Marco Aurélio, o ministro (flamenguista) do STF que decidirá o recurso de 1987

Caso de 1987 no Supremo Tribunal Federal. Crédito: reprodução

O ministro Marco Aurélio Mello será o relator do recurso extraordinário sobre o título brasileiro de 1987, que chegou ao Supremo Tribunal Federal.

Caberá a ele decidir se o processo será ou não julgado no STF. Maco Aurélio é um decano em Brasília. A sua nomeação para a mais alta instância da justiça brasileira aconteceu em 1990, através do então presidente Fernando Collor.

A papelada já foi enviada para o seu gabinete, com recebimento confirmado pelo site oficial do tribunal. Ainda não há data para a divulgação de sua análise.

Natural do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Mello é torcedor do Flamengo.

Aos olhos da lei, não faz diferença. Segundo o artigo 101 da Constituição Federal, um ministro precisa ter “notável saber jurídico e reputação ilibada”.

A escolha do relator aconteceu em um sorteio entre os ministros da casa.

No recurso extraordinário de número 881864, o Flamengo terá como advogado Rodrigo Fux, enquanto o Sport inscreveu João Humberto Martorelli e Arnaldo Barros, presidente e vice do clube, respectivamente.

A decisão pode encerrar polêmica sobre o título, Sport ou Sport/Fla. Ou não…

60 Replies to “Marco Aurélio, o ministro (flamenguista) do STF que decidirá o recurso de 1987”

  1. O assunto ja esta encerrado!!

    Time covarde(Flamengo) merece ser PUNIDO!!!

    Que moral esse cariocas malandros têm para pedir “divisão” de titulo Brasileiro 1987 para um clube que Levou W.O ??

    Toma vergonha cara,nojento!!!!!!

    Guarani nunca foi segunda divisão!!! foi vice-campeão em 1986!!!

    Contra Fatos nao existem Argumentos!!!!

    Fim de PAPO!!!

    Quem viver, VERÁ!!!!!!!!!

    Assunto nojento,viciado e fora de proposito!!!!!

  2. SEJAMOS SENSATOS. O DIREITO NEM SEMPRE É JUSTO. E SE O OBJETIVO FOR PARA QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA, NÃO SERIA RAZOÁVEL SE O CAMPEÃO DA SÉRIE A, (módulo verde) AO FINAL DO CAMPEONATO, AINDA TIVESSE QUE DISPUTAR A TAÇA ÚNICA COM O CAMPEÃO DA SÉRIE B, (módulo amarelo) POR UMA QUESTÃO DOS RESPECTIVOS CAMPEÕES TEREM PARTICIPADO DE COMPETIÇÕES DE QUALIFICAÇÕES (níveis) DIFERENTES. JUSTO SIM SERIA UMA TAÇA PARA CADA MODALIDADE (nível). SEJAMOS JUSTO, PORQUE O FLAMENGO DE FATO É NA VERDADE O LEGÍTIMO CAMPEÃO DE 1987 POR MÉRITO E POR TER DISPUTADO E TER SIDO CAMPEÃO DO MÓDULO (nível) MAIS QUALIFICADO E CONSEQUENTEMENTE O MAIS DIFÍCIL E DE MAIOR INVESTIMENTO E RISCO DE PREJUÍZO.

  3. Falem sobre o Sport ,quanto mais falarem mais Marketing!

    Quem foi campeão em 1989 por exemplo??de 2001…Ja era!!!
    Ninguem sabe..nem eu sei!! hahahahahhahahahah!!!!

    Olha so:Clube que se “recusa a disputar ” torneio oficial na verdade deveria ,na epoca ter sido Punido SEVERAMENTE.!!
    Suspensão de dois anos para Flamengo e internacional,no mínimo!!!

    Pior ainda:Um absurdo,uma aberração :
    Um clube ter levado W.O querer ser campeão tambem!
    O Internacional,mais coerente nao pede o vice de 1987!!!
    Parece cena de Macunaima!!!!!(tres patetas)(os trapalhões)
    (os ladroes) etc..
    Horrivel,isso FEDE!
    Processo Viciado!!! erros!! ta tudo errado!!!!

  4. Luciano é patetico nao entede uma mensagem subjetiva..kakakakkaka

    Quero dizer, q o Sport é falado ate hoje!!!!!!

    O campeonato do nordeste estrapolou fronteiras é muito badalado!
    Vai bater recordes de Publico!
    A Sky preconceituosa e amadora mostra serie A2 do campeonato paulista isso é uma VERGONHA!!!!!!!!

  5. O campeão de 89 foi o vasco 1×0 no são Paulo sua anta…como sei que o de 87 foi o mengao,como um sengundona quer ser vencedor da primeira, isso sim fede.

  6. Esse “Juiz” “Flamenguista” ou “Banguense” ou Madureirense” ou Botafoguense” etc…e tal…NA VERDADE vai apenas “Analisar”
    A Possibilidade” do “assunto” SER ou Não Ser “ANALISADO ”
    Pelo Supremo .Esse Juiz nao vai “DECIDIR ” nada agora, e Esse JUIZ não vai “decidir” NADA sozinho !!!!

    O Supremo Tribunal Federal (é uma vergonha um assunto ja decidiido ir para Supremo Tribunal Federal..um nojo isto!!) Supremo..vai analisar ver se ja houveram julgamentos anteriores(Todos decidiram que o Sport de Fato e Direito é o unico Campeão Brasileiro de 1987)
    e se o Supremo vai Confirmar os julgamentos Anteriores ou vai “atroplelar” todo o Sistema ,Os Tribunais federais!!!

    Falem sobre o Sport ,quanto mais falarem mais Marketing!

    Quem foi campeão em 1989 por exemplo??
    Ninguem sabe..enm eu sei!! hahahahahhahahahah!!!!

    Olha so:Clube que se “recusa a disputar ” torneio oficial na verdade deveria na epoca te rsido Punido severamente.!!
    Pior ainda:Um abasurdo,uma aberração um clube ter levado W.O querer ser campeão tambem!
    Parece cena de Macuinaima!!!!!
    Horrivel,isso FEDE!
    Processo Viciado!!! erros!! ta tudo errado!!!!

  7. No ano de 1987 não teve serie B, e para os que se dizem saber de futebol procura o regulamento da competição pois o vice campeão do campeonato brasileiro de 1986 que era o Guarani de campinas que disputou a final do respectivo ano contra o São Paulo e estava no grupo amarelo onde estava o Sport recife, antes de postar besteira tem saber dos fatos pois os clubes Flamengo e Internacional perderam suas partidas por wo por não entrarem em campo e ainda eram passiva de punição pela CBF que fez e ainda faz vista grossa com os clubes do sul e sudeste.

  8. Continuando…

    9- O américa do rio se recusou a jogar o módulo amarelo por alegar que se tratava da série b, a cbf mandou uma carta ao américa alegando que o módulo amarelo era metade da série a, mesmo assim o américa se recusou participar, A cbf o rebaixando para série b de 1988, como prevê nos regulamentos da fifa e cbf .
    10- A Globo tentou processar a cbf alegando que a “mudança feita do cima da hora no regulamento iria prejudica-la.” detalhe isso foi 1 dia depois do Flamemgo ser campeão do modulo verde, sendo que as mudanças foram feitas muito antes do torneio começar, a justiça deu causa ganha para cbf, a globo tentou abafa esse caso, mas pequenos jormais do sudeste noticiaram tal fato.

    E o Santa achando q a fita azul e reconhecida pela fifa. Kkkkkkkkk

  9. nando, vc nem sabe as cores corretas, deixa eu te explicar, eram módulos verde e amarelo, onde não havia divisões, e sim 2 grupos de um mesmo campeonato onde os 2 melhores de cada módulo fariam o quadrangular final e a decisão do mesmo. temos um fatal detalhe que, 1987 foi o ano em que a globo se apossou das transmissões do futebol brasileiro, embora a manchete tivesse ficado com os estaduais. o tal vergonhoso monopólio que ainda se mantém e que está com os dias contados na tv aberta pois já foi extinto na fechada pela fox, teve seu ponta-pé em 1987. o orgão federal cade(conselho administrativo de defesa econômica) e o clube dos 13 em 2010 quase acabaram com o monopólio mas flamengo e corinthians foram socorrer a sua decadente senhora e a globo refez o monopólio, onde os clubes restantes deveriam se recusar e mandar a globo fazer 38 rodadas de flamengo e corinthians e montar um brasileirão à parte sem o monopólio e sem eles dois. voltando a 87, a culpa de tudo que aconteceu em 1987 é da globo. o flamengo foi ordenado a afrontar a cbf e o regulamento pela globo, e ele submissamente assim o fez. a globo disse, não entre campo e que se exploda o regulamento, e deixe o resto comigo. e o flamengo rasgou o regulamento que assinou e a globo armou um amistoso entre flamengo e inter que ela chamou, pasmen, de final. o flamengo ganhou o amistoso e dali em diante começou uma campanha midiática injuriosa contra o sport recife em bloco comandada pela globo sem precendentes, era globo berrando que flamengo foi campeão, folha de sp, revista placar, e outros veículos parceiros das calúnias e difamações, além de jornalistas pagos pra defender e criar teses pró flamengo sobre 1987 brasil a dentro. e a globo assim como todos eles devem bilionárias indenizações morais ao sport club do recife, isso deve ser cobrado mais cedo ou mais tarde. a globo portanto sebosa e arrogante desde sempre, disse que não transmitiria os jogos do quadrangular como obrigava a cbf e o regulamento de 1987 com sport e guarani nele, de acordo com seus interesses de audiência e negócios, e disse flamengo vc não vai, e até hoje temos essa peleja do flamengo que certamente tem o apoio e todo empenho da globo no subterrâneo, pois a globo é a autora intelectual de tudo. não há portanto nem o que discutir com o flamengo nando, ele deve assumir sua escolha e ser responsável por ela, quem tem filho barbado é gato rapaz… comer mamãe todo mundo quer, dá o c… a papai ninguém quer né nando!? vai trabalhar vagabundo! PST!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. eu entendo seus sonhos nando de como deveria, o que seria, eu entendo todas as suas visões de como seria o ideal e tal… acho até fofinho o seu jeito de falar, ah se, e se, mas se… ou seja, o que vale é o que importa nando, entende? acho que não, vc é um sonhador, mas o regulamento de 1987 é frio e objetivo, não há espaço nele pra idealismos e preferências de adversários ou clubes, o flamengo assinou e concordou com o regulamento, o resto é choro de perdedor, ele só tinha que entrar em campo à época, mas ele foi orientado a burlar as regras do campeonato, foi na onda da globo e pagou o preço perdendo por WO, ficando de fora da libertadores de 1988, foi à fifa e foi desencorajado, foi à cbf e foi recusado, na comenbol nem se fala, na justiça perdeu em todas as instâncias, foi no stj e foi rechaçado… ou seja, sentença transitada em julgado, chorô nando, chorô pra tu flamengo. a taça das bolinhas tá na ilha e a definitiva no morumbi, o primeiro penta do brasil, aceita que dói menos nando…
    1987 é do sport e ninguém tasca! cazá, cazá… kkkkkkk

  11. A verdade sobre o campeonato de 87 vencida pelo Sport e invejado pela minhoquinha colorida. 10 motivos: 1- O Guarani vice-campeão do ano anterior estava no grupo do Sport, então é impossível o sport ter jogado a séries b de 87 até porque do 87 não houve série b oficialmente. 2- as mudanças propostas pela cbf foram feitas e entregues para ser ou não aprovadas pelo presidente do clube dos 13, a proposta foi aprovada 10 dias depois e na época o fla não disse nada pq ainda não tinha começado o campeonato como muitos dizem por aí. 3- O Internacional chegou a cogitar a possibilidade de participar do quadrangular final, mas o clube dos 13 liderados pelo fla e globo (principal patrocinadora) ameassaram o Inter, o Fla de expulssa-lo do clube dos 13 e a Globo de processar o inter, o Inter desistiu.
    4- Módulo amarelo foi apelidado de série B pela Globo e em seguida pelos demais jormais do eixo Rio-SP, Só a folha de sp mostrava os resultados do módulo amarelo, discretamente é claro, nessa epóca ela já tinha parceria com a globo.

    5- Em 86, 2 equipes que estavam nódulo do flamengo foram rebaixadas, para a série b de 87 (torneio cancelado pela cbf), mas com elas faziam parte da elite do futebol elas acabarm jogando na “serie a do Flamengo”.

    6- A cbf pune com o rebaixamento a equipe que entra na justiça comum para tratar de algo relacionado ao futebol e o Flamengo entrou na justiça para n particiapar do quadrangular, e simplesmente n foi rebaixado.

    7- Do quadrangular do flamengo 4 equies consideram o Sport Campeão de 87, são eles Vasco, Botafogo, Góais e Santa Cruz. (diretoria da epoca) Fonte: revista placar 2007.
    8- A cbf propos que a serie A tivesse + 16 equipes muitas injustiçadas por terem ficado na frente de muitas equipes que estavam no módulo do flamengo, essas equipes ficariam em um módulo paralelo e no final o campeão e vice se classificariam para o quadrangular final.

  12. mas o flamengo não chegou à final nando. isso não existe em regulamento nenhum nando. como o flamengo quer ser campeão de um campeonato que ele não conseguiu sequer chegar à final nando?

    obs: aceita que dói menos nando. kkkkkkkkkkkk… PST!!!!!!!!!! a turma é mesmo boa… kkkkk…

  13. SEJAMOS JUSTOS. O DIREITO NEM SEMPRE É JUSTO. E SE O OBJETIVO FOR QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA, NÃO SERIA RAZOÁVEL SE O CAMPEÃO DA SÉRIE A, (módulo azul) AO FINAL DO CAMPEONATO, AINDA TIVESSE QUE DISPUTAR A TAÇA ÚNICA COM O CAMPEÃO DA SÉRIE B, (módulo amarelo) POR UMA QUESTÃO DOS RESPECTIVOS CAMPEÕES TEREM PARTICIPADO DE COMPETIÇÕES DE QUALIFICAÇÕES DIFERENTES. JUSTO SIM SERIA UMA TAÇA PARA CADA MODALIDADE. SEJAMOS JUSTO, PORQUE O FLAMENGO DE FATO É VERDADE O LEGÍTIMO CAMPEÃO DE 1987, POR TER DISPUTADO E TER SIDO CAMPEÃO DO MÓDULO MAIS QUALIFICADO E CONSEQUENTEMENTE O MAIS DIFÍCIL.

  14. o chororô é livre, mas o fato é que as confederações de futebol. fifa, cbf e comenbol só reconhecem o sport como único campeão de 1987, e se teve que ser decidido na justiça não foi por culpa do sport club do recife. as lendas e mitos que o flamengo e globo inventaram a respeito de 1987 não é da conta do sport, os inocentes e enganados acreditam em qualquer lorota mesmo, mas alterado ou realterado o regulamento, o fato é que o flamengo assinou e concordou com tudo. e quando viu que enfrentaria o maior do centro-norte, o bravo leão da praça da bandeira, que tinha um time fantástico, tremeu, correu, encomendou uma taça de isopor, o inter teve pena do framengo e foi lá colaborar com a marmelada do framengo sem estímulo nenhum pro amistoso armado pela globo, deixou o maluco ganhar, ele não foi pra libertadores, e ele até hoje chora mesmo sem ter chegado à final quer pq quer ser campeão à força. maluquice total, ao invés de ter entrado em campo, foi confiar na globo, se estrepou, e agora chora, mas na súmula do árbitro consta ausência, não comparecimento a campo, e como previsto no regulamento assinado pelo próprio representante jurídico do flamengo, WO, kkk… transitou em julgado, perdeu play! chorô flamengo! aceita que dói menos cara…

  15. O que ninguém até agora falou é que a CBF mudou o regulamento no final dos campeonato (pois eram dois e no regulamento inicial não havia previsão de confronto entre os campeões). Por isso, Flamengo e Internacional não aceitaram participar dessa mudança de regra, que já é costumeiro por parte da CBF. Os campeonatos iniciaram com uma regra que depois foi mudada sem a aquiescência dos clubes participantes. O primeiro regulamento foi aprovado por todos, mas a mudança, não.

  16. Título se ganha dentro de campo, disputando com os melhores, com grito “é campeão!”
    O popoti comemorou a segundona, em 1987. O resto foi na canetada!
    Sem dúvida, uma das fases mais obscuras da história do futebol brasileiro, onde um título foi decidido nos tribunais.
    Para os sensatos, o Flamengo é o legítimo campeão, pois ganhou dentro de campo, disputando com os melhores!
    Salve o Flamengo, Hexacampeão Brasileiro!

  17. é a primeira vez na história do futebol mundial que um time, no caso o flamengo, mesmo sem ter conseguido chegar à final exige ser campeão mesmo assim. que loucura essa do flamengo…

  18. E para Esclarecer,mais um “Detalhe” mas “Fundamental” :
    Esse “Juiz” “Flamenguista” ou “Banguense” ou Madureirense” ou Botafoguense” etc…e tal…NA VERDADE vai apenas “Analisar”
    A Possibilidade” do “assunto” SER ou Não Ser “ANALISADO ”
    Pelo Supremo .Esse Juiz nao vai “DECIDIR ” nada agora, e muito menos NADA sozinho tenho Dito!!!!
    O Supremo(é uma vergonha um assunto ja decidiido ir para Supremo Tribunal Federal..um nojo isto!!) Supremo..vai analisar ver se ja houveram julgamentos anteriores(Todos decidiram que o Sport de Fato e Direito é o unico Campeão Brasileiro de 1987)
    e se o Supremo vai Confirmar os julgamentos Anteriores ou vai “atroplelar” todo o Sistema ,Os Tribunais federais!!!

  19. mas eu não tô entendendo nada… o sport nunca disputou final alguma com o flamengo. é só ir na fifa, na cbf e na comenbol, tá tudo comprovado e devidamente registrado, não há margem pra dúvidas. o flamengo realmente participou do campeonato de 1987 mas no quadrangular final ele abandonou o campeonato e perdeu por WO. então agora o flamengo quer ser campeão mesmo ser ter conseguido chegar à final?!
    que maluquice essa do flamengo…

  20. “KKKKKK”??–O que isto significa???
    Os Flamenguitass e os travestidos de Flamenguistas.. da hora..São ignorantes,pre-conceituosos e desonestos..
    O Guarani foi vice campeão de 1986 sabe o que é 1986???
    explico:O Guarani foi vice-campeão Brasileiro no ano anterior!
    Qualquer “JUMENTO” sabe ser “IMPOSSIVEL” um time vice-campeão ser “rebaixado’!! so mesmo um Jumento muito,muito BURRO pode admitir que Guarani foi Rebaixado!
    Pode um clube vice-campeão ser Rebaixado?????
    O Guarani estava no modulo amarelo que nao era segunda divisão,oras.,…burrinho!!
    Flamengo levou W.O por nao jogar as finais..pelo regulamento CBF…
    Pode um clube que levou W.O querer ser campeão tambem????

  21. O título de 1987 é do Flamengo. Jogou com os grandes clubes do país. Os torcedores do do Sport deveriam se envergonhar de comemorar o título da primeira divisäo. Vocês sao campeâo da segunda divisâo. Comemorem a segundona. Olhem pra trás e vejam com quais times vocês jogaram. Kkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*