O Ceará enfim é o campeão do Nordeste

Nordestão 2015, final: Ceará 2x1 Bahia. Foto: Christian Alekson / cearasc.com

O Castelão lotou mais uma vez. Como ocorreu há um ano, mais de 60 mil torcedores alvinegros foram à arena em busca do título da Copa do Nordeste. A espera foi enorme, mas enfim chegou a vez do Vozão.

Semifinalista em 2013, vice em 2014 e campeão em 2015, em uma evolução que salta aos olhos de todos os torcedores da região.

Um clube de massa e estruturado, que necessitava um título de expressão.

Em 1969, o Ceará conquistou o Torneio Norte-Nordeste. A competição interregional foi organizada durante três temporadas pela CBD, precursora da CBF. A última em 1970, com o título do rival Fortaleza. Quase esquecida.

Desde então, o futebol alencarino ficou à margem dos tradicionais rivais pernambucanos e baianos em termos de conquistas de expressão, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a própria Copa do Nordeste.

E foram quatro décadas de espera, tempo demais para tamanha paixão. O primeiro passo foi dado nesta noite, com a cobiçada taça dourada, aumentando a lista de campeões do Nordestão: 1º Sport (1994), 2º Vitória (1997), 3º América-RN (1998), 4º Bahia (2001), 5º Campinense (2013) e 6º Ceará (2015).

O Vozão entrou em grande estilo no seleto grupo, com uma campanha invicta, vencendo o Bahia duas vezes na decisão, cravando 1 x 0 na Fonte Nova e 2 x 1 no Castelão. Os gols históricos foram de Ricardinho (craque do torneio), Charles e Gilvan, numa farra das grandes na terra de Iracema.

Ao planejamento vitorioso, o troféu da Lampions, o prêmio de R$ 2,74 milhões e a vaga na Copa Sul-Americana, na sua terceira participação internacional.

Ceará Sporting Club, um dos maiores clube do Nordeste. Sem contestação.

Nordestão 2015, final: Ceará x Bahia. Foto: twitter.com/pitaqueiros

22 Replies to “O Ceará enfim é o campeão do Nordeste”

  1. Sou Vozão , Parabéns ao belo texto, como é bonito de se ver que o povo
    Nordestino, tem sim , times para torcer, viva a copa do Nordeste sem
    duvidas , agora unificada. pois conta com a participação de todos
    estados Nordestinos, dando fim mais uma discriminação, ao povo
    nordestino pois não tinha cabimento a não participação do PI e MA,
    a Copa do Nordeste sem duvidas Vai alavancar o Futebol Nordestino
    tão carente de Verbas.

  2. André Barbosa, parabéns pelo comentário. Foi cirúrgico. Nao tenho nada a acrescentar.

  3. aí vc ver a grandeza do sport e o que representa aos adversários ganhar do sport de norte a sul, de leste a oeste. sem desconhecer o mérito do ceará, que ganhou invicto o campeonato e etc… mas o jahia tava desmotivado, um time ruim elogiadíssimo pela imprensa daqui contra o sport, mas quando foi jogar com o ceará silêncio total da imprensa local. aliás, só falavam de kieza, souza, gamalho e bianchucci, ninguém falou nada dos demais jogadores. pois bem, teorias de museu, e outros assombros quando contra o sport, depois silêncio. a verdade foi que o ceará enquadrou o jahia, o jahia foi completamente neutralizado com duas lapadas históricas. passou roubado do campinense, passou roubado contra o sport e contou com a incompetência de alguns do sport, td bem, e assim chegou na final. mas o que impressiona é a mobilização e motivação fora do comum pra jogar contra o sport, kkkk… mas passivamente aceitou a derrota contra o ceará, mais uma vez digo, o jahia sentiu que não tinha time pra ganhar do ceará e aceitou passivo a derrota, contra o sport o jahia sentiu que era inferior desde as blitz de ataque na ilha, no primeiro tempo na fonte, e daí surge o elemento misterioso paranormal souza que apagou-se nas finais. o leão é a sensação do futebol brasileiro, os caras dão a vida pra ganhar do sport, o sport desperta emoções e motivações incomuns em quem ele enfrenta. agora entendo ariano quando diz, …”emoção de verdade é torcer pro sport”! kkkkkkkk… PST!!!

  4. Parabens Ceara, eu sabia! Dominou meu Salgueiro jogando fora de casa eu sabia que seriam campeões!

  5. Cadê o “”””””””super””””””” bahia ??????

    Se lascou todinho kkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*