As marcas de Santa Cruz, Náutico e Sport valem R$ 156,7 milhões no mercado

Poder econômico de Santa Cruz, Náutico e Sport. Arte: DP/D.A Press

As centenárias marcas de Sport, Náutico e Santa Cruz valem R$ 156,7 milhões.

Para se chegar ao valor absoluto das marcas dos clubes, em 2015, a consultoria BDO RCS Auditores Independentes fez um cálculo com 21 variáveis em três frentes: dados financeiros (marketing, estádio, sócios e mídia, à parte das transferências de atletas), torcida (tamanho, faixa etária, nível de renda e distribuição geográfica) e mercado local (informações econômicas e sociais sobre a região em que os clubes atuam).

A projeção local aumentou em 30,5 milhões de reais sobre 2014 (que era de R$ 126,2 millhões), correspondendo a um acréscimo de 24%, curiosamente o mesmo percentual anterior. Produzido anualmente desde 2009, o levantamento é feito pelo braço brasileiro da companhia britânica de mesmo nome.

Ao se manter na primeira divisão sem sustos, aumentando as suas receitas (e a visibilidade), o Sport registrou a sua maior marca no quadro, com 87 milhões de reais, num aumento de quase 40% sobre o dado anterior, seu recorde até então. Porém, o Leão (16º) segue atrás do Bahia (15º) entre os nordestinos. Quem também cresceu foi o Santa, de volta à Série B. Com isso, elevou em 7,6 milhões a sua marca, passando pela primeira vez da casa dos R$ 30 milhões. Enquanto isso, o Náutico regrediu, após três anos de evolução. A baixa de quase 5% também derrubou o clube na ranking, passando do 20ª para o 23º lugar.

Apesar do aumento geral no quadro local, o valor ainda é baixo no cenário nacional. Só o Atlético-PR, em 13º lugar no ranking, foi avaliado em R$ 146 milhões. Pendeu a favor do Furacão o poder econômico do estado do Paraná.

Lá no topo, dois times brasileiros já ultrapassaram a barreira de R$ 1 bilhão. Sem surpresa, Flamengo (R$ 1,243 bi) e Corinthians (R$ 1,241 bi). Por sinal, o time carioca tomou a ponta após cinco anos de liderança do Timão.

Confira a evolução dos recifenses, tanto nos valores quanto no ranking nacional.

Sport
2015 (16º) – 87,4 mi (Série A), +39.6%
2014 (17º) – 62,6 mi (Série A), +50.8%
2013 (19º) – 41,5 mi (Série B), -0.9%
2012 (17º) – 41,9 mi (Série A), +6.6%
2011 (16º) – 39,3 mi (Série B), +5.3%
2010 (15º) – 37,3 mi (Série B)

Náutico
2015 (23º) – 36,4 mi (Série B), -4.9%
2014 (20º) – 38,3 mi (Série B), +0.7%
2013 (20º) – 38,0 mi (Série A), +23.3%
2012 (20º) – 30,8 mi (Série A), +16.2%
2011 (21º) – 26,5 mi (Série B), -1.8%
2010 (19º) – 27,0 mi (Série B)

Santa Cruz
2015 (25º) – 32,9 mi (Série B), +30.0%
2014 (25º) – 25,3 mi (Série B), +16.5%
2013 (25º) – 21,7 mi (Série C), +0.9%
2012 (24º) – 21,5 mi (Série C), +10.8%
2011 (23º) – 19,4 mi (Série D), +4.3%
2010 (23º) – 18,6 mi (Série D)

Desde o primeiro dado, em 2010, o trio, então com 82,9 milhões, valorizou 89%.

11 Replies to “As marcas de Santa Cruz, Náutico e Sport valem R$ 156,7 milhões no mercado”

  1. Ei, Eduardo Silvestre seu MOBRAL!!! onde é que R$87,4 é 50% maior que R69,3?
    Vai estudar um pouquinho BURRO NEGRO, SUZI DO MANQUE e outros adjetivos a mais!!!!
    NÁUTICO ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!! (aqui na terra)

  2. Bem interessante a pesquisa,, o que fica claro com os dados (Sport 50℅) acima de Náutico e Sta Cruz juntos e que os clubes com maior receita estão se profissionalizando rapidamente e se distanciando dos demais. Se a tendência continuar a hegemonia do Sport na região vai aumentar muito.

  3. Bom levantamento !

    Como observação apenas o fato de levar em consideração a região geográfica.

    Se o Sport estivesse na região sudeste valeria pelo menos R$ 500 Milhões !

  4. seleção brasileira leo, virou covio de valorização de perna de pau. só tem anônimo ruim de bola da europa, daí os caras caem de pára-quedas na seleção, sem relação nenhuma com o povo brasileiro nem com os clubes brasileiros, com tudo armado. tipo, o empresário, clube, patrocinadores e a cbf sabem que colocar jogador na seleção brasileira é altamente lucrativo, o cara se super valoriza da noite pro dia, visibilidade absurda, enfim, negócio da china! se é que me entendem né? então pouco importa se os craques que deveriam está na seleção não estão, o que importa é ganhar dinheiro e fazer o rateio entre os clubes da máfia, os empresários de jogadores da máfia, patrocinadores, e cbf. e que se dane o futebol. na áfrica do sul o dunga era totalmente ingênuo, totalmente honesto, isso mostra que a ladroagem era à revelia do técnico, pois hoje o dunga tá irreconhecível, comendo queto, subornadinho, tipo o felipão ano passado, que era evidente no comportamento, o jeito tranquilo nem aí como agia, que já sabia como funcionava, já tava com o cala a boca dele lá, sossegado, tipo me empresta teu currículo e nome de treinador aí, e de resto era só representar e deixar o fiasco acontecer conforme o combinado. seleção brasileira tá um lixo! ridícula! devia mudar pra seleção da globo, aquilo lá não é do brasil mesmo.

  5. A Grande vergonha de 1950 foi superada absurdamente com o naufragio da seleção perdendo de 7 X 1 da Alemanha dentro do Brasil!!
    Deveriam ter “parado” imediatamente todas as atividades da seleção Brasileira em 2014 e 1 semestre de 2015,para fazer um diagnostico da “TRAGEDIA”(em conjunto com os clubes, com as federações ,e todos os “agentes envolvidos” na “Tragedia”e ouvindo opiniões ,exemplo via internet,etc..
    entregando o cargo imediatamente.Nada disso foi feito,pelo contrario,a “Empresa” nebulosa que é “IRRESPONSAVEL” pelos jogos do Brasil continuou “vendendo” jogos do Brasil
    em todos os paises!(alguns paises desistiram de ver o Brasil jogar alegando que “nao iriam aprender nada com um futebol “perdedor”.)
    Foi preciso essa investigação do FBI,cuja investigação tem alguns propositos “Politicos” ,Foi preciso essa investigação para “reaquecer” o assunto da corrupção na FIFA,CBF e outras federações.. que eles certamente ja sabiam e,esperaram a Copa da Russia para Jogar “Merda no Ventilador”.Dando como subprodutos ,aparecer a “Podridão” que se intalou na CBF,.Que ja vem de longas datas,foi construida a sede da CBF no Rio de Janeiro e nao, em Brasilia!…O Supremo tribunal desportivo———>RIO DE JAneiro NOVAMENTE!!!! E POR AÍ vai……
    O Ultimo episodio do Campeonato Brasileiro de 1987 foi feito por Ricardo CORRUPTO Teixeira, fechando as gavetas da sua mesa “as pressas” para fugir de investigação ,(acho que em 2013 ou 2014) e”declara” em ultimo ATO (FALHO) o Framengú,tambem campeão brasileiro de 1987 , hahahhahahahhahahahahhahahahahha!!!!!!!!

    CBF fede!!! ta Pôdre A rede Globo FEDE!!!!!!!
    Quem nao sabe disso???
    A distribuição das COTAS de TV é uma VERGONHA!!!!!!!!!!
    Boa noite( temos motivo de achar boa noite diante de tanta podridão,pq somos contra tudo isso!!)

  6. O Atlético PR é o clube fora do grupo G12 com maior potencial. Além do seu patrimônio ( moderna Arena + CT ) , é um clube saudável financeiramente ( dívida é basicamente da construção da Arena ) e com uma torcida em crescimento na cidade ( principalmente ) e na RM de Curitiba. As pesquisas mostram que o clube dobra de tamanho a sua torcida nas faixas mais jovens , até 35 anos , fruto da revolução que passou pelo clube desde meados dos anos 90. É um clube regional mas num estado com elevada renda per capita , que garante cerca de 30 milhões/ano de receita com associados. O clube é o único de fora do G12 com receita superior a R$ 100 milhões.

  7. Essa crescente dos grupos fora do eixo Rio-São Paulo é muito importante e significativa, pois mostra o maior nivelamento com o times fora dessa eixo.

  8. essas pesquisas são tão confiáveis como o jornalismo da rede globo.
    tão confiável como o psb.
    ou seja, a hora que se cassar o sinal da globo, o flamengo morre. a globo deu as cartas desde 1964, e essas pesquisas só refletem esse jogo. totalmente previsível e fraudulento. ilusão, pura ilusão, se iluda quem quiser, mas como é, e como vai e sempre será é o que importa: cazá, cazá… !!! a turma é mesmo boa…kkk, sport, sport, sporrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrt! essa marca é tão valiosa que nem preço tem. pst!

  9. botafogo,atletico PR,coritiba…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    é piada é?????

    Flamengo 1 bilhão??? aquele time peba???????
    patrimonio ridiculo!!!

    Aposto que Sport tem muito mais bens!!!!!

  10. O Rio de Janeiro está virando uma Turim. Até o fim dos anos 70, eram dois grandes. Pós anos 80, é um gigante e outro tradicional.

    Cenário que está sendo reproduzido no Rio, onde as pesquisas de torcidas mostram um Flamengo com 50% da torcida do estado e crescendo ainda mais nas faixas mais jovens.

    Em São Paulo, as pesquisas mostram um Corithians e um São Paulo gigantes e um Palmeiras tentando recuperar musculatura. Santos patina na sua faixa histórica entre 6 e 8%.

    Flamengo, Corinthians e SP consolidaram um G3. Vejo uma briga entre Palmeiras e Internacional pelo quarto lugar nos próximos anos.

  11. As 30 clubes com as marcas mais valiosas (BDO 2015)
    1º) Flamengo – R$ 1.243,7 bilhão
    2º) Corinthians – R$ 1.241,4 bilhão
    3º) São Paulo – R$ 878,1 milhões
    4º) Palmeiras – R$ 651,2 milhões
    5º) Grêmio – R$ 590,1 milhões
    6º) Internacional – R$ 580,7 milhões
    7º) Cruzeiro – R$ 512,2 milhões
    8º) Santos R$ 404,6 milhões
    9º) Atlético-MG – R$ 394,8 milhões
    10º) Vasco – R$ 359,3 milhões
    11º) Fluminense – R$ 256,0 milhões
    12º) Botafogo – R$ 209,3 milhões
    13º) Atlético-PR – R$ 146,8 milhões
    14º) Coritiba – R$ 141,2 milhões
    15º) Bahia – R$ 102,5 milhões
    16º) Sport – R$ 87,4 milhões
    17º) Vitória – R$ 78,5 milhões
    18º) Goiás – R$ 63,7 milhões
    19º) Portuguesa – R$ 58,4 milhões
    20º) Figueirense – R$ 51,2 milhões
    21º) Criciúma – R$ 40,5 milhões
    22º) Avaí – R$ 39,5 milhões
    23º) Náutico – R$ 36,4 milhões
    24º) Ponte Preta – R$ 35,5 milhões
    25º) Santa Cruz – R$ 32,9 milhões
    26º) Guarani – R$ 19,1 milhões
    27º) Ceará – R$ 19,0 milhões
    28º) Paraná – R$ 18,8 milhões
    29º) Atlético-GO – R$ 17,6 milhões
    30º) Fortaleza – R$ 13,4 milhões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*