Sport, Santa Cruz e Náutico renegados na abertura da Jeep, um cenário recorrente

Charge: Samuca, do DP/D.A Press (adaptada)

Anunciada em 2010, a fábrica da Fiat, em Goiana, previa um investimento de R$ 3 bilhões e 3,5 mil empregos. Quase cinco anos depois, a inauguração num cenário ainda melhor, com um aporte de R$ 6 bilhões e 5,3 mil empregos gerados, com a fábrica já especificada com a marca Jeep, um dos tentáculos da multinacional criada em 2014, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

O primeiro modelo produzido é emblemático, o Renegade. Quando a operação da planta chegar ao pico, a expectativa é de 10 mil pessoas empregadas. O número faz parte da projeção do produto interno bruto de Pernambuco, que deve dobrar até o fim desta década, batendo na casa de R$ 140 bilhões, incluindo o desenvolvimento no complexo de Suape.

Agora, o futebol. Nesse tempo todo, dirigentes de Náutico, Santa e Sport tentaram estreitar a relação com a empresa, através de encontros em bloco com a direção regional. Dentro da própria Fiat “parecia” haver a ideia de que um investimento nos três grandes clubes seria uma forma interessante de “marcar espaço na região” – em 2010, houve uma articulação sobre uma cota de R$ 200 mil, não firmada. Não seria a primeira vez. Em 2003, a Fiat bancou o patrocínio-master de Cruzeiro, Atlético-MG e América. Não por acaso, a montadora tem uma fábrica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Contudo, a abertura da Jeep em Pernambuco coincidiu com a notícia do novo patrocínio ao Flamengo, inicialmente de R$ 4,5 milhões (barra traseira da camisa). A escolha partiu para um claro viés nacional. Em termos de mercado, é bem compreensível. E caso os clubes locais sigam renegados, este será mais um exemplo de um cenário já alertado, sobre a não reversão do crescimento econômico do estado para o esporte. Exceção feita à Itaipava, presente em Itapissuma, e com o naming rights da Arena Pernambuco e a exploração de espaços e bares no Arruda, nenhuma grande indústria aberta por aqui nos últimos tempos se articulou para patrocínio de camisa, o formato mais rentável.

No texto publicado há quatro anos, o blog fez o seguinte questionamento:
Inércia dos clubes, falta de interesse das indústrias ou negociações arrastadas?

Considerando a abertura do trio, talvez seja falta de interesse mesmo…

51 Replies to “Sport, Santa Cruz e Náutico renegados na abertura da Jeep, um cenário recorrente”

  1. O que está acontecendo é uma discussão boba. A FIAT, foi instalada em Pernambuco, para trazer emprego, para o nosso povo. Quanto a venda do seu produto veiculo Jeep, a sua venda, não depende do nosso Estado, pois, o Estado de Pernambuco é muito pobre. Caso a Fiat fosse depender do nosso estado, para vender o seu produto, ia fechar a sua fábrica. Quanto ao patrocínio para times de futebol. É justo que seja dado a um time, que tem o reconhecimento internacional. Qual é o time de Pernambuco, que tem reconhecimento internacional? Portanto, é bobagem discutir esse assunto. Depois, a própria Fiat vai entender, que também precisa ajudar os nosso clubes, independente de qualquer coisa. Porque chover no molhado.

  2. Os que defendem que a Fiat não investiu nos times daqui por que são pequenos e de abrangencia regional, apenas, e esperam que os Pernambucanos aceite
    isso, esquecem que para ser grande um dia tem que se começar pequeno. Discordo totalmente de que os clubes locais e a torcida deveria pensar matematicamente e baixar a cabeça reconhecendo que o Flamengo deveria ser o agraciado com o patrocinio. Se pensarmos assim, aí sim, seremos pequenos pra sempre. Está no papel da torcida e do povo do estado buscar mais investimentos para o máximo de segmentos possíveis. Portanto, eu não me conformo com os bilhões investidos pela Fiat e faria tudo pra buscar mais bilhões se possivel. Ou alguém acha que os estados grandes se contentam com os investimentos que já possuem? Independente da decisão tomada pela Fiat de patrocinar o Flamengo ter sido certa ou errada do ponto de vista do negócio deles, a nossa atitude tem que ser SEMPRE de cobrança! Vamos pensar grande porque é assim que a história mostra os que cresceram.

  3. Cadê o Governador Paulo Câmara para tomar uma atitude? Cadê os dirigentes? Cadê a FPF?

    A empresa se instala aqui devido aos incentivos dados pelo Estado de Pernambuco e vai patrocinar time de outro Estado?!

  4. Eita gente,sou pernambucano moro no rio janeiro a 6 anos e digo. nosso estado estar sem liderança politica,nos estamos entregue as mosca,veja que em todas modalidade esportiva olímpica e paralímpica e no futebol estamos na lama,nao é nada diferente do rio de janeiro,mais aqui no rio de janeiro ainda tem que grite por socorro coisa que em pernambuco não tem,é uma vergonha ver nossos clubes na maneira que estar, mais sao maus dirigente nao tem ideias nem plojetos aicha que hoje faz futebol sem base administrativa empresarial ,eles sao moda antiga assim como é nossos polliticos do brasil enteiro,eles adoram ver vcs perdendo tempo com esporte, enquanto isto eles ficam mais ricos e clubes ,saude educação e seguranças no lixo no jeitinho queles querem para retirada de dinnheiro.

  5. lamentável. O que deveria ser um orgulho para Pernambuco vira uma frustração no sentido da industria se instalar aqui, e ao mesmo tempo ignorar nossa terra. Na propaganda de lançamento mostra o Jeep nas paisagens do Rio de Janeiro, a fábrica investe só em time do Rio de Janeiro. Espero que eles só vendam o jeep no Rio de Janeiro.
    Ainda tem alienados defendendo como se isso fosse uma postura correta.
    O desejo de um dia ter um renegade passou, e passou bem longe.

  6. Não sei se procede mas,ouvi comentários que a FIAT desejava fazer contrato com os três grandes de PE.Não foi em frente porque o Sport desejava uma cota maior do que Náutico e Santa Cruz e a empresa oferecia se fosse para os três com a mesma cota.Devido a essa burrice de certos dirigentes que fazem o nosso futebol ficaremos sempre com a cuia na mão.

  7. Fica claro o total desconhecimento em negócios e bairrismo presentes aqui.. A empresa já esta investindo em PE. Pq? Pq tem incentivo e, com isso, eh mais barato. O renegade, projeto piloto pra alavancar a marca, NAO eh produto pernambucano.. Eh nacional.. Logo, o marketing tem q atingir o Brasil inteiro. Qual o time q representa essa nacionalidade hj? Infelizmente o Flamengo. Eh qse matemático. Maior torcida e enche estadio em qqer região. Eh a torcida mais nacional q existe.. Alem de hj ter uma cúpula profissional para gerir isso. Modelo de gestão.. Agora, a jeep vem aqui, investe qse 6 Bi em PE, desenvolve o estado, emprega gt… E falam em boicotar a marca pq não patrocina nossos times sem representatividade fora da região.. Isso mostra o quão pequeno pensamos e agimos.. E o qto não merecemos ter um aporte desses em nosso estado.. Mudem a cabeça! Comprar produtos originais e virar sócio do clube ning quer.. Falar mal e ser pequeno talvez seja a nossa sina.. E isso se reflete no alcance de projeção de nossos times…
    Cresçam!!!

  8. TODOS OS CARTOLAS DE PERNAMBUCO JÁ OUVIRAM FALAR EM ALGUM LUGAR DA MARCA “JEEP”. ENTROU NUM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO, OU SERÁ QUE PENSAVAM QUE OS DIRETORES DA JEEP VISITARIAM O SANTA, O SPORT, O NÁUTICO OU MESMO O SALGUEIRO E DIRIAM : -QUEREMOS GASTAR DINHEIRO COM VOCÊS, VOCÊS ACEITAM?. É MUITA INGENUIDADE,,,, CHEGARAM, SE É QUE FORAM ATÉ LÁ – T A R D E. TÊM MUITO QUE APRENDER OS CARTOLAS DE PERNAMBUCO

  9. A velha lavagem de dinheiro… Agora eu lhe pergunto, por que o Flamengo? Essa história de que tema maior torcida já morreu, isso é coisa do passado. Estão tentando a todo custo zerar as dividas do Flamengo, que não é muito pequena. É lamentável!

  10. Quem aprova esta conduta desta fábrica deve ser natural da PB; AL ou RN, pois eles não torcem por seus times estaduais!!! Torcem pelos times do Rio e de SP !!! Sugiro que eles levem seus carros para venderem lá no Rio e SP!!!

  11. O campeonato pernambucano tá falido. A tabela mal elaborada. Um campeão caseiro e fraco regionalmente em 2015. Um título dado de mãos beijada pelo Sport. Um estado desgovernado. resultado = isso aí.

  12. Acho que o Estado deveria Boicotar a compra desses carros, não vou dar meu dinheiro a uma empresa que gasta em marketing com o framiengo.

  13. Chororô…É evidente que o departamento de marketing da fiat preteriu os clubes daqui porque estes foram, são e, se continuarem com esses modelos de gestão, serão sempre coadjuvantes. Times de torcida, mas sem expressão nacional, infelizmente. É perfeitamente compreensível o investimento na camisa do flamengo, um clube que sempre jogou a primeira divisão, com títulos nacionais e internacionais e, segundo se noticia, com a maior torcida do Brasil. O resto não passa de chororô, da torcida e de uma imprensa bairrista que insiste em querer tornar iguais os desiguais. Uma boa ação da Fiat seria jogar algumas migalhas aqui, para ficar bem na fita, mas não por que valha realmente investir. Ah, só mais uma coisa, também não há como compararmos os times daqui com Cruzeiro e Atlético, né?

  14. PIB vai dobrar até o final da década ?
    Projeção do Governo do Estado ?
    Mais um “legado” do falecido ?
    E ainda acreditam ???

  15. A Fiat patrocina o flamengo com seu nome na barra traseira da camisa, porque na parte da frente é exclusiva, só com a permissão do tráfico do morro do alemão, que é quem comanda o flamengo.
    NÃO VAMOS PERMITIR PROPAGANDA DO FLAMENGO/FIAT AQUI.

  16. DIFÍCIL ENTENDER UMA EMPRESA UMA EMPRESA QUE SE INSTALA NO NORDESTE, E TRAZ PARA UM ESTADO EM AMPLO CRESCIMENTO NO PAÍS , UMA FALTA TOTAL DE COERÊNCIA E DE CONHECIMENTO COM NOSSO ESPORTE, NÃO É O FATO DE PATROCINAR A OU B , E SIM UM DEPARTAMENTO DE MARKETING POBRE DE IDÉIAS , O FLAMENGO ENCONTRA-SE EM OUTRA REGIÃO, TOTALMENTE ALHEIA AO NORDESTE, E A DIVULGAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO DOS NOSSOS CLUBES SERIA UMA GRANDE JOGADA DESTE DEPARTAMENTO. SPORT / SANTA CRUZ E NÁUTICO SÃO AS GRANDES FORÇAS DE PERNAMBUCO, ASSIM COM CEARÁ /FORTALEZA/BAHIA/VITORIA ETC. A DIVULGAÇÃO DE FLAMENGO EM NOSSA REGIÃO SÓ VAI TRAZER PREJUÍZO A ESTE EMPREENDIMENTO, LÓGICO QUE GERA EMPREGO, MAIS PRINCIPALMENTE GEROU UM DESCONFORTO COM A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO NOSSO ESTADO, TAMBÉM VEJO COMO FALTA DE GOVERNO, POIS DESDE QUE EDUARDO MORREU QUE PERNAMBUCO ESTÁ SEM GOVERNO

  17. A FIAT não vai colocar sua marca em clubes que tem estreita relação com torcida organizada, administração capenga, provincianismo e espírito derrotista -“O Flamengo é maior, logo vamos empatar no máximo”. A FIAT quer projeção com clubes que pelo menos se identifique com uma marca vencedora. Ela é bem propositiva.

  18. Eita turminha sem visão. A empresa gera emprego, renda e impostos e vem uns manés falando em patrocínio para esses times. Vão se criar macho véio.

  19. Bola fora do mkt da Fiat/ Jeep. O que adianta encher a cidade de cartaz, passando a imagem de uma valorização regional, mas esquecer de algo bastante peculiar na valorização local, que é a paixão dos pernambucanos pelos seus times.

    Enfim, independente de torcida, sou torcedor do Sport e tive até interesse de conhecer o carro que apresentam como produto de lançamento, mas perdi o estímulo ao ver uma empresa pregar um prestígio local e desprestigiar na mesma proporção os pernambucanos através de seus times.

  20. Eh um deboche com Pernambuco desse Grupo. Ja estampavam a marca na Juventus e depois negaram aos Clubes daqui qualquer patrocinio alegando instabilidade no mercado. E agora nos vem com Flamengo. Eh um acinte. claro q os clubes citados tem mais visibilidade mas uma cota menor para os tres daqui pelo menos nao ficaria tao desprezivel e desrespeitoso o descaso deles conoscoo

  21. Não se unem e no fim a FIAT pensa que Pernambucano torce pelo FLA. Erro grave de marketing da FIAT. Italianos burros!

  22. As três torcidas juntas não da a do flamengo , isso sem falar na grandeza e visibilidade infinitamente superior que o flamengo pode dar de retorno a montadora, dinheiro não é pra fazer caridade então a montadora esta correta tem de investir onde se pode ter maior retorno . PS: não sera só os flamenguista que vão comprar os carros da JEEP mas é o clube que trará maior visibilidade a marca então deixa dessa história de não comprar carros da marca porque ele não patrociná esses timinhos aqui de Pernambuco…

  23. E saber os limites de cada um reconhecendo que o Sport é o clube mais estruturado. O s.cruz ainda tem força por causa da torcida, mas o timbu ta beirando o america, um clube que só ganha no maximo 2 títulos por década. Com menos recursos, já tivemos os 3 fortes na serie A e isso dificilmente vai acontecer por causa desses pensamentos pequenos de alguns torcedores e só quem perde são os clubes. Olha o exemplo de S.Catarina, com 4 clubes menos tradicionais na elite e com certeza atrair ao investidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*