A divisão de torcidas de clubes ingleses no Nordeste, segundo o Twitter

Mapa do Nordeste com os seguidores de clubes ingleses no twitter. Crédito: The Guardian, com complemento de Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

O Nordeste é Chelsea, ao menos entre os clubes ingleses, considerando os seguidores locais dos perfis oficiais dos times da Premier League no Twitter. A pesquisa, divulgada pelo jornal The Guardian, mostra um mapa que expõe de forma nítida a influência do futebol inglês nos grotões nordestinos (Seria uma versão moderna da Rádio Nacional com os clubes cariocas?).

Preferidos: Arsenal, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Manchester City.

Ao todo, este quinteto tem 22,69 milhões seguidores. Uma parte, por aqui…

Considerando as 25 marcações coloridas no mapa, Pernambuco é dividido entre Chelsea (64%) e Arsenal (36%). Obviamente, outras equipes do país têm seguidores por aqui, mas em número insuficiente para “povoar” o mapa virtual.

À parte dos dois times da capital, os demais supracitados aparecem na região numa escala bem menor, com Manchester City interior do Rio Grande do Norte e da Bahia, Liverpool em Feira de Santana e Manchester United, este um caso curioso. Os Red Devils aparecem apenas em Lagarto, no interior de Sergipe. Trata-se da terra natal do atacante Diego Costa, artilheiro do Chelsea. Até o momento, fato insuficiente para angariar a maioria dos seguidores.

Globalizando o estudo, as preferências são bem distintas. No Reino Unido e Irlanda, foco principal dos clubes, o Liverpool está bem à frente. No restante da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, o Arsenal leva vantagem.

Já a América Latina é quase “fechada” com o Chelsea. O time londrino Roman Abramovich só perde no Chile, para o também londrino Arsenal. O motivo? O apoio ao atacante local, Alexis Sanchez, ídolo dos Gunners. Apontada como um dos novos (e mais rentáveis) mercados do futebol, a Índia tem uma presença maciça do Manchester United. E você, segue algum clube inglês no Twitter?

Virtualmente, mais concorrência para Náutico, Santa Cruz e Sport…

Torcedores dos clubes da Premier League no twitter. Crédito: The Guardian/reprodução

2 Replies to “A divisão de torcidas de clubes ingleses no Nordeste, segundo o Twitter”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*