDESTAÇO, O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 (com o framedo ficando com a TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR), TUDO!!!

  17. Resumindo: O Sport é Freguês de caderno. Vamos Bahêaaa… minha porra!

  18. O confronto vinha equilibrado ate a dec de 80. Dai entre 89-93 o Bahia abriu umas 8…equilibrou de novo com leve vantagem do Sport no final da dec de 90 e na decada passada o BA venceu 6 de 7 abrindo vantagem de novo.

    Nessa decada, o equilibrio parece ter voltado…

  19. Lista de jogos entre Sport x Bahia:

    80) 24/09/2014 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro
    79) 04/06/2014 – Sport 1×0 Bahia – C. Brasileiro
    78) 12/09/2012 – Sport 1×1 Bahia – C. Brasileiro
    77) 17/06/2012 – Bahia 2×1 Sport – C. Brasileiro
    76) 25/09/2010 – Sport 1×2 Bahia – C. Brasileiro Série B
    75) 29/05/2010 – Bahia 2×0 Sport – C. Brasileiro Série B
    74) 22/08/2005 – Sport 3×2 Bahia – C. Brasileiro Série B
    73) 06/07/2004 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro Série B
    72) 30/01/2002 – Sport 0x2 Bahia – C. do Nordeste
    71) 02/12/2001 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
    70) 28/04/2001 – Bahia 3×1 Sport – C. do Nordeste
    69) 31/01/2001 – Bahia 1×1 Sport – C. do Nordeste
    68) 20/09/2000 – Sport 3×0 Bahia – C. Brasileiro
    67) 09/08/1997 – Sport 2×0 Bahia – C. Brasileiro
    66) 23/04/1997 – Sport 1×1 Bahia – C. do Nordeste
    65) 26/03/1997 – Bahia 0x0 Sport – C. do Nordeste
    64) 26/01/1997 – Sport 3×3 Bahia – Torneio PE (Copa Renner)
    63) 21/09/1996 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
    62) 27/08/1995 – Bahia 1×1 Sport – C. Brasileiro
    61) 13/12/1994 – Bahia 1×1 Sport – C. do Nordeste
    60) 22/10/1994 – Sport 2×1 Bahia – C. Brasileiro
    59) 18/08/1993 – Sport 1×2 Bahia – Torneio BA-PE
    58) 31/07/1993 – Bahia 2×0 Sport – Torneio BA-PE
    57) 12/04/1992 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
    56) 01/05/1991 – Sport 1×2 Bahia – C. Brasileiro
    55) 06/12/1989 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
    54) 12/11/1989 – Bahia 2×0 Sport – C. Brasileiro
    53) 18/10/1989 – Bahia 1×2 Sport – C. Brasileiro
    52) 01/02/1989 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
    51) 29/01/1989 – Sport 1×1 Bahia – C. Brasileiro
    50) 09/10/1988 – Bahia 1×1 Sport – C. Brasileiro
    49) 28/01/1987 – Sport 0x1 Bahia – C. Brasileiro
    48) 19/10/1986 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro
    47) 14/05/1985 – Bahia 4×0 Sport – Amistoso
    46) 29/04/1985 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
    45) 17/04/1984 – Bahia 1×2 Sport – Torneio Heleno Nunes
    44) 12/12/1982 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
    43) 08/12/1982 – Sport 0x0 Bahia – Amistoso
    42) 17/03/1982 – Bahia 0x0 Sport – C. Brasileiro
    41) 11/03/1982 – Sport 0x2 Bahia – C. Brasileiro
    40) 14/05/1981 – Bahia 1×1 Sport – Amistoso
    39) 12/05/1981 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
    38) 02/03/1975 – Sport 3×0 Bahia – Amistoso
    37) 14/10/1973 – Sport 0x0 Bahia – C. Brasileiro
    36) 15/08/1971 – Bahia 3×0 Sport – C. Brasileiro
    35) 18/03/1971 – Sport 3×4 Bahia – Amistoso
    34) 01/05/1970 – Sport 5×1 Bahia – Amistoso
    33) 27/03/1966 – Sport 2×1 Bahia – Amistoso
    32) 27/01/1966 – Bahia 0x1 Sport – Amistoso
    31) 19/03/1964 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
    30) 29/09/1963 – Bahia 1×0 Sport – C. Brasileiro/Taça Brasil
    29) 25/09/1963 – Sport 2×2 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
    28) 18/06/1962 – Sport 3×3 Bahia – Amistoso
    27) 15/04/1962 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
    26) 11/04/1962 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
    25) 18/10/1961 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
    24) 12/10/1961 – Bahia 1×0 Sport – Amistoso
    23) 26/06/1960 – Bahia 3×1 Sport – Amistoso
    22) 03/11/1959 – Sport 0x2 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
    21) 30/10/1959 – Sport 6×0 Bahia – C. Brasileiro/Taça Brasil
    20) 27/10/1959 – Bahia 3×2 Sport – C. Brasileiro/Taça Brasil
    19) 23/01/1959 – Bahia 1×1 Sport – Amistoso
    18) 20/01/1959 – Bahia 2×2 Sport – Amistoso
    17) 12/11/1958 – Sport 0x2 Bahia – Amistoso
    16) 02/11/1958 – Bahia 0x0 Sport – Amistoso
    15) 03/12/1957 – Bahia 2×3 Sport – Amistoso
    14) 16/08/1957 – Bahia 1×2 Sport – Amistoso
    13) 10/03/1957 – Bahia 0x2 Sport – Amistoso
    12) 04/02/1956 – Sport 6×0 Bahia – Torneio BA-PE
    11) 19/07/1956 – Bahia 0x2 Sport – Amistoso
    10) 15/03/1955 – Bahia 1×2 Sport – Amistoso
    09) 18/01/1955 – Sport 2×5 Bahia – Amistoso
    08) 05/07/1953 – Bahia 4×1 Sport – Amistoso
    07) 05/04/1950 – Bahia 5×0 Sport – Amistoso
    06) 04/10/1948 – Sport 1×1 Bahia – Amistoso
    05) 08/07/1945 – Bahia 6×1 Sport – Amistoso
    04) 12/08/1941 – Bahia 2×2 Sport – Amistoso
    03) 18/05/1939 – Sport 4×2 Bahia – Amistoso
    02) 05/04/1934 – Sport 5×1 Bahia – Amistoso
    01) 25/02/1932 – Sport 1×2 Bahia – Amistoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*